A Resolução 21/08 do COPLAD aprovou o Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação da UFPR. Este programa prevê que o processo de avaliação de desempenho seja implementado em quatro etapas. Na primeira foram consideradas somente a auto-avaliação e a avaliação institucional. À medida que as etapas vão sendo implementadas passam a ser considerados itens como avaliações setoriais, avaliação da equipe de trabalho, avaliação das chefias, pactuação de metas, criação do plano de trabalho e outros. A universidade já implementou duas etapas e, de acordo com a resolução, deve implementar a terceira etapa no início de 2010.
A Comissão de Supervisão de Carreira da UFPR (CIS), analisando a Resolução 21/08, observou que ela indica um cronograma de sensibilização com vários itens, entre eles:
-Ampla divulgação da implantação (a partir de 2008);
-Criação da Comissão de Acompanhamento Temporária ( a partir de 10/2008);
-Criação de Comissões Setoriais de Acompanhamento (2008/2009);
-Reuniões setoriais de sensibilização, orientação e esclarecimento sobre o processo de avaliação de desempenho (a partir de 01/2009);
-Cursos abordando temas que assegurem a compreensão dos princípios, objetivos e metodologia do programa (2009/2010);
-Comissão de acompanhamento do COPLAD (2008/2009);
-Seminário visando à uniformidade de procedimentos com relação às próximas etapas do programa (a partir de 11/2008).
Como alguns destes procedimentos ainda não foram realizados, a CIS concluiu que não é viável a implementação da terceira etapa do programa de avaliação de desempenho. Por isso solicitou via processo administrativo, junto à PROGEPE, a alteração da resolução no sentido de repetir os procedimentos da etapa DOIS e criar um novo cronograma, até que os procedimentos necessários para a terceira e quarta etapas sejam integramente implementados, e que esta alteração seja encaminhada ao COPLAD para votação ainda em 2009. Com isto, se evita que os servidores sejam prejudicados no processo de avaliação, já que os setores e chefias ainda não têm conhecimentos e habilidades para participar do processo, conforme prevê a resolução em vigor.
A Comissão de Supervisão de Carreira da UFPR (CIS), analisando a Resolução 21/08, observou que ela indica um cronograma de sensibilização com vários itens, entre eles:
-Ampla divulgação da implantação (a partir de 2008);
-Criação da Comissão de Acompanhamento Temporária ( a partir de 10/2008);
-Criação de Comissões Setoriais de Acompanhamento (2008/2009);
-Reuniões setoriais de sensibilização, orientação e esclarecimento sobre o processo de avaliação de desempenho (a partir de 01/2009);
-Cursos abordando temas que assegurem a compreensão dos princípios, objetivos e metodologia do programa (2009/2010);
-Comissão de acompanhamento do COPLAD (2008/2009);
-Seminário visando à uniformidade de procedimentos com relação às próximas etapas do programa (a partir de 11/2008).
Como alguns destes procedimentos ainda não foram realizados, a CIS concluiu que não é viável a implementação da terceira etapa do programa de avaliação de desempenho. Por isso solicitou via processo administrativo, junto à PROGEPE, a alteração da resolução no sentido de repetir os procedimentos da etapa DOIS e criar um novo cronograma, até que os procedimentos necessários para a terceira e quarta etapas sejam integramente implementados, e que esta alteração seja encaminhada ao COPLAD para votação ainda em 2009. Com isto, se evita que os servidores sejam prejudicados no processo de avaliação, já que os setores e chefias ainda não têm conhecimentos e habilidades para participar do processo, conforme prevê a resolução em vigor.
------------------------------------------
Fonte: com informações de Rita Kavulak, da CIS-UFPR
2 comentários:
É preciso que todos os servidores fiquem atentos e cobrem da PROGEP um cronograma de implantação adequado a nossa realidade. Não podemos avançar sem o conhecimento necessários de todos os componentes do processo.
Nao era o Messias que ficava reclamando do esquema escolhido pra avaliação de desempenho? O que dizem agora, o que orientam? Nada. Estão por fora, nem querem mais saber, tão com a cabeça noutra, e a base é que fica desinformada.
Postar um comentário