-->

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Eleita no 52o. Congresso a nova Diretoria da União Nacional dos Estudantes

Assim como na FASUBRA, a nova Diretoria da UNE também é eleita em Congresso pelos delegados de base.  Neste domingo (17), o carioca Daniel Illiescu (foto) foi eleito presidente da União Nacional dos Estudantes na eleição realizada no Ginásio Goiânia Arena, na qual votaram 3.153 delegados. Daniel, estudante de Ciências Sociais da UFRJ, foi eleito com 75% dos votos e deverá assumir a entidade a partir de 11 de agosto, data da posse.

Inscreveram-se no total quatro chapas, que englobavam as 33 forças políticas presentes no 52o. Congresso. A candidatura de Daniel Illesco contou com uma ampla composição de correntes políticas; ele, militante da União da Juventude Socialista (UJS) aglutinou os movimentos Mutirão, Kizomba, Mudança, Juventude do PSB, Juventude do PMDB e Juventude do PTB. 

Daniel, que foi eleito com 2.367 votos, ressaltou a importância do congresso e acredita que o principal desafio da nova gestão será a luta em defesa da educação e a união com os demais movimentos sociais. “As três principais bandeiras que devemos levantar nos próximos dois anos são: a destinação de 10% do PIB para a educação, o investimento de 50% do fundo social do Pré-Sal para a educação e a erradicação do analfabetismo. Acredito que dessa forma poderemos contribuir para que o Brasil tenha um projeto de desenvolvimento democrático, soberano, ambientalmente sustentável e socialmente includente”, afirmou Daniel.

O novo presidente da UNE asseverou que a entidade terá atuação marcada pela independência. Segundo ele, a ideia é discutir todas as propostas da área educacional com a sociedade. “Nem pensar [em ser chapa-branca]. Nossa relação com o governo vai ser independente, de respeito e de pressão em relação a todos os governos”, disse à Agência Brasil.

Confira abaixo o resultado da eleição:

Chapa 3 – Por uma nova UNE: 05 votos
Chapa 5 – Oposição de Esquerda: 581 votos
Chapa 6 – Movimento Mude: 182 votos
Chapa 7 – O Movimento Estudantil Unificado para as Mudanças do Brasil: 2.367 votos

Nenhum comentário: