-->

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Um raro momento de transparência contábil do Sinditest

Greve é uma situação de excepcionalidade.  Deve ser por isso que, excepcionalmente, fugindo de sua prática nada transparente, o Sinditest divulgou pela internet uma parcial de suas despesas com a greve! E ainda informa que as notas fiscais estão disponíveis na tesouraria do sindicato para consulta!  O que a proximidade de uma nova eleição de diretoria sindical (novembro/2011) não faz com a atitude de certas pessoas...

E também o que fazem e fizeram as reiteradas cobranças de prestação de contas do Sinditest como manda o estatuto!  Cobranças feitas pela oposição à gestão "Sindicato Para Todos" que só por obrigação judicial levaram a certas prestações de contas meia-boca, feitas fora do prazo e ainda dando margem a suspeitas (prestações de contas sindicais de 2008 e 2009; as de 2010 já perderam o prazo, ainda não foram prestadas).

Contudo, vamos parabenizar esse mínimo gesto de transparência, com a publicação de uma planilha Excel enumerando sumariamente os itens pagos até agora no movimento grevista, num total de R$ 38.275,56.  E torcer para que daqui em diante a Tesouraria passe a publicar na internet a íntegra de seus balancetes mensais, já que tomaram essa iniciativa de transparência.  Quem quer cobrar transparência da Reitoria (como na pauta do "Forum dos Dirigidos") deve ser capaz de exercitá-la em sua plenitude sobre suas próprias contas e atos.

7 comentários:

Unknown disse...

Hehehehehehe! Sem comentário,pois seria chover no molhado,conforme explicito na matéria."TUDO POR UM PEITO,OPS! PLEITO ou será MAMINHA.

PARANÁ disse...

sugestão para esta turma, se realmente querem enganar a categoria tendo em vista o proximo pleito, sugira que para enganar melhor e provar que realmente querem a TRANSPARENCIA que nunca fizeram, levem em assembléia estas notas e deixe lá na mesa para quem quiser consultar, eu particularmente terei o maior prazer em olhar esta "NOTAS".

pois tenho a certeza que lá no sindicato ninguém terá direito a olhar, por mais que estejam aqui dizendo que esta a disposição, isso nunca aconteceu e não vai ser agora que vai acontecer.

fica aqui minha sugestão, porque até hoje nem com toda a briga realizada, com tanta solicitação feita, nunca siquer responderam um pedido de informação, voces querem enganar a quem, com toda certeza a mim não, pois estou vacinado contra voces.

para o bem da categoria e da dita TRANSPARENCIA que querem demonstrar, apresente a toda a categoria a documentação da venda da chacara, se fizerem isso dou os parabens a voces e os aplaudo de pé.

sabe quando isso vai acontecer, NUNCA.

Sem chance de ser feliz - UTF disse...

Transparência??? Onde??? Gastos com greve não é transparência patavina nenhuma. A base o número de filiados atualizado? A média de mensalidade? Valor total de arrecadação mensal? Número de funcionarois registrados? Serviços tercerizados contratados durante o exercicio ao menos? Número de passagens adquiridas para viagens a serviço?
Pô, se nem isso é informado, como falar em transparência???

FORMIGA ATÔMICA disse...

Po, nem qunado os caras demonstram boa vontade vocês dão trégua!! Assim também é demais.
Quem sabe seja este o início, ainda que tardio, de por em dia as prestações de contas com CLAREZA, O9BJETIVIDADE, HONESTIDADE E, principalmente, TRANSPARÊNCIA.

Vamos dar uma chance pro Sinditodos, afinal, as eleições estão bem próximas...

Administrativo UTFPR disse...

E quanto foi o dízimo doado para a Igreja?

FORMIGA ATOMICA disse...

Não vejo grandes méritos nessa atitude. Isso é obrigação!!!

Na verdade em uma greve, o Sindicato não é dono de nada, não comanda nada; o sindicato deve ficar como auxiliar, claro pois ele detém o poder que lhe foi conferido pelas urnas, mas na realidade quem dirige as assembléias é o comando de greve, auxiliado pelas diversas comissões.
Mesmo as questões finaceiras são geridas por uma COMISSÃO DE FINANÇAS, retirada e aprovada em assembléia, podendo, lógico, ter como MEMBRO desta e de outras comissões, algum diretor, que atuará como um simples membro daquela equipe.

E olhando a planilha, cá entre nós, tá bem mequetrefe....faltam muitos dados ali pra se considerar uma prestação de contas!

Mas endosso o comentário e a sugestão do Paraná: tragam as notas fiscais para a assembléia, fica muito mais fácil se fazer a conferência. Mesmo porque, neste momento de greve, os diretores e em especial o tesoureiro, não devem ficar de plantão no sindicato, certo?

Regina disse...

Prestação de contas clara, como deveria ser. Ha ha ha
Continua me enganando que eu gosto.
Prestação de contas decente vai explicar os rolos da chácara, da venda baratinha do predio do centro e de outros rolos como a cobrança do contra cheque que tá bem maior do que manda o estatuto.
No dia em que fizerem isso eu vou acreditar em prestação de contas. Quando o valor é grande eles não prestam conta, só quando é merreca. Conta de greve tem sempre o pessoal do comando pra verificar. Não precisa sair dizendo que fizeram só pra fazer de conta que são democráticos .