-->

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Opacidade, translucidez e transparência

O grupo de servidoras e servidores que banca este blog é chato. Chateia a Diretoria do Sinditest cobrando o tempo todo que eles realizem a verdadeira transparência: que exponham no veículo mais barato e acessível da atualidade - a internet - as coisas que estão fazendo, a sua contabilidade de modo fácil de entender, seus planos de emprego dos recursos fielmente pagos pelos filiados.

Mas a Diretoria sindical também é chata, porém sem o direito de sê-lo. Não publica nem esclarece nada, nem sequer no jornal impresso. Alguém aí, que nos lê agora, lembra de algum jornal impresso trazendo balancetes mensais, trimestrais, o que for? Apesar de uma declaração por escrito do presidente Wilson Messias de que cumpre o Estatuto, a Diretoria não o cumpre, pois nunca realizou Assembleias de prestação de contas como manda o Estatuto.

Talvez agora menos ainda queira a gestão "Sindicato Para Todos" (todos? Hahahaha) ser transparente em suas contas e atos... O presidente, em especial o vice-presidente sindical, estão vendo no que dá se arriscar ser transparente. Os deputados chefões da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), após anos de pressão da sociedade, abriram um portal de Transparência meia-boca na internet, mas isso bastou para que se conseguisse puxar o fio da meada de uma montoeira de maracutaias de deputados e altos funcionários da ALEP, como se tem visto nas denúncias da Gazeta do Povo e do canal 12. Entenderam?

5 comentários:

PARANÁ disse...

com relação a um SITE de transparencia no SINDITEST, acredito que não esteja longe de acontecer.

mas não porque eles irão fazer isto, mas sim por força da lei é só aguardar e todos entenderão do que estou falando, e como bem foi colocado no BLOG, fios começarão a serem puxados, e descobertas acontecerão.

só dou um alerta, não se assustem com o que a categoria vier a descobrir, pois as maracutaias são grandes.

Milton-UFPR disse...

Poi é mas eu estou sabendo que na gestão Belotto várias coisas ficaram obscuras na questão da transparência.Começando pela Besta, pela conta de fundo de greve e por aí vai...
Aguardem que essas maracutaias dos Diretoress à época virá à tona em breve. Aguardem...

Guaracira disse...

Milton, em relação à Besta e ao fundo de greve, não tem nada obscuro, sabes por quê?

1) foi relizada uma assembléia exclusivamente para prestar contas sobre o FUNDO DE GREVE. Esta prestação de contas foi aprovada, inclusive por vários atuais Diretores do sinditest que lá estiveram presentes. Não houve uma contestação sequer.

2) a respeito da aquisição da Besta, esta questão igualmente foi esclarecida e comprovadamente solucionada,sendo, inclusive, noticiada em jornal do próprio sindicato - não lembro agora em qual edição-o pagamento/ressarcimento que Belotto realizou ao Sinditest.

Assim, caro colega, procure estar mais informado antes de escrever coisas aqui ou em outro lugar. Mesmo que sejas um partidário ou simpatizante ou mesmo grande amigo dos Diretores sindicais, ainda assim é bom parar e analisar as informações que chegam, pois pareces ser uma pessoa com uma certa formação, com discernimento, capaz de ler, analisar e bem interpretar qualquer texto. Não te deixes levar pelos boatos, procura realmente saber dos reais acontecimentos. Te garanto que é bem melhor, mais confiável e até mais prazeroso.

Luis Otávio disse...

O Milton ficou sabendo e não foi investigar?
Se os caras detonaram sua grana porque você não tomou qualquer atitude? E porque a atual diretoria levanta essa lebre e não prova nada?
Fica cada dia mais provado que tudo foi dito só pra desviar a atenção de coisas que estão acontecendo agora, bem debaixo do nosso nariz.

Rita de Cassia disse...

Difícil aguantar a repetição de coisas que já estão mais do que batidas, faladas, provadas e aprovadas.
A falta de interesse em assuntos como o VBC, insalubridade, direito de greve, reajuste ZERO pra 2011, pestação de contas, transparência e outros deveriam sim ocupar a atenção das pessoas.