O delegado de base da UFPR Gessimiel Germano ("Paraná") enviou recentemente informes sobre o que passou a acompanhar no Comando Nacional de Greve (CNG) da FASUBRA. Inicialmente foi impedido de se credenciar como delegado com direito a voz e voto, devido à incompetência da Diretoria do Sinditest que não tinha repassado uma parcela do fundo nacional de greve, mas agora a situação se regularizou.
A impressão desse delegado é que "os ataques pessoais, os interesses politico-partidários e particulares, falaram acima do interesse da categoria, isso ficou visivel." Segundo ele, no CNG, apesar disso, "foi firmado de comum acordo. a data do dia 26/09 para a saida da greve. Porem, haverá rodadas de assembléias nos estados nos dias 21 e 22 para ver por parte das bases a aceitação ou não deste indicativo; os resultados destas deliberações serão encaminhados para o CNG até dia 23 para avaliação."
Também foi aprovado que a FASUBRA vai trabalhar junto aos parlamentares para apresentar emendas em relação ao vale-alimentação, buscando sua equiparação com outros órgãos, já que os valores dos técnicos ainda são inferiores aos de outras categorias. Nisso pode-se alcançar um valor de R$ 200,00, para no futuro conquistar isonomia de valores com os outros Poderes.
A indicação de 26/9 como indicativo de saída unificada nacional da greve corresponde, por um lado, à avaliação de que são muito reduzidas as chances de qualquer negociação agora ou de que uma emenda parlamentar possa alterar o Orçamento 2012. Por outro lado, o esgotamento natural do movimento, aliado a essa falta de perspectivas sólidas, já estão levando algumas bases a encerrarem a greve por conta própria, como é o caso de UFRJ e UFBA, com retorno ao trabalho a partir já do dia 19/9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário