-->

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Terceirização da UFPR-TV garante 850 mil anuais para empresa

Da pauta de reivindicações locais da greve da UFPR consta o pedido de que sejam implantados conselhos paritários deliberativos que definam as políticas de comunicação da Universidade, incluindo as da UFPR-TV.  Parece que nos quadros de servidores não constam jornalistas editores, técnicos em edição de imagens, operadores de câmeras, diretores de estúdio e repórteres, pois a Reitoria prefere contratar uma empresa terceirizada para ter o serviço prestado por esses profissionais.

Pelo custo anual de R$849.207,10 a UFPR paga à empresa Moro Comunicação Ltda. para que esta realize serviços técnicos de produção audiovisual, nas áreas de direção, produção e pós-produção para a UFPR-TV, através do Contrato 281/2009.  A empresa contratada recruta os profissionais para o serviço mas toda a infraestrutura necessária é da própria UFPR.

Questiona-se por que a Reitoria - que coloca à disposição todos os materiais de consumo (fitas, baterias, lâmpadas etc), equipamentos, estúdios, salas de edição de vídeo e redação - não pode usar seus próprios quadros concursados para produzir os programas da UFPR-TV, inclusive chamando a comunidade universitária para colaborar.  O marqueteiro reitor prefere gastar quase 1 milhão anuais com essa terceirização e, talvez, com isso, facilite manter todo o controle político sobre os conteúdos veiculados pela UFPR-TV, cuja audiência não passa de um traço na audiência da TV a cabo do estado.

3 comentários:

Choque de Gestão disse...

Fazer uma gestão baseada no Marketing custa caro. CARO mesmo:
Em 2010.

R$ 1.428.361,29 - Foi o total gasto apenas pela Assessoria de Comunicação Social do Gabinete do Reitor.

R$ 1.223.864,04 - Foi o valor gasto pelo Gabinete do Reitor, sendo que quase 1 milhão apenas em diárias e passagens.

O Gabinete do Reitor e suas assessorias mais próximas custaram mais de R$ 3 milhões aos cofres da ufpr.

Os dados estão disponíveis em proplan.ufpr.br (de maneira complicada, mas estão lá).

Claudio disse...

Comunicação fica com mais de um milhão enquanto os cursos novos não tem estrutura mÍnima pra funcionar. Não tem secretaria, não tem funcionários, não tem laboratório, não tem aparelho de multimidia, não tem bibliografia básica. Lamentável saber que o ensino deixou de fazer parte do foco principal da universidade.

Unknown disse...

Eu até concordo com a matéria quando diz que o Reitor tem a preocupação de BLINDAR politicamente, isto fica claro quando ele prefere buscar fora o serviço de quem apenas é pago para produzir.Por outro lado e não obstante em nome deste tipo de comportamento anti-democrático e até ético abre espaço para se pensar que na ótica do Reitor falta competência em seu quadro.Eu creio que deveria partir dele e só dele dar o exemplo de incentivo e reconhecimento ao que se planta no terreno do conhecimento interno,valorizar e divulgar estes profissionais.