A notícia do site da Câmara Federal sobre a aprovação do PL 1749/EBSERH diz que os 26,5 mil funcionários recrutados pelas fundações de apoio das universidades poderão ser "contratados temporariamente por até cinco anos sob regime celetista. Se as contratações forem feitas para cumprir os contratos de administração com os hospitais, elas deverão ocorrer nos primeiros 180 dias da constituição da empresa, por processo seletivo simplificado."
Portanto, considerando um cenário em que a EBSERH seja mesmo criada e que a UFPR aprove o repasse da gestão do HC para a nova empresa, os mais de mil funparianos passariam por uma seleção simplificada e seriam recontratados dentro de 6 meses da data de constituição da EBSERH. Como seria esse processo seletivo simplificado?
Em seguida, informa a mesma notícia que "até o final desses cinco anos, todo o quadro de pessoal deverá ser contratado por concurso público de provas e títulos, ainda sob o regime celetista. Para valorizar o conhecimento acumulado do pessoal atualmente empregado que prestar o concurso, o projeto autoriza a contagem como título do tempo de exercício em atividades correlatas ao respectivo emprego pretendido."
Assim, uma vez formada a empresa hospitalar, todo o seu quadro de pessoal haverá de ter passado por concurso público, dentro de um prazo de 5 anos. Os contratados temporariamente - como os trabalhadores remanescentes da FUNPAR que tiverem sido recontratados - precisarão fazer esse concurso se quiserem manter o emprego. Os concursos se realizariam na medida em que surgisse a necessidade de mais pessoal, seja para reposição de vagas deixadas por mortes, aposentadorias, demissões, seja para ampliação de serviços do HC. Além disso, vagas também poderiam surgir no HC se trabalhadores estatutários (RJU) cedidos à EBSERH não concordarem em continuar submetidos à gestão da nova empresa de direito privado.
22 comentários:
Se acontecer mesmo da maneira como descreve a matéria, não vejo no que o pessoal FUNPAR ganha, aliás, não ganha em nada, apenas têm um refresco, mas a situação continua e após cinco anos estarão de novo com a espada sobre a cabeça!!
Lamentável!!!
NÃO SEI SE LAMENTO TANTO ASSIM.
MESMO COM AS FUNDAÇÕES DE APOIO, MUITOS CONCURSOS ACONTECERAM E QUASE NINGUEM DA FUNPAR APROVEITOU. NEM TODOS TAVAM INTEREÇADOS EM PASSAR,MUITOS NEM CHEGARAM A FAZER PROVAS, NEM TENTARAM. PORQUE VÃO FAZER AGORA?
ME DESCULPEM AQUELES QUE SEMPRE FIZERAM A DIFERENÇA, MAS TEM UNS QUE SÃO BEM FOLGADOS E FICAM ESPERANDO UMA SOLUÇÃO DO ALEM
maria do hc
bem nós da funpar sempre estamos com a espada na cabeça, e pior sozinhos, sem fasubra que não nos defende é contra e não aprsenta alternativa, a alternativa deles e concurso publico também só que no rju, o sinditest agora sem greve da reitoria, vai ter que pedir votos para eleição e tanto o neris como a carla como piloto como o jose ferreira também são contra,, então quem vai defender a gente??????? só deus é que sabe, mas ainda é melhor pra muita gente da funpar ir embora daqui 5 anos, do que agora como quer o Tribunal de contas você não acha?
o meu amigo se você é da reitoria não sabe o que ta dizendo, eu sou funpar e fiz todos os concursos e não passei, e não porque não estudei e que a prova é muito complicada. Faça você uma prova e veja se você passa. duvido, muitos da reitoria hoje aqui do hc não fizeram prova amigo entraram antes , da mudança da constituição de 88. e não houve prova houve seleção, de 2005 quem entrou sob concurso e ta no hc são os novos da reitoria que entraram na greve de vocês então amigo se informe antes de dar sua opinião e dizer que nós da Funpar somos acomodados.
Já que o assunto parece agora caminhar mais às claras...Serei objetiva ante tantas dúvidas que pairam quanto aos critérios ainda envoltos em conjecturas e suspeitas.Pois bem! Se a EBSERH, vem para regularizar as contratações fundacionais em bases legais FRÁGEIS. O primeiro passo é RESCINDIR contrato com esta fundação... no nosso caso,aqui no PR. a FUNPAR !Não existe outra maneira prevista na CLT de uma Empresa contratar um Trabalhador de outra sem o devido desvincular de forma legal...O desvincular que me refiro vai de encontro ao RECONTRATAR, isto simplesmente NÃO EXISTE!Em se tratando de UFPR seria para meu POBRE entendimento,ensaio para estabelecer uma nova regra permeada de direitos perdidos, mas que por ora,estabelece uma certa tranquilidade para só então voltar a incomodar daqui há 5 anos. E aí eu tenho que concordar com a servidora GUARACIRA lá no primeiro comentário.LAMENTÁVEL
Já para o HC ENFERMO! Tenho a dizer que o lamento dele esta mais para agonizante do SUS. Realmente ele deve ser daqueles concursados de como disse MARIA DO HC enquadrado antes da constituição de 88. Outra coisa que preciso dizer muito importante,dos meus 21 anos de HC,apenas consegui fazer 01( HUM ) Concurso e sabe porque HC ENFERMO? Pouca ou nenhuma divulgação havia nos anais do HC, muitas vezes quando se tomava conhecimento era através de informativos da antiga PRHAE - (Pró Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis) E quando nos queixava-mos por falta destas informações tinha colegas como você que diziam estes concursos são para NÓS vocês já são pagos para trabalhar.Além do que já não dava mais tempo para nada no mínimo as inscrições já tinham sido encerradas.Não seja preconceituoso eu lamento por você!
E para você MARIA DO HC,eu tenho um recado,pois sou também FUNPARIANA,há 21 anos, profissionalmente me dediquei ao HC cumpri horário,atendi bem ao paciente na medida do improviso proposto no local de trabalho e fui mesmo assim DEMITIDA no último dia 05/08/2011,observe o detalhe SEM JUSTA CAUSA,mas como eu acredito ainda nas Instituições legais deste nosso País,não fiquei esperando por Sindicato nem por pena de pessoa alguma fui a LUTA e aguardo Audiência no MPT ( Ministério Público do Trabalho que já foi marcado para o próximo dia 10/10/2011. O que eu quero te dizer é quando sair Edital de critérios para implementação da EBSERH e agora eu te garanto que será bem divulgado,justamente porque o MP e o TCU estão em cima do lance, FAÇA e mostre para este lamentável comentário de que nunca nos interessamos ,não é verdade eu tenho certeza que você irá passar. Sabe uma frase que eu gosto muito de um Pastor Americano chamado MYKE MOORDOK que diz " UM AMIGO É NECESSÁRIO, MAS UM INIMIGO TE PROMOVE " Encare o Desafio de Frente e Vença.
Só pra informar. Encerrou as inscrições do ultimo concurso da UFPR com 1 vaga de técnico adm. e 380 inscritos. Fácil fácil de passar.
Auguem sabe me dizer como será definida a situação do pessoal RJU?
Se não quisermos ficar vamos pra onde?
Maria nem uma coisa nem outra, se informe melhor tbm.
Os primeiros servidores concursados da UFPR entraram em 1976 e eram oriundos de concurso publico executado pelo DASP – Departamento Administrativo do Serviço Público, em 1974. Anterior a esta data(1976) existiam muitos funcionários do HC que eram pagos com recursos dos Convênios: FUNRURAL e INAMPS, a situação deles era parecida com os hoje Funpar, viviam sempre sob o risco iminente de serem despedidos. Porem depois de idas e vindas em 1984 foi imposto a eles um concurso publico interno, com obrigação de passarem e um Decretão Federal os incluiu no Quadro Permanente da UFPR, (gestão Alcy Ramalho). Do pessoal oriundo destes convenios Funrural/Inamps, que foram incluidos à época no quadro da UFPR pelo tapetão, devem estar na ativa bem poucos, se é que ainda tem algum, pois a maioria já deve estar aposentada. Portanto Sra. Maria sempre houve concurso publico para ingresso na UFPR, a única exceção foi esse pessoal que tinha sido contratado pelos convênios Funrural/INAMPS/UFPR, que mais tarde foi regularizado através também de concurso.
No periodo (1984/1988) também era possível ao pessoal já do Quadro Permanente da UFPR, fazer prova de ascenção funcional, onde o servidor podia ascender do nivel médio para o nivel superior, com o advento da Constituição em 1988, isso acabou.
Portanto essa é a historia.
Valeu Regina,pela informação,estou de fora mas torço muito pelos que permanecem no quadro FUNPAR. Agora persiste a pergunta o que será feito dos que não conseguirem passar, afinal a vaga oferecida é única,e os demais diante do comentário da leitora Regina,creio terem capacidade de também conseguirem média exigida... CONJECTURA minha... Em que Pese a EBSERH ,ainda estar sujeita ao COUN ,Será que serão guardados para depois de exposto ,os critérios para o teste Seletivo Simplificado da EBSERH. SIM ou NÃO?
Lúcia eu creio que os servidores poderão migrar, diante a negativa de permanecer no HU,porém deverão também enfrentar alguma dificuldade,como tudo no aspécto de movimentação. Mas vocês têm Representantes no Conselho...logo eu creio que esta seja uma das preocupações que tende fatalmente aprecer no DEBATE de aprovação ou Não da Empresa que em sendo contemplada pelo COUN estabelecerá estes critérios.
obrigado Giulia você é do HC???????, estou bem informada sim, pois trabalho com servidores que fizeram a tal prova que você menciona? concurso interno prova interna até eu, você passamos amiga.
Você já fez uma prova de concurso recentemente?, faça, te desafio, tem amigos meus servidores que concordam que se tivessem que fazer a prova hoje não passariam, ter a establididade como vocês tem é facil dizer pra nós da Funpar.
Obrigado eclético, a frase é bem oportuna, sinto por você, pela sua demissão, pode ter certeza que eu vou passar sim e a Giulia vai fazer a prova comigo e outra coisa Giulia hoje se você quiser melhorar o seu salario de servidora não precisa fazer concurso , faça mestrado doutorado, pós graduação leve seu diploma da Progepe e peça seu aumento ( plano de carreira), isso vocês ganharam no governo Lula se não sabe direito se informe também. se estudar melhora o salario, é pouco mas ajuda amiga, pior e fazer uma greve e sair sem nada.
Obrigado Regina vamos pedir da Giulia fazer o concurso com a gente.
Abraços
Conheço inúmeros funcionários que ingressaram no HC antes do advento da CF/88, sem prestar concurso, (pela porta dos fundos) e que não são poucos. Alguns estão locados em lugares importantes, tal como o Serviço de Pessoal e, mau sabem ler e escrever, mas gostam de opinar.É muito fácil apontar o problema ou criticar as soluções apresentadas, mas, se será que você poderia apresentar solução melhor? A criação da EBSERH foi a melhor solução apresentada até agora. Nem o Sindicato ensejou fazer melhor. Aliás, ele sim se acomodou e nem se quer faz parte nesta luta. Ao contrário, critica a EBSERH. Será que eles não preferem a demissão dos funcionários celetistas? Acho que como a Giulia, devem temer o evidente: A mão de obra da FUNPAR é muito mais produtiva e qualificada. Basta fazer um senso de quantos cargos de confiança são ocupados por REJU e quantos pela FUNPAR no interior do HC.
Já tinha postado isto em 21/09/2011, mas me censuraram...isto que este diz ser contra a censura....
Maria nem uma coisa nem outra, se informe melhor tbm.
Os primeiros servidores concursados da UFPR entraram em 1976 e eram oriundos de concurso publico executado pelo DASP – Departamento Administrativo do Serviço Público, em 1974. Anterior a esta data(1976) existiam muitos funcionários do HC que eram pagos com recursos dos Convênios: FUNRURAL e INAMPS, a situação deles era parecida com os hoje Funpar, viviam sempre sob o risco iminente de serem despedidos. Porem depois de idas e vindas em 1984 foi imposto a eles um concurso publico interno, com obrigação de passarem e um Decretão Federal os incluiu no Quadro Permanente da UFPR, (gestão Alcy Ramalho). Do pessoal oriundo destes convenios Funrural/Inamps, que foram incluidos à época no quadro da UFPR pelo tapetão, devem estar na ativa bem poucos, se é que ainda tem algum, pois a maioria já deve estar aposentada. Portanto Sra. Maria sempre houve concurso publico para ingresso na UFPR, a única exceção foi esse pessoal que tinha sido contratado pelos convênios Funrural/INAMPS/UFPR, que mais tarde foi regularizado através também de concurso.
No periodo (1984/1988) também era possível ao pessoal já do Quadro Permanente da UFPR, fazer prova de ascenção funcional, onde o servidor podia ascender do nivel médio para o nivel superior, com o advento da Constituição em 1988, isso acabou.
Essa é uma parte dos fatos.
O Dodo cadê meu post do dia 21/09/2011, sobre esta matéria ... ué vcs num pregam transparência e dizem ser contra a censura. Até não entendo porque o comentário tem que passar pelo crivo do blogueiro... sabe isto na minha terra se chama censura. Obrigado Giulia/UFPR
Giulia,
Não houve nenhum comentário não publicado nas últimas semanas. Há um comentário em nome de "Giulia" datado do dia 21, horário das 22h54. Este Blog é espaço plural, sim, mas não podemos liberar comentários cujo teor possa implicar em acusações de danos morais (calúnia, injúria, difamação), pois - enquanto nem sempre se pode identificar com certeza o autor de um comentário - com certeza é conhecida a identidade do editor. Por isto, somos obrigados a fazer uma moderação dos comentários para evitar que apareçam ataques pessoais com o sentido exposto acima. De resto, toda crítica e argumentação no terreno das ideias, da política, está liberada.
Dodo o post ao qual me referi é o que vc acabou de inserir acima e nada tinha de acusações de danos morais (calúnia, injúria, difamação etc... É o seguinte:Já tinha postado isto em 21/09/2011, mas me censuraram... isto que este diz ser contra a censura....Maria nem uma coisa nem outra, se informe melhor tbm. Os primeiros servidores concursados da UFPR"" ...
Obrigado pela atenção, mas mesmo assim continuo a afirmar que no meu entendimento moderação é censura.
Cara Giulia,
Tentando ser mais claro:
1-NENHUM COMENTARIO enviado a este Blog foi vetado NAS ULTIMAS SEMANAS, isto eu asseguro. Logo, NENHUM COMENTARIO SEU foi deixado sem publicar. Só posso concluir que tenha havido algum problema no envio , na hora em que se clica no botão "Publicar Comentário".
2-Eu sei que todos os seus comentários tem sido de conteúdo informativo e opinativo sem qualquer ofensa.
3-A moderação de cada comentário é necessária, infelizmente, pelos seguintes motivos:
-este Blog ganhou importância nos últimos 2 anos, recebe muitos acessos diários, é uma referência de opinião e fala em nome de um GRUPO de pessoas;
-se uma postagem ou um comentário possuir conteúdo ofensivo que possa ser caracterizado como DANO MORAL, este Editor (euzinho mesmo) pode ser processado judicialmente e o Blog também pode ser penalizado de modo variável. Ainda está presente o caso recente - aí sim, CENSURA - da perseguição de Beto Richa ao Blog do Esmael, sob a alegação de que o nosso "sensível" governador ficou "emocionalmente abalado" com certas postagens do meu amigo Esmael Morais (www.esmaelmorais.com.br). Esmael tem sobre si pesadas multas e teve seu Blog TIRADO DO AR pela Justiça a serviço dos advogados ricos do rico Beto Richa. A bem de podermos prosseguir informando e opinando sobre as questões de nossa "aldeia" UFPR, somos obrigados a realizar a moderação de comentários por essa razão. Espero que compreenda.
Giulia, com todo respeito a tua pessoa, mas não entendi o motivo da tua reclamação, se há um comentário em teu nome, exatamente do dia21/09/2011 e estás reclamando no dia 23/09/2011. Estás te referindo a algum outro comentário que não este publicado em 21/09? Fizeste outro comentário nessa mesma data que não foi publicado? Acesso este blog todos os dias e ate em diferentes horários e teu comentário estava aqui, a menos que exista um outro diferente deste.
O editor, Dodô, já falou que não deixou de publicar nenhum comentário. Parece estar havendo algum desentendimento ou falha de comunicação. Gostaria que respondesses se houve algum outro comentario teu além desse a que te referes.
Uma outra coisa, Giulia, é preciso sim que haja moderação neste tipo de publicação,não com o intuito de censura, mas sim de presevação do moderador e editor do blog. Todos os blogs funcionam assim. Penso até que é importante para se preservar o respeito entre os comentaristas e participantes do blog, mesmo aqueles que participam apenas como leitores.
Imaginas o quão desagradável ficaria este espaço, se pessoas ficassem aqui trocando felpas sem o devido respeito, usando palavras e chavões ofensivos à moral? Seria uma baixaria e isso não queremos, certo?
As discordfâncias são salutares, afinal estamos em uma democracia, mas é preciso saber colocar as palavras, sem conotação de ofensa moral a qualquer pessoas.
Além do mais, o moderador é responsável pelo mesmo e pode ser indiciado e responder à processos judiciais, caso libere algum comentário que cause dano ou ofensa moral a alguem. O moderador se responsabiliza também pelos comentários veiculados aqui, não apenas pelas materias. Já tivemso caso aqui em Curitiba na época das eleioções em que Beto Richa censurou o BlOG DO ESMAEL MORAES- apenas porque esyte discorda de sua linha de política. E este blogueiro- Esmael- teve problemas com a justiça, inclusive e seu blog ficou vários dias fora do ar, por diversas vezes.
Ninguem quer censura, já passsamos desta fase no Brasil, graças a DEus e às lutas travadas na época da ditadura! Porém, isso não dá direito a ninguém de ofender seus semelhantes, so porque discordam de sua maneira de pensar.
Acho que me estendi demais neste comentário, mas minha intenção é a de que pudesses ficar esclarecida em relação a questão de alguns comentários não serem publicados, o que não parece ser teu caso.
Outra coisa, podemos até discordar do blog ou do blogueiro, mas sendo o Dodô nosso colega de universidade, não vamos querer que ele responda por comentários que nem sequer escreveu e de pessoas que também ele nem faz ideia, muitas vezes, de quem sejam.
Desculpa por ter me alongado, só quis esclarecer.
Conheço inúmeros funcionários que ingressaram no HC antes do advento da CF/88, sem prestar concurso, (pela porta dos fundos) e que não são poucos. Alguns estão locados em lugares importantes, tal como o Serviço de Pessoal e, mau sabem ler e escrever, mas gostam de opinar.É muito fácil apontar o problema ou criticar as soluções apresentadas, mas, se será que você poderia apresentar solução melhor? A criação da EBSERH foi a melhor solução apresentada até agora. Nem o Sindicato ensejou fazer melhor. Aliás, ele sim se acomodou e nem se quer faz parte nesta luta. Ao contrário, critica a EBSERH. Será que eles não preferem a demissão dos funcionários celetistas? Acho que como a Giulia, devem temer o evidente: A mão de obra da FUNPAR é muito mais produtiva e qualificada. Basta fazer um senso de quantos cargos de confiança são ocupados por REJU e quantos pela FUNPAR no interior do HC.
esclareço a vc Vladi.... não é o meu caso eu entrei na UFPR atraves de concurso público externo em 1978, na minha época não existia prova de ascenção funcional,assim que conclui minha graduação fiz novamente concurso público para cargo de nivel superior e fui aprovada em segundo lugar num universo de 282 inscritos. Não parei no tempo continuei estudando, fiz especialização a noite e fins de semana, pois durante o expediente raramente era permitido que o servidor técnico administrativio se ausentasse do seu local de trabalho. Já em 1989 entrei no mestrado e defendi minha tese em 1991, por isso já recebo o percentual correspondente a gratificação por titulação.
A exposição qu fiz se deve ao fato de que: se realmente queremos algo para nossas vidas temos que lutar e não esperar que as coisas caiam do céu, tipo tapetão...decretão etc...etc...
Conheço muitos funparianos que lutam, se esforçam, se especializam e estão preparados para qualquer tipo de concurso, mas vc a de convir comigo que existem muitos que querem mais é que o mundo acabe num barranco para poderem morrer encostados. Assim como colegas do quadro da UFPR tem os que são merecedores pela sua competência e dedicação, assim como tem os que são uns nerds....
Postar um comentário