Foi bom o quorum de participação de técnicos na assembleia de greve na manhã desta segunda. Considerando o local inédito de realização de uma assembleia de greve - o Restaurante do Centro Politécnico- , 150 pessoas presentes foi demonstração de que ainda persiste ânimo para manter o movimento, apesar da nulidade de perspectiva nacional até agora e de novas dificuldades interpostas pela Reitoria.
O debate girou predominantemente em torno do que fazer com o RU-Politécnico reaberto pela Reitoria, que alegou razões "humanitárias" para servir refeições gratuitas aos alunos bolsistas carentes da UFPR. Em todas as falas, notou-se a preocupação de não cair no jogo do reitor de instigar atritos entre grevistas técnicos e estudantes com dificuldade de acesso a alimentação barata.
O servidor Lineu (foto ao lado), chefe da área de RUs de toda a UFPR, esteve na assembleia e deu algumas informações úteis. Segundo ele, em Curitiba, há em torno de 800 alunos da UFPR cadastrados como "carentes", com direito a alimentar-se gratuitamente nos RUs. Desde que reaberto o RU-CP na quinta e sexta passadas, cerca de 90 refeições apenas foram servidas. Lineu diz que não há desperdício de comida, pois as refeições são aprontadas conforme a demanda, sendo, por causa da greve, constituídas atualmente por arroz, feijão e uma mistura, provenientes dos estoques anteriores ao início da greve. Não há salada porque a greve impede efetuar compras novas de vegetais frescos. O serviço é executado majoritariamente por trabalhadores terceirizados (cozinhar, servir e limpar), mas alguns poucos servidores grevistas retornaram ao trabalho para coordenar o serviço.
Após numerosas intervenções, decidiu-se que o movimento grevista irá manter o RU-CP aberto, porém com catracas liberadas a todos os usuários da comunidade da UFPR (alunos, técnicos e docentes) e ao valor cobrado dos bolsistas, isto é, zero. Isso começa a partir do almoço de amanhã. Uma Comissão foi formada na assembleia para garantir que assim transcorra. Na assembleia da próxima quinta (1/9), a estratégia será avaliada, inclusive a reação que poderá ter a Reitoria.
Outras questões levantadas na assembleia desta manhã, como o que fazer quanto à Feira de Profissões da UFPR (marcada para o próximo fim de semana no campus Botânico), ficaram para debate na assembleia de terça-feira (30), que começa às 09h00, no RU Central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário