Pouco antes da meia-noite de ontem (23), terminou a apuração dos votos da eleição dos dez representantes da categoria técnica-administrativa para os Conselhos Superiores da UFPR. Até o escrutínio da última urna - a do HC - a Chapa 1 levava dianteira de mais de 140 votos sobre a Chapa 2 e de 44 votos sobre a Chapa 3. [Clique na imagem da tabela acima se quiser ampliar.]
Aberta a urna hospitalar, comprovou-se que um dos senhores feudais do HC, que ainda ali detem uma certa "gleba" sob seu controle político exclusivo, reverteu a desvantagem, ganhando com 100 votos de diferença sobre a Chapa 1. Mais de 2/3 dos votos obtidos pela chapa vitoriosa vieram exclusivamente do HC, como se vê na tabela acima.
A chapa de Wilson Messias, acolitada pelo cacique da Asufepar V. Kachel, não obteve maioria absoluta dos votos válidos, representa 39 % do eleitorado. Contudo, como a eleição no COUN é majoritária, sua Chapa 2 leva todas as dez vagas. E, assim, as opiniões dos demais 60% vão para o lixo.
Doravante, pelos próximos dois anos, todos os servidores serão representados no órgão máximo da UFPR por um grupo quase exclusivamente do HC, o que é uma distorção da pluralidade democrática. Contudo, assim está ainda a democracia sob a gestão da atual Reitoria. Resta acompanhar o desempenho dos novos conselheiros e fiscalizar como votarão temas importantes próximos, como a regulamentação das 30 horas e a adoção da EBSERH para gerir o HC.
25 comentários:
Meu DEUS.....como este povo do HC é hummmmmm APOLITICO,INCALTO,DESINFORMADO,DESLIGADO,DESORIENTADO hummmmm A vontade é dizer outra coisa Bu..............rra! nhanhacnhacKKKKschshupppprischrunrurn
SABE ! NÃO APRENDEM MESMO e não adianta virem aqui responder à este meu desabafo porque me desculpem os que procuram votar corretamente,não tomem como ofensa....vejam o painel o contingente de votantes é absurdo a minoria que tem consciência Não Digo Nem POLÍTICA,mas de simples acompanhamento das discussões do interesse do todo,eles não se ligam no sentido de tentar convencer os demais da real situação e as coisas acabam ficando à vontade de quem não esta nem aí com NADA...que é a maioria e o retrato é esse. BEM!!!POR OUTRO LADO DEMONSTRA QUE DAQUI PARA DIANTE TERIA QUE HAVER UM JEITO DE SE EXCLUIR O HC DE QUALQUER VOTAÇÃO COM UM QUADRO COMO ESTE PELO MENOS POUPARIA A EXPOSIÇÃO MINORITÁRIA DE SER ESMAGADO PELA MAIORIA....QUE JÁ É COMANDADA PELO RETROCESSO ENGESSADO E PARADO NO TEMPO E NO ESPAÇO,ESTA CLARO QUE O NEGÓCIO DELE É SER COMANDADO MESMO,ENTÃO,NO MÍNIMO NÃO É JUSTO QUE OS DEMAIS RECANTOS DA UFPR CONTINUEM SUBMETENDO-SE À DEFINIÇÃO DO CENÁRIO A UM JULGO TÃO POBRE E CAUTERIZADO POLITICAMENTE.
Esse resultado representa a falta de seriedade e comprometimento de muitos nas escolhas de seus representantes, que na maioria das vezes são escolhas com pouco ou sem critério algum que busquem uma melhor analise conjuntural que poderão propiciar melhores horizontes para uma categoria. Em razão disso senhores, as ações que na maioria das vezes realizamos por impulso nos surpreendem com muitas armadilhas. E por mais otimistas que possamos ser as más escolhas trarão com toda certeza repercussões desagradáveis para grupo ou categoria.
BEM!...a gente perde até o T...zão de fazer qualquer comentário diante de um quadro deste,analisar o que acontece com o HC é simplesmente tentar entender a CAIXINHA DE PANDORA,porque é um universo,adverso,parece estar sempre sob constante lavagem cerebral,depois quem detém algum entendimento parece não querer se indispor com quem quer que seja,afinal a imagem que a direção geral há anos faz questão de mostrar pela mídia a fora é que o HC é uma familia e os funcionários concursados e ou não,acreditam nesta falsa verdade que aliás só rendem propagandas lucrativas perante a sociedade e nada mais. Esta visão curta esta tão arraigado no íntimo,digo, inconsciente coletivo que de certa maneira levou a uma paranóia intelectual que não mais se removida....infelizmente.
Porque eu digo isso: 1- Lá se concentram grupos de ódio dos mais diversos níveis de disputa invejosa.
2- Quem tenta explicar algo,abrir os olhos para o todo é colocado como Louco ser nocivo deve ser exterminado,tipo CORPO ESTRANHO ao meio ( Eu sei do que estou falando por experiência própria )
3- Como tudo lá é movido 100% a promessas políticas vigentes e vindouras e o jargão que prevalece é "VEM COMIGO QUE VOCÊ VAI BEM"...tipo sou amigo do DG e do REITOR .
4- E por último o encontro de todos estes segmentos de pensamentos e atitudes desencadeiam uma maratona crescente de perseguição individual transformando-se no fantasma da preocupação,tipo EU devo votar no que me mandam e me manter calado,caso contrário vão saber que EU votei contra o sistema que manda dentro do hospital. Volto a frisar eu sei do que estou falando,todos que tinham posições diferentes,por alguns poucos até eram respeitados e compreendidos,porém tinham medo até de assumir isto em público se o faziam eram pelos corredores de preferência sem testemunhas, para evitar qualquer comprometimento eleitoral futuro. É....éééée assim mesmo, por isso em um comentário rescente postado por ECLÉTICO em 10/11 matéria sobre a Eleição do Sinditest eu antecipei avaliação quanto à Reeleição do atual Reitor e lamento informar, que ele será Reeleito fácil,fácil depois de verificar o quadro mantido no hospital. O povo de lá não se permitirá MUDAR e agora que a Empresa foi aprovada então o conceito popular político do Reitor tende a superar qualquer expectativa.Para finalizar tracei um comparativo incontestável vejam:
ELEIÇÃO PARA O SINDITEST/PR.
HC VOTANTES FUNPAR 363
RJU 644
AGORA ELEIÇÃO CONSELHO UFPR
SÓ VOTANTES RJU 445
VALIDA OU NÃO TUDO O QUE EU DISSE?
Bem feito para a categoria.
Cada povo tem o governo que merece, pois tudo isto se resume em uma unica palavra "alienados".
Trovão Azul, com a aprovação da EBSERH ontem à noite pelo Senado, certamente o povo do HC deve estar em festa e agradecendo de joelhos aoSr. Messias, Antônio Néris e cia., uma vez que foram eles que articularam juntamente com seu amigo reitor Zaki Ackel esse PRESENTINHO DE NATAL para o pessoal Funpar e os RJUs que também estarão nessa! Quem sabe agora, Trovão, os demais setores da UFPR recebam masi atenção por parte dos Sindicato e demais representações "ditas" da categoria. Ou será que vão manipular para deixar esse povo na base do sinditest?? Não é de duvidar...
Tem gente que fala que esses senhores feudais so enganam o povo e a categoria. Até concordo, mas tem uma coisa minha gente: SÓ É ENGANADO E SO É MANIPULADO QUEM SE DEIXA ENGANAR E MANIPULAR!!
Por favor, não entendam que estou a defender essa turma, porque não é isso, de forma alguma, mas essa categoria também não quer pensar, não quer abrir os olhos e porucar se informar...aí fica dificil e mais facil de manipular mesmo!!
tudo bem que o hc quem elegeu seus caciques, porem os servidores da ufpr tem sua parcela de culpa, quando não comparecem para votar.
a pergunta que fica é, quem esta certo ou errado, os servidores do hc que vão e votam, ou os servidores da ufpr que não comparecem para votar?
Muito bem colocada a questão DILEMA. Como reclamar do pessoal HC se o povo UFPR não sabe sair do setor pra votar e mudar sua representatividade? Uma avaliação a ser feita é quanto ao poder de argumentação das candidaturas par fazer com que as pessoas se disponham a ir até as urnas pra votar.
Outra coisa é esse mundo de denúncias que cansam o eleitor da UFPR e muito mais ainda da UTFPR e que acabam deixando de comparecer como forma de repúdio pelo contexto político partidário dado no pleito e não uma luta política de representação de clase como realmente deveria ser.
Portanto há que se pensar de forma mais abrangente e reconhecer a força do HC!!!
Parabéns pessoal do HC, ao menos apresentam uma posição muito bem clara e definida: gostam da mentira então vem aí a empresa de mentirinha EBSERH!!!
Que meraaaaaaa.
Não adianta reclamar do HC, eles que votaram quiseram "aquilo", então vai se ter uma representação conforme: M
Dilema, Revoltado, Roberto.
Concordo com vocês quando falam da pouca participação dos técnicos rju nas eleições e nestas principalmente, aliás, POUQUISSIMA PARTICIPAÇÃO. Isto sem falar no quase total desconhecimento por parte dos técnicos do que seja e qual finalidade dos Conselhos Superiores.
Quando "responasbiliza-se" o HC, penso ser pelo fato de que o pessoal de lá ainda se deixa levar elas mentiras e promessas tanto do pessoal do sindicato - Neris/Messias, quanto da direção. Parece que nao querem abrir os olhos, se deixam "engambelar". Teve tantas denúncias da mentiras e maracutaias, tantas promessas não cumpridas e isso acontecendo há muitos anos, se repetindo, repetindo.
Tanto que essa dupla Neris/ Messias nem se preocupa em tentar conquistar o restante do pessoal da UFPR. Para eles so existe mesmo o HC. E vai ser assim até que o pessoal do HC resolva dar um basta!!
Quem sabe o reinado acabe com a EBSERH. Ainda assim quero ver pra crer!
É, PESSOAL DESTE BLOG,folgo contudo em saber,que os votos da mudança ainda sopram para um futuro bem próximo,pois olho de outro angulo as eleições ,O reinado do cacique mór zaki e seus comandados esta chegando ao fim.E 2 anos passam rápido,e seu índice de aprovação só cai, pois vai demorar os colegas servidores desta universidade esquecer o retrocesso adquirido só a porcentagem de 39,4% são a favor do retrogresso da universidade na mão desses caciques contra 60,5% das 2 chapas que tentaram a mudança mais ela vai chegar e se depender de mim e espasso neste fórum vou continuar sinalizando a mudança, colegas das duas chapas 2 e 3 que concorreram podem ter a certeza que esta universidade esta propondo a mudança e vocês foram vitoriosos PARABÉNS ;!!!
NOTA,para as próxima eleição de REITOR ESTE CACIQUE JÁ SE CERCOU DO CONSELHO COM O AVAL DA MINORIA, AGORA CONTA COM OS VOTOS DO PANELÃO DO HC. AQUELES elevados a transposições e cargos de chefia todos funpar ,com promessa de emprego na estatal já comentado por mim em outras matérias,pois bem colegas da reitoria se isso não for coronelismo baixo e simples já não sei mais,SÓ SEI DIZER QUE O TERRORISMO IMPOSTO NO HC EM TROCA DE CARGO TA DECIDINDO ELEIÇÃO.ABRAM O OLHO SERVIDORES OS DO PANELÃO, ESTAM ENGOLINDO OS DOU FÉ,PUXANDO VOTOS PARA O RETROGRESSO DA UFPR.
Sabia análise Valério. São 2/3 contra 1/3, agora é só esperar. Afinal as chapas que fizeram oposição, precisam saber coordenar as ações de forma conjunta na escolha do próximo Reitor, pois esse... já era!!!
Mas não se pode dormir de touca, senão o cachimbo cai e os caciques continuam...
A troca de mandatários no Sinditest-pr não ocorreu de fato. Explico com uma indagação: "de onde surgiu a Carla para o meio sindical?"
Resposta: surgiu da mão estendida pelo Sr Néris ao permitir a aliança quatro anos atrás e pelo menosprezo nesta eleição dado do pelo mesmo Sr., visto achar que estava com a corda toda, igual o Sr Belotto no final de 2007.
Olhando o resultado já podemos antever o resultado da próxima eleição sindical, ou seja, se o cenário for parecido, dar-se-á a reeleição da Carla ou ganha quem a mesma apoiar, pois o fluxo de votantes será ainda menor, cansados pelo denuncismo e agressões sem ação concreta.
Denuncismo só afasta as pessoas esclarecidas, olhem bem para o resultado das urnas desse mês.
Faltou muita gente comparecer, qual é a real razão?
Votar é passar por aquele "corredor polonês" onde quem nunca te viu, dá abraços e tapinhas nas costas pedindo apoio e gritando palavras de ordem como se fosse uma eleição que salvaria a humanidade. Oras, isso afasta qualquer eleitor preocupado com o trabalho diário e o seu papel real, que é servir ao público, razão maior do servidor público, e não servir ao sindicato que detém a discussão político partidária e nenhuma opção pelo servidor em si!!!
Quando as calúnias, denúncias, agressões pararem todas no âmbito judicial e pessoas sejam efetivamente responsabilizadas, talvez haja alguma mudança em beneficio da base. Discutir o restoé fazer o que estou fazendo neste momento, ou seja, escrever coisa alguma pra chegar a lugar nenhum, visto que poucos leem e muitos são os que criticam e não conhecem a história desse sindicato.
Que bom se esse sindicato passasse por uma reformulação estatutária e regimental e fosse adotada a proporcionalidade.
Tudo fede e cheira mal mais do que esgoto, infelismente é esse mal cheiro que a maioria da categoria quer.
Amigos é o que todos precisam,
União, alegrias, esperanças, amor, sucesso, realizações, luz, respeito, harmonia, saúde, solidariedade, felicidade, humildade, confraternização, pureza, amizade, sabedoria, perdão, igualdade, liberdade, boa sorte, sinceridade, paz, fraternidade, equilíbrio, dignidade, benevolência, fé, bondade, paciência, gratidão, força.
O rancor só fará mal a todos.
Caro Romanus,vejo que você concorda com a projeção perfeita feita pelo Valério,porém discordo de você quando diz que a categoria deva esperar pela coordenação de ações entre as chapas de oposição para congruirem contra a próxima eleição de Reitor....Eu aposto na queda do caximbo,sabe porque? Esta tudo muito em cima e de fato só há Um Grupo efetivamente de Oposição e a este cabe desde já sair em campanha junto a categoria dos TA"s JÁ sem demora e tentar atrair a atenção do Universo servidor concursado para se inteirar das diversas discussões e se comprometerem a pelo menos votar?!! Você analisou os comentários de Medeia,Dilema e Revoltado com a lerdeza???Eles estão apontando o imenso estrago feito por uma minoria e atente só concursados são precisamente 1.155 votos num cenário composto por UFPR/UTFPR/IFETPR. Caríssimo se juntar todo este povo em condições de votar é claro,somam quase 4.000 servidores o que eu quero dizer é que fácil,fácil tira a #(diferença) que representa o HC,pois atente para eleição de Reitor a consulta é extensiva à toda comunidade sem precisar estar ou não filiados aos orgãos Sinditest/Apuf/DCE. Ao meu ver a única forma é NÃO deixar esfriar tudo o que esta posto nestes dois quadros eleitorais,arregaçar as mangas e começar a estimular os demais a votar,caso contrário lamento informar que a minoria cauterizada do HC vai reeleger SIM o Reitor que aí está por mais 4 anos de PLINPLIN!
Cara Medeia...respondendo ao seu comentário,e analisando friamente, acredito que vão fazer de um tudo para manter o povo da Funpar ainda na base do Sinditest e sabe porque? Agora o cenário esta fértil com a aprovação da EBSERH,o povo esta tranquilo e porque não dizer em festa SIM...pelo menos mais um fim de ano garantido,com direito a almoço de fim de ano no MADALOSSO e tudo. Ninguém esta nem aí para qualquer análise profunda,Quem ganhou ou deixou de ganhar,a Não ser é claro os cabos eleitorais de plantão do Reitor que vão entrar em campo para jogar. E já neste almoço vão tratar de erguer a bola do Reitor...sabe como é SINAL VERDE para iniciar a campanha de reeleição do magnífico. É só participar para ver se estou certa ou Não. Outra coisa nesta hora o Sinditest tira toda e qualquer diferença das urnas sómente usando o gogó e mesmo gaguejando o coronél se sai bem! Sou de lá, sei como funcionam as coisas.
OHOHOH!!!Faro Fino... Não entendi seu comentário,estamos todos aqui fazendo uma análise deste encerramento de ano eleitoral ... E você totalmente fora da casinha,skriskriskri,tinha que ser do HC,vem propor folheto de campanha da fraternidade,para 2012 meu! Acredito que você entrou no bonde ,digo, blog errado,para sugestão de texto para esta campanha que NÃO É ELEITORAL! Você deve procurar o blog da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)é um organismo anual que congrega todas as igrejas do país. SE LIGA MEU! É por estas e outras que o HC é tido pela Universidade de um povo maluco. Desculpa aí pessoal,foi mal...mais este Faro Fino as vezes me trinca!
Trovão Azul, bem sugestivo o seu pseudônimo.
Nobre senhor a intenção da postagem destas palavras, foi mostrar o quanto há de desunião na categoria.
Assim, como poderá uma categoria obter ter sucesso em seus anseios, pois se percebe que na maioria das postagens há muita pobreza de conteúdo que não ajudam e nem contribuem para o coletivo da categoria. Os inimigos da categoria dão graças por isso, pois isto só enfraquece as buscas de conquistas para a categoria.
A intenção foi mostrar o significado que cada palavra pode passar para as pessoas, pois sem elas não temos como conduzir uma boa convivência politica e social. Além disso, poderá contribuir também para tomarmos as decisões mais inteligentes e apropriadas para vida profissional pessoal. Assim senhor Trovão Azul as palavras fazem muito sentido em qualquer situação na vida das pessoas, pense nisso, pois elas poderão somar com toda certeza na vida das pessoas. Abraço a ti.
Faro Fino,digamos que sou da época da Associação dos Funcionários do HC...lembra da AFHC? Pois é tempo em que pseudônimos como Tico e Téco /Olho Vivo/ você Faro Fino e EU TROVÃO AZUL na pólítica respresentamos uma versão digamos,ligth,bem humorada e até divertida,tudo estava em franca construção a própria AFHC,quando ganhamos a charge que representava esta "NOVIDADE" tinha como bordão eleitoral um MURO EM CONSTRUÇÃO...e o nome sugestivo era "CONSTRUINDO UM IDEAL" será que refrescou sua memória agora? Pois Bem, remember a parte...voltando às sua colocações estou acompanhando a evolução e continuo afirmando o meu comentário anterior,sua palavras são bem vindas...mas no contexto proposto deste espaço você,viajou na maionese,como diriam os jovens de agora. Propostas,Faro Fino...este espaço espera propostas e o conteúdo deste espaço ao contrário do seu argumento eu não acho pobres Não,haja visto o grande progresso em termos de amadurecimento da categoria como um todo,isto ficou demonstrado nas últimas eleições deixando de lado as torcidas por esta ou aquela chapa. A categoria mostrou o que quer e confirmou isto nas urnas,agora se haverá mudança por parte das novas pessoas aí vamos ver. Eu costumo respeitar posicionamentos haja visto estar aqui relembrando a você quem e como fazíamos política nos idos de 1990000 e alguns....até hoje "Eu" tenho certeza que ENVELHECI mais não EMPOBRECI não,tanto que quero continuar dando minha pequena colaboração enquanto este blog existir e acatar meus comentários.Ah! Em tempo bengalas à parte EU jamais perco meu jeito espirituoso DE SER então outro abraço para você também.
Valeu Trovão Azul,
Para reflexão,
Entendo que, quando os feixes são poucos se quebram muito fácil, mas quando são muitos se tornam muito resistentes. Em razão disso, a categoria tem que amadurecer muito e rever os seus conceitos básicos de luta política. É nítida a existência de uma grande apatia e desinteresse da maioria das pessoas da categoria, ai esta a essência do problema, pois este fato se caracterizou claramente nesta ultima eleição, pela pequena presença de votantes em relação ao grande número de pessoas da categoria.
Para mudança desse cenário, é necessário mudanças de atitudes concretas e da cultura política da categoria. As possibilidades existem, mas tem que ter critérios claros e sólidos para que isto de concretize na busca dos anseios e conquistas da categoria, do contrario ficaremos sempre atrás das outras categorias e vendo o bonde passar.
O individualismo enfraquece e inviabiliza o sucesso do coletivo, “o ditado diz a união faz a força”.
Faro Fino,
A união faz açucar! Rsrsrss.
Exatamente disso que precisamos. Um relacionamento mais amigável. Menos escandalos e denúncias e muito mais trabalho.
Postar um comentário