No último sábado noticiamos o acordo fechado entre as entidades nacionais dos professores e o Governo Federal, que tira de cena a possibilidade de uma greve nacional da categoria docente. Os professores da UFPR, em face disso, farão amanhã (30) sua assembleia local a partir das 14h00 no campus Botânico. Segundo um diretor da APUFPR, existe a intenção no Comando Local de que o eixo da greve docente passe a ser a pauta local.
Nessa pauta reivindicada da Reitoria da UFPR, há questões como a correção de distorções apontadas pelos professores como o excesso de alunos por sala de aula e o aumento da carga horária de aulas em alguns cursos. O reitor Akel afirma que já está negociando a pauta local com o CLG/APUFPR. Existe, pois, a possibilidade de que a paralisação dos professores se mantenha, mas também não se descarta que haja parcela de docentes que votem pelo encerramento da greve, por entenderem que seja possível negociar a pauta local mesmo sem usar o instrumento de greve.
Quanto aos estudantes, seu Comando Local de Greve mantem a ocupação do prédio da Reitoria (cerca de meia centena de alunos acampados no gabinete), iniciada na sexta-feira passada, depois da grande passeata conjunta das três categorias que percorreu o centro de Curitiba. Outros militantes do DCE e Centros Acadêmicos estão indo às salas onde recomeçaram aulas no dia de hoje para explicar aos colegas, e também aos professores que começaram a lecionar, os motivos da paralisação, chamando-as a aderir ao movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário