-->

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vale-alimentação: sinal verde do Governo para o reajuste, mas ainda depende da aprovação do Congresso

Notícia veiculada ontem, às 16h02, pela "Folha Online" informa que o Governo autorizou incluir no Orçamento de 2010 um reajuste no vale-alimentação. Até aí não chega a ser novidade, pois neste blog já informamos semanas atrás que o Governo Lula realmente quer aumentar esse benefício, mas só em 2010. A novidade é que o relator do Orçamento 2010, Geraldo Magela (PT-DF), colocou esse reajuste em seu parecer, o qual ainda terá que ser votado no Congresso Nacional, o que ajuda em sua aprovação. Porém, só depois de os parlamentares aprovarem esse Orçamento é que os servidores terão garantia de um vale-alimentação um pouco mais justo.

Aí no Congresso é que a coisa pode complicar. Para pagar o reajuste, será necessário remanejar algumas verbas da proposta do Orçamento para 2010, como aquelas destinadas a numerosas emendas dos deputados, que as fazem para agradar suas bases eleitorais; que deputado, querendo se reeleger em 2010, vai abrir mão dessa grana de suas emendas? Além disso, a oposição de direita (PSDB e DEM) vai atacar esse reajuste do vale dizendo que é mais gasto excessivo com o funcionalismo e que o Governo Lula estaria com fins eleitoreiros para ganhar votos dos servidores para a candidata Dilma.

Com isto queremos dizer que, embora totalmente justo aumentar o vale-alimentação, congelado há anos, a batalha poderá não ser tão simples e até um pouco parecida com as brigas de 2008 e 2009 para o governo pagar na data acertada os reajustes salariais da Greve de 2007. É preciso pressionar parlamentares e ter disposição para mais esse combate, que, aliás, é um dos eixos do Dia Nacional de Luta da FASUBRA, amanhã, 21/10. O dia em que a Diretoria do Sinditest "lutará" em um coquetel no fim da tarde.

Para ler na íntegra a matéria original da "Folha Online", clique aqui e também aqui para notícia relacionada.

7 comentários:

Sérgio-medianeira disse...

Nessa vocês morderam a língua...

Coxa Branca disse...

Pois é, morderam e comeram literalmente.

Dodo disse...

Senhores Sérgio e "Coxa Branca",

No sistema formal de ensino, assim como no vestibular, existe uma coisa chamada "interpretação de texto", para verificar se o leitor realmente entendeu o que leu. Desculpem-me se posso parecer ofensivo, mas me parece que vocês cabularam as lições de aprender a ler e interpretar texto. Ou esqueceram o que possam ter aprendido.
Quando afirmam que este blog "mordeu a língua" sobre o tema do reajuste do vale-alimentação, só pode ser o caso de ler sem entender.
Há várias semanas o blog informou que o Governo quer dar o reajuste no vale, mas somente em 2010, e com faixas diferenciadas de acordo com o salario do servidor (vale maior para quem recebe menor salario), mas que ainda estavam estudando como fazer isso. Portanto, a vontade do Governo já estava estabelecida há algum tempo.
Ainda este mes publicamos, apenas reproduzindo, uma nota publicada no "Blog do Servidor", ligado ao jornal Correio Braziliense, cujo título era "Boato sobre o vale-alimentação"; o boato, no caso, era o de que o reajuste sairia ainda este ano. Acaso foi por causa desta matéria que os senhores entenderam que ESTE BLOG estaria desacreditando do reajuste do vale? Se foi por isso, voces se enganaram, ou não leram postagens anteriores e também não entenderam nada do comentário DESTA POSTAGEM.
O Reajuste no Vale deverá sair, mas não será um passeio isso, pode haver resistencias da oposição de direita, e até de deputados pro-governo que não queiram abrir mão de grana de suas emendas. Mas achamos que o reajuste será aprovado, pena que não pra já, pois depende da aprovação do Orçamento DO ANO QUE VEM. Talvez venha em fevereiro, março, abril.

Sabemos que os senhores apóiam a Diretoria do Sinditest que foge de se explicar sobre assuntos imobiliários, e que ela precisa jogar alguma notícia boa para os servidores depois do fiasco de nada avisar nem fazer quanto à perda dos 3,17 nos vencimentos. MAs, agora, é tarde, a perda já houve, e sem luta nenhuma esboçada pelos "Para Todos".

Não obstante, colegas, prossigam lendo e comentando. Do diálogo com respeito nasce a luz para achar os melhores caminhos para o Sinditest.

Dodo
Pela Editoria do Blog

Sérgio-Medianeira disse...

Parece q seu dodô é que não sabe interpretar texto. pois bem abaixo está escrito nesse blog "Boato sobre o vale-alimentação". Sabe o que quer dizer boato?? e outra não há menção sobre a fonte que seja do blog do servidor.

Luis Otávio disse...

Faço uma aposta. Se o vale for reajustado em janeiro eu dou todo o meu salário pro Coxa e pro Sergio.
E olha que não é pouco. he he he

Dodo disse...

Definitivamente, Sr. Sérgio, é você quem não presta atenção no que lê. O "boato" de que se trata na postagem chamada "Boato sobre o vale-alimentação", datada de 13/10/09, é o de que o reajuste seria anunciado no Dia do Servidor, isto é, em 28/10/09, como sendo uma coisa garantida para ocorrer ainda este ano! Isso está claro no seguinte trecho DAQUELA POSTAGEM:

"Apesar de muita gente ouvir pelos corredores que o governo vai presentear o funcionalismo com o reajuste do tíquete bem no dia em que o setor público celebra sua força de trabalho..."

O que você entende por "presentear... com o reajuste do tiquete bem no dia [28/10]" ? Que em 28/10/09 ganha-se o vale reajustado, digamos, para o mes seguinte, isto é, novembro/2009. Só que isso não é verdade. O reajuste só poderá vir em 2010, inserido no Orçamento do ano que vem.

Será preciso ser mais claro? Todo o texto dessa postagem chamada "Boato sobre o vale-alimentação" não é de autoria deste Blog 'Avançar na Luta', mas sim do Blog do Servidor, e esta fonte está informada, sim, no rodapé daquela postagem. Limitamo-nos a reproduzir o que escreveu o jornalista do Correio Braziliense.

Compre ou atualize seu óculos, sr. Sérgio, e vá tomar aulas de interpretação de texto.

Regina disse...

De um capacho dos Sindi rolo não se podia esperar outra coisa.
Total falta de entendimento dos assuntos abordados e apoio cego e incondicional a tudo que seus dominadores fazem.
Vale falsificar Ata, vale sumir com urna, vale dar cria em escrituras de uma mesma transação imobiliária, vale fazer assembléia fantasma, vale tudo.....
Uma vergonha.