-->

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Se arrependimento matasse...

Se arrependimento matasse, haveria uns 30 mil ex-servidores públicos PDVistas já no pijama de madeira. PDVistas é a designação daqueles servidores públicos que se deixaram seduzir pelo canto de sereia do Governo FHC nos anos 90 do século passado e aderiram aos enganosos Planos de Demissão Voluntária.

FHC queria reduzir o tamanho do Estado e das políticas públicas. Um dos caminhos, além da escandalosas privatizações, foi diminuir o número de servidores via PDV. O servidor recebia uns trocados de indenização do Governo Federal (parecia muito dinheiro, na época) e pedia demissão. A maioria que fez isso, sonhando mudar de vida, abrir negócio próprio etc, quebrou a cara e se arrependeu da adesão ao PDV. Agora, querem voltar ao serviço público. Merecem?

O Presidente Lula acha que não. Segundo ele, "os pedevistas não merecem anistia. O cidadão foi chamado, fez um acordo e assinou o seu nome. Ou seja, não é possível que, depois de assinar o acordo e gastar o dinheiro, ele retorne”.

No entanto, pela pressão de PDVistas, na Câmara dos Deputados apareceu o Projeto de Lei 4.293/2008, que anula os efeitos desse enxugamento da máquina dos tempos tucanos e autoriza a reintegração dos que optaram pela demissão voluntária. Isso pode beneficiar ao menos 10 mil pessoas que foram servidores do RJU, num total de cerca de 30 mil PDVistas. Esse Projeto até agora foi aprovado em uma Comissão de Trabalho (a CTASP) da Câmara, mas ainda tem que passar pelas Comissões de Finanças e pela CCJ.

Pelo texto do Projeto, de autoria do dep. Leonardo Picciani (PMDB-RJ), o pessoal seria reintegrado aos cargos e órgãos de origem, mas o dinheiro recebido como indenização do PDV teria que ser devolvido à União. O que você acha? PDVistas arrependidos merecem anistia?

5 comentários:

PARANÁ disse...

ME LEMBRO MUITO BEM DAS MESAS NO TEATRO DA REITORIA PARA RECEBER OS PEDIDOS DO PDV, DAS EXPLICAÇÕES DADAS, MAS O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO NAQUELE MOMENTO, ERA QUE O INCENTIVO FINANCEIROS ERA MARAVILHOSO, QUERO DIZER OUVE POR PARTE DO GOVERNO FHC UM INVESTIMENTO MUITO PESADO PARA ENGANAR OS SERVIDORES, E FELISMENTE ELE FHC NÃO CONSSEGUE SEU INTENTO, POIS NA MATEMATICA DELES ESTE NUMERO DE 30 MIL, NÃO TINHA ATINGIDO NEM UM MILÉSIMO DO QUE QUERIAM, QUERO DIZER O TIRO SAIU PELA CULATRA.

MAS INFELISMENTE ALGUNS SE ENCANTARAM COM AS PROPOSTAS APRESENTADAS ACEITARAM E RECEBERAM SEUS VALORES, PENSSANDO QUE AQUELE DINHEIRO IA DURAR PARA A VIDA TODA, E ACREDITO QUE MAIS DE 90% DOS PDVistas SE LASCARAM, TEVE SERVIDORES QUE ATE SE SUICIDARAM, OUTROS FICARAM NA RUA DA AMARGURA, ATÉ HOJE CONHEÇO ALGUNS QUE ESTÃO NA PIOR.

QUEM SOU EU PARA DIZER SE DEVEM OU NÃO VOLTAR, SE TEM OU NÃO DIREITO DE VOLTAR.

AGORA TEM UMA COISA, SE REALMENTE TIVEREM QUE DEVOLVER O DINHEIRO RECEBIDO CORRIGIDO, POR MAIS QUE SE DESCONTE MENSALMENTE SÓ UMA PORCENTAGEN DO SALÁRIO, EU PARTICULAMENTE ACREDITO QUE NUNCA DEVOLVERÃO TODO O MONTANTE, ACHO QUE ESTA SITUAÇÃO É UMA FACA DE DOIS GUMES.

ACREDITO QUE HAVERÁ GRANDES DEMANDAS JUDICIAIS, PRINCIPALMENTE PELOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS, E ATÉ MESMO PELO CONTRIBUINTE E TODOS AQUELES QUE FORAM APROVADOS EM CONCURSOS OU ESPERAM PARA REALIZAD-LOS ATRÁS DESTAS VAGAS.

Guaracira disse...

Infelizmente muita gente se deu mal com o PDV, até porque os valaores realmente eram convidativos...
Mas voltar atr´s, readimitir todo esse poovo??? Sei não, afinal de contas ninguém foi obrigado a assinar nada, foi decisão individual, pensada ( ou não)...não sei , tenho minhas dúvidas...Esse pessoal seria readimitido no mesmo cargo, classe, nível, padrão de vencimento ou entratria no início de carreira??? Como seria???

E como ficam os novos que estão aguardando concurso? Seria justo com uma boa parcela da população que é jogada na sociedade logo após o término de um curso superior ou mesmo técnico-profisionalizante e que precisa batalhar arduamente para conseguir uma colocação? E a Constituição, que no caso de servidor público, diz que a admissão é somente via concurso???
Há que se pensar... POde ser apenas um belo golpe eleitoreiro...

Milton-UFPR disse...

Pensei que iam dizer que a culpa era do messias e tonimho ou de toda essa diretoria do sinditest. Ué???

Luis Otávio disse...

Na opinião do Milton o PDV é culpa do Belotto e do pessoal que apoia o Blog

Guaracira disse...

Não Milton. Ao contrário de ti, que vai jogando de qualquer maneira teus comentarios aqui no blog, tem gente que consegue ver diferenças, ver a realidade com clareza, aplaudindo quando acha certo e abrindo o debate - COM BOM SENSO - quando a situação ou assunto requer.
Ficar escrevendo abobrinhas e mesquinhezas são pra os pobres de espírito, que não conhecem perdas nem vitórias, pois não saem de cima do muro ou do ostracismo comodo de quem não vai à luta e não assume posturas concretas e firmes.