-->

sábado, 16 de julho de 2011

"Marcha das Vadias", hoje em Curitiba, na luta contra a violência sobre mulheres e meninas

Este Blog NaLuta, que se guia por princípos consignados na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entre eles a luta contra todo tipo de opressão e discriminação, conclama servidoras e servidores a prestigiarem a ironicamente autointitulada "Marcha das Vadias", que ocorre na manhã de hoje em Curitiba, começando às 11h00 no Passeio Público.

Trata-se de mais uma iniciativa do longuíssimo combate contra a violência praticada sobre a mulher, merece todo apoio.  Além disso, a categoria técnica das IFES é majoritariamente feminina e a greve atual mostra a participação crescente de mulheres nas lutas.

Confirmando, aliás, a cotidianidade dessa desgraça social que é a violência contra a mulher, ainda anteontem em Colombo uma moça foi cruelmente assassinada com tiros no rosto diante da própria filha de apenas 4 anos, sendo suspeito o próprio marido.

Origem da Marcha
A autodenominação irônica de Marcha das "Vadias" refere-se originariamente a casos de abuso sexual ocorridos no Canadá este ano. Segundo a Wikipédia, "em janeiro de 2011, ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. O policial Michael Sanguinetti fez uma observação para que "as mulheres evitassem se vestirem como putas, para não serem vítimas."   Tres meses depois, 3 mil pessoas saíram às ruas de Toronto para protestar contra a observação absurda da autoridade, que, em outras palavras, considerava a vítima uma "vadia", culpada pelo crime que ela própria sofreu.  Aliás, até não muito tempo atrás no Brasil, o Código Penal exigia, para tipificar o crime de estupro, que a mulher fosse "honesta".

A "Marcha" virou movimento que vem tomando as ruas do mundo inteiro desde abril.  Em inglês, "slut walk", que em português virou Marcha das Vadias, na cidade de Curitiba foi assumido por um grupo de artistas, comunicadoras, estudiosas da questão da mulher, ONGs e associações populares, como a UBM (União Brasileira de Mulheres). A intenção da união de todos esses setores é desmistificar o gênero "vadia", reivindicar sobre a questão do estupro, violência e desrespeito ao sagrado feminino, constituindo-se na prática mais uma ação da luta contra a violência sobre mulheres e meninas.

Roteiro da Marcha em Curitiba
O roteiro foi todo pensado e planejado para tornar o encontro belo e doce.  A concentração inicial é no Passeio Público, às 11h00 deste sábado, passando pela Praça Dezenove de Dezembro, subindo até a imagem da Nossa Senhora da Luz, na Rua Barão do Serro Azul, marchando rumo à escultura de Maria Lata d’água da Praça Generoso Marques, e finalizando com um grande piquenique na Boca Maldita. Em cada um desses pontos, todos com grande significado feminino, serão apresentadas performances artísticas, e dada a palavra a todos os representantes da luta pelo respeito aos direitos da mulher.

----------------------------------------------------------------------------
Fonte: com informações da UBM-Paraná ; foto: Blog do Esmael

Nenhum comentário: