-->

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Quem entende mesmo o que é o "Fórum dos Dirigidos"? Chefias x chefiados?


Foram instalados banners em alguns pontos da UFPR chamando a comunidade universitária para uma reunião no dia 15/6, intitulada “Fórum dos Dirigidos” (vamos abreviar aqui, carinhosamente, como “FoDi”). Hoje, setores da UFPR são brindados com o agradável ruído de um carro de som convocando alunos, professores e técnicos para a dita reunião do FoDi, marcada para as 10h30 no pátio da Reitoria. Temos ouvido, entretanto, muitos servidores se interrogando: “afinal de contas, que negócio é esse?”

SINDITEST, APUFPR, DCE-UFPR e Asufepar encontraram-se em 17 de maio último e resolveram se articular para debater a situação da UFPR. Até aí, tudo bem, não tem nada de novo, e é bom que as entidades conversem bastante entre si, façam ações conjuntas para atender os interesses da comunidade. O SINDITEST publicou em seu site, em 24 de maio, um “Manifesto” expressando os objetivos dessa nova articulação, pela qual se cria o tal do FoDi [clique aqui para ler a íntegra do Manifesto].

Nesse “Manifesto”, está dito que o FoDi pretende ser uma “forma de contraposição aos diversos fóruns de dirigentes (...) – dentre eles o dos diretores de setor, coordenadores de graduação e pós-graduação e chefes de departamentos”. Logo, ao se falar em contraposição, temos a dicotomia Chefias x chefiados, certo? Vai ser uma nova versão da luta de classes dentro da UFPR?


Representação do todo ou de uma parte?
As quatro entidades fundadoras do FoDi são entes de direito privado atuando dentro de um ente público (UFPR) em defesa dos interesses de categorias trabalhadoras (docentes e técnicos) e do segmento estudantil, devendo por princípio representar TODOS os seus filiados. Ora, um Forum de “Dirigidos” supõe um encontro apenas daqueles filiados não detentores de chefias, logo, excluindo quem tenha cargo dirigente, do reitor até o mais simples chefe de seção, correto? Então, como conciliar a função de representar todos os filiados com a convocação de um encontro que pressupõe a exclusão de uma parte deles? Está difícil de entender.

E, para confundir mais ainda, há um presidente de entidade criadora do FoDi que não é dirigido, é dirigente, pois é chefe da Central de Transportes. Por tudo isso, não é surpresa haver tanta gente na UFPR sem compreender para que servirá o tal FoDi de amanhã. Além de muitos não gostarem do adjetivo “dirigidos” apenso ao nome do Forum.

Colegas dirigentes das Diretorias das entidades, não era mais fácil parar de reinventar a roda e simplesmente trabalhar a realização de Assembléias Comunitárias (para todos os membros da comunidade, independente de função), como tantas vezes já deu certo no passado?

5 comentários:

Luis Otávio disse...

Vai ser muito engraçado esse Forum
Na UFPr habitualmente os dirigentes são docentes e os dirigidos são tecnicos.
Isso só será efetivo se realmente tiverem coragem de dizer a verdade. Nossos dirigentes são doutores em física, quimica, filosofia, mas não entendem nada de gente, nem de gestão.
Aposto meu salário do ano todo como não terão a coragem de assumir essa verdade. Aposto que não terão coragem de enfrentar uma categoria que tomou conta das posições de poder na UFPr e não abre mão disso.
Enfrentamento e coragem não são o ponto forte dos nossos representantes. São mais chegados a um acordão que os favoreça e que se danem os outros.

Sérgio-MD disse...

Mas é impressionante. Os caras deste blog só criticam mesmo. Mesmo quando não há o que criticar. já começo a desconfiar que é um grupo de destrambelhados que atira para todos os lados.
Em resumo uns sem rumo...

Dodo disse...

Sr. "Sergio-MD",
Terá lido com atenção a postagem? Aprendeu a fazer interpretação de texto na escola?
Se afirma que "os caras deste blog só criticam mesmo", sequer deu atenção ao trecho em que se escreve "é bom que as entidades conversem bastante entre si, façam ações conjuntas para atender os interesses da comunidade." Os "caras" deste blog acham positivo que as direções das entidades se articulem e chamem a comunidade, que voltem a fazer assembleias comunitárias. O que não se entende é esse curioso viés de "dirigidos".

Além disso, vale lembrar mais duas coisas, seu "Sergio-MD":
1-Este Blog é de OPOSIÇÃO à Diretoria do Sinditest, logo, nada mais normal de que aqui haja bom número de críticas ao que julgamos errado ou irregular nas ações dessa Diretoria.

2-Em 2008 e 2009 participamos de várias assembleias, fazendo propostas e sugestões à Diretoria e nos dispondo a participar de Comissões auxiliares sobre alguns assuntos do sindicato. Nossas sugestões nunca foram implementadas e a atividade de nossas companheiras foi tolhida, desprezada e até aviltada. Depois disso, para que continuar dando a cara a tapa. Nessa não entramos mais.

Mas, se você é fã dessa Diretoria, tudo bem, fazer o quê, (mau) gosto tem pra tudo.

Milton-UFPR disse...

Sr DodÔ: Li com atenção e o Sr. Sérgio-MD está correto. Logo de início o texto já ironizou abreviando o forum para "fodi". Também com o "ruído" do carro de som. Nada demais, este artifício - carro de som - também é usado para chamar greves, mas aqui é ruído. E por aí vai.
Parem de lamúrias e formem - se conseguirem - um grupo para tirar esses que não representam a categoria (sinditest)ano que vem e aí poderão aplicar todas as "boas coisas" que pretendem...

PARANÁ disse...

Realmente o Milton é uma piada, continua escrevendo o que não sabe!

por um acaso o sr. tem a certeza que eles irão terminar este mandato?

eu já estou convicto que não.

vamos ver sr. Milton quem é que esta delirando.

a esperiencia foi valida, agora quero ver se vai dar em alguma coisa, conhecendo a turma, digo que logo logo não passara de lembranças.

e realmente os pronunciamentos, mais parecia que estavam enfrente o muro das lamentações.

deveriam usar o dinheiro da categoria para realmente trabalhar coisas concretas , não um faz de conta.

não é a ELEIÇÃO PARA O PAPA, porem estão criando uma GRANDE CORTINA DE FUMAÇA em torno dos problemas existentes, ate quando será que vai?!!!