-->

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pelegos sovinas do Sinditest já sinalizam investimento menor na greve

Uma hora as verdadeiras posições aparecem. Quem assistiu à metade final da assembleia geral de greve de hoje (2/8), e entendeu algumas questões de fundo, pôde captar algumas contradições internas dessa gestão "Sindicato Para Todos" (!) da Diretoria do Sinditest, as quais contaminam o movimento grevista e podem atrapalhá-lo.  Uma contradição visível é anterior à própria greve e decorre de certo distanciamento entre o grupo psolista minoritário da diretoria (diretores Carla, Bernardo, Zé Carlos) e o conglomerado pelego histórico do HC (grupos de Wilson Messias e do Dr. Néris), por causa da eleição sindical que se avizinha em novembro.  Pela disputa da futura diretoria 2013-2014, eles tem se bicado até publicamente.

Outra contradição tem a ver com o próprio encaminhamento prático da greve, pois implica mais gasto de recurso do sindicato.  E - quando se trata de investir o dinheiro das mensalidades dos filiados na luta real - gente como Messias e Dr. Néris ficam cheios de urticárias, de senões e de pode-ser.  Acham que há muito "desperdício" nas ações e materiais que essas lutas, como a greve, demandam. De quebra, autoproclamam-se como os únicos administradores sindicais "responsáveis".  Isso se materializou no bate-boca dessa assembleia de hoje sobre mandar ou não uma caravana (um ou mais ônibus)  para protestar em Brasília pela reabertura das negociações.  Até o veto à eventual carona para 4 ou 5 estudantes completarem as vagas de ônibus da caravana chegou a aparecer.  E o presidente Messias chegou a propor que o grevista que der o nome para ir à caravana e porventura tiver dificuldade para viajar na hora H, que esse arque com os custos da viagem que não fará...

Para tentar dissuadir a plateia de apoiar a caravana, Messias, Dr. Néris e alguns de seus apóstolos defenderam que o foco da greve se volte mais sobre a Reitoria e a pauta local.  Claro, para atravessar a rua, do RU ao prédio da administração, não se gasta dinheiro com ônibus.  Contudo, embora importante, a pauta local não é o objeto principal de reivindicação, pois a greve nacional foi deflagrada em função de uma pauta nacional pelo reajuste salarial e melhorias no Plano de Carreira.

Para aflição dos pelegos sovinas do Sinditest, foi aprovada por maioria na assembleia a ida a Brasília e os interessados devem inscrever seus nomes até a assembleia da próxima quinta-feira (4/8), de todos os campi da base do Sinditest (capital e interior).  A partida, de ônibus, deve ser no domingo (7) ou segunda-feira cedo (8), para uma estadia até o dia 10 ou 11/8 na capital da república.  A missão é árdua, mas, ao que tudo indica, necessária para forçar o surgimento de perspectivas novas antes que agosto acabe.

O que fica de aprendizado depois dessa assembleia de hoje? Fica a máscara caída da cara de líderes sindicais que sempre enxergaram o Sinditest como uma "Asufepar-2", um clube recreativo, que se esbalda em comprar e vender imóveis em transações às vezes nebulosas, que acha que um sindicato destina-se a celebrar convênios com planos privados de saúde e promover festas e rega-bofes.  Por isso, por verem que o rico dinheirinho com que sonhavam comprar e vender mais "chácaras" está (em parte) sendo usado para lutas necessárias da categoria, os Dr. Néris da vida tem chiliques dentro de assembleias.  Pois esses "mãos-de-vaca" ultrapassados que se afoguem em seus chiliques que as novas gerações dispostas à luta passarão por cima!

3 comentários:

Luis Otávio disse...

Mascaras estão caido.
Quando dizem e repetem que dão a vida pela causa sindical na verdade estão buscando espaço pros seus partídos políticos.
Quando dizem que estão zelando pelo dinheiro do sindicato na verdade estão poupando pra mais uma obscura transação imobiliário.
Quando tentam focar a greve na pauta local é porque esta pode servir de vitrine. Estão pouco ligando pro fato de ser lá em Brasília onde as coisas realmente são decididas.
Só mesmo a ingenuidade de uma platéia cheia de paixão pra cobrir os olhos pra realidade.

Ratinho disse...

Concordo com sua afirmação nobre Otavio.
Quem sabe um dia, (muito distante é claro, rsrss), as coisas mudem e surjam pessoas que pensem realmente na categoria e defendam com denodo a causa das melhorias laborativas e salariais.
Alguem que pense na Carreira dos servidores e trabalhadores deste Hospital referência em transplantes cardiacos. Hospital que aos poucos começa a aterrorizar os trabalhadores FUNPAR e estes sim, logo precisarão de atendimentos cardiacos para aguentar tamanho descaso no que tange a resolução das contratações, onde só cieculam propostas e engodos de todos os lados.
Do modo que está, concordo com o TIRIRICA: "Pior do que está, não fica"

Unknown disse...

Caro Ratinho....Como voce,pode verificar,nem o Direito de ficar CARDIACO, dá mais tempo.Quem FICOU ,FICOU,como é o meu caso,quem NÃO ....,NÃO FICA MAIS,OU ESPERA NA FILA DIFERENCIADA QUE TERÁ EM ALGUNS MESES (Paciente SUS de um lado e CONVENIADO de OUTRO ...ou pede para MORRER logo.Nós trabalhadores FUNPAR só queremos que chegue logo o dia 16/08/2011 para ver quem se responsabilizará pelo "BEBÊ DE ROSIMERE o FILME" E aí SIM CREIO ESTAR-MOS PRONTOS PARA PEGAR O BANQUINHO E SAIR DE MANSINHO.
INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO AUTUADO(A) EM 18/12/2002
Numeração Única: 98908-2002-001-09-00-2
Número Antigo: ACP - 8 - 2002
Numeração CNJ: 9890800-40.2002.5.09.0001
Endereço: 01ª VARA DO TRABALHO DE CURITIBA
AUTOR: Ministério Público do Trabalho - Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região Exibir Advogados
RÉU: Universidade Federal do Paraná, Fundação da Universidade Federal do Paraná Para O Desenvolvimento da Ciencia da Tecnologia e da Cultura - FUNPAR, União Exibir Advogados
Autuação: 18/12/2002
Origem: CURITIBA
Processo de Origem:
Volumes: 5
Fase: CONHECIMENTO DOCUMENTOS
25/07/2011 - CERTIDÃO SOJ
05/07/2011 - CERTIDÃO SOJ
05/07/2011 - CERTIDÃO SOJ
28/06/2011 - CERTIDÃO SOJ
21/06/2011 - CERTIDÃO SOJ
10/06/2011 - Edital - 103/2011
08/06/2011 - Atas - Decisão Interlocutória
10/03/2011 - Atas - Execução
03/03/2011 - Edital - 29/2011
03/02/2011 - CERTIDÃO SOJ
03/02/2011 - CERTIDÃO SOJ
19/01/2011 - Edital - 1/2011
16/07/2011 DOCUMENTO EMITIDO Nº: 1817849 / 2011 - INTIMAÇÃO - DE DECISÃO :Fundação da Universidade Federal do Paraná Para O Desenvolvimento da Ciencia da Tecnologia e da Cultura - FUNPAR - Prazo: 16/08/2011