-->

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reitoria quer reabertura de RU em troca da promessa da concessão das 30 horas

Na tarde de hoje aconteceu mais uma reunião entre uma comissão da Reitoria da UFPR e uma comissão eleita na assembleia dos técnicos, para negociar a pauta local, em especial a redução da jornada para 30 horas semanais.  Segundo uma fonte presente nessa reunião, a Reitoria desistiu de pedir a reativação do Portal do Aluno.  Agora querem que o movimento grevista libere um restaurante universitário para que os alunos bolsistas possam ali fazer sua alimentação.

Na tarde de hoje, meia centena de estudantes ocupou a PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) exigindo da pró-reitora Rita de Cássia uma solução para a dificuldade dos alunos carentes bolsistas em conseguir alimentação a preço acessível.  A pró-reitora jogou toda a responsabilidade sobre a greve dos servidores e disse que a UFPR não tem como prover algum tipo de subsídio complementar para a alimentação dos alunos, esperando que forcem a greve dos técnicos a ceder na reabertura do RU.

Nessa reunião de negociação da pauta local, a Reitoria promete se empenhar em adotar a jornada de 30 horas para todos os servidores de RJU da UFPR, desde que a greve libere pelo menos um RU para os bolsistas.  Estranho é o fato de a reitoria não adiantar para o movimento grevista nenhuma minuta do documento de compromisso pelas 30 horas, e estar pedindo em troca uma concessão da categoria dos técnicos que virá ao natural assim que a greve se encerrar.

Cabe lembrar que um RU, embora operando com muitos terceirizados, não pode funcionar somente com eles, pois são responsáveis unicamente pelas tarefas de cozinhar e lavar, mas não lidam com aquisição de alimentos, feitura de cardápios e outras atividades em mãos do pessoal do RJU hoje em greve.  Portanto, a reabertura mesmo que somente de um restaurante implica em volta ao trabalho de parte dos grevistas.

Os participantes do movimento grevista dos técnicos devem, na manhã de segunda-feira (22/8, 10h00), fazer uma reunião do Comando Local de Greve (CLG e membros de comissões auxiliares) para analisar essa proposta, assim como para avaliar o atual estágio da greve e apontar novos encaminhamentos a serem aprovados na assembleia ordinária de greve da terça-feira.

4 comentários:

Guaracira disse...

Parece mesmo que a Reitoria não tá nem aí pra nossa greve, tratando com total descaso, desrespeito , além de substimar a capacidade dos técnicos de pensar, racionar, elaborar e discutir pauta. Provas disso são as mais recentes propostas indecentes enviadas pelo reitor através de sua Comissão de Negociação. Primeiro, pediram que fosse liberado o Portal do aluno, em troca da redução da jornada de trabalho; como o portal não seria mais interessante após a deflagração de greve pelos docentes, apresentam agora outra moeda de troca: a abertura de um dos RUs, tabém vinculada ao atendimento reivindicatório das 30h.

Visão bastante deturpada que essa comissão está tendo do movimento grevista e também do grau de mobilização, politização e inteligência da categoria dos técnico-administrativos da UFPR. Até o momento nenhum documento foi enviado para apreciação da categoria. O que faz o reitor pensar que vamos "assinar um cheque em branco", atendendo a contrapartida solicitada sem nenhuma garantia? Todos sabemos que portarias e resoluções podem ser revogadas a qualquer momento...

Parece-me que é preciso muita calma, sabedoria e inteligência ao analisarmos quaisquer propostas e para isso, necessário se faz ter uma Comissão de Negociação isenta, sábia, que saiba "ler nas entrelinhas." E isso já temos... Ou não?

Regina disse...

A troca é a seguinte
Os técnicos voltam a trabalhar e a reitoria estuda uma forma de quem sabe um dia implante as 30 horas desde que isso não traga problemas pro magnífico.
É uma ótima troca pra reitoria e pro pessoal do Sinditest. Pros técnicos é trocar nada por por coisa nenhuma.
Realmente acham que somos bobinhos.

Rita de Cassia disse...

A comissão do reitor não levou nada de concreto pra reunião, apenas disse que vai se empenhar pra implantar as 30 horas. Ou seja: foram bem honestos e claros. Não estão prometendo as 30 horas estão prometendo um empenho em estudar o assunto.

Anônimo disse...

É fria essa pseudo troca do nada com coisa nenhuma...