Pois é, não é, colegas. O Sinditest fez assembleia na semana passada, elegeu delegados para a Plenária da FASUBRA, e nem eles nem o site do sindicato informou as deliberações. Legal, não? Mas, uma visita ao site da FASUBRA nos permite informar uma decisão muito importante para os servidores, no tocante à eleição presidencial deste ano: a FASUBRA aprovou o apoio claro à candidata Dilma Rousseff.
Naturalmente, os grupos de ultraesquerda da FASUBRA, nos quais se inscrevem os diretores do Sinditest Carla Cobalchini, Bernardo Pilotto e José Carlos, tiveram uma crise alérgica depois disso, mas o fato é que a FASUBRA orienta para que em cada base se organizem Comitês Pró-Dilma, para derrotar o risco do retrocesso neoliberal tucano da candidatura Serra.
Vejam abaixo o trecho do Relatório da FASUBRA que trata do assunto e que os delegados do Sinditest estão sonegando até agora à base que pagou a viagem deles a Brasília:
"Proposta apresentada: confirmada a candidatura da companheira Dilma Rousseff para Presidência da República, do Campo Democrático e Popular, a FASUBRA orienta a organização de Comitês Pró-Dilma nas Universidades, com a participação dos técnico-administrativos em educação, docentes e estudantes. No Lançamento dos Comitês nas Universidades, apresentar um Manifesto com a Agenda dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação, contendo as principais reivindicações da Campanha Salarial, Universidade e os principais eixos da pauta geral Agenda da Classe Trabalhadora."
Foi apresentada uma questão de ordem pela ultraesquerda (grupos 'Vamos à Luta' e 'Base') contra essa decisão mas ela foi derrotada na votação dos delegados da Plenária da FASUBRA: 38 votos a favor da questão de ordem; 54 votos contrários à questão de ordem e 3 abstenções.
Agora perguntamos por que é que os/as delegados/as do Sinditest que foram à FASUBRA não informam essa decisão e outras para a base que lhes pagou deslocamento de avião, hospedagem e alimentação em Brasília, fora a parte de 'lazer'. Porque a diretora de imprensa Carla, que é contra Dilma, não quer divulgar que foi derrotada em suas teses ultraesquerdistas?
12 comentários:
Por Elaine Tavares - jornalista
A decisão da plenária da Fasubra sobre as eleições presidenciais não causou surpresa alguma naqueles que vem acompanhando a ação desta federação desde o começo do governo de Luis Inácio. Hegemonizada por um grupo que sempre esteve nas fileiras do PT e do PCdoB (aliados incondicionais do governo), a Fasubra, desde 2003, vem guinando suas ações para a sempre nociva conciliação de classe. Tanto que a famosa greve de 2003, imposta pela base contra a reforma da Previdência, acabou de forma inusitada com uma proposta de nova tabela salarial. Esta mesma que aí está e sobre a qual ainda seguem sendo necessários ajustes e mais ajustes. Na verdade, a lei tirada daquela fatídica greve mais parece um gigantesco minotauro, comento todas as esperanças de uma carreira de verdade. É certo que vieram ganhos financeiros para alguns, isso não dá para negar, mas as perdas políticas foram e seguem sendo grandes. Uma delas é essa que se expressa na última plenária: a federação continua dominada por uma razão de estado, totalmente perdida de suas funções de organizadora da classe trabalhadora. Com esta decisão de orientar a formação de comitês para “companheira” Dilma em todas as universidades, a Fasubra assume ainda mais a cara governista, mostrando que um dos seus preceitos mais importantes, a independência diante de qualquer governo, está perdido nas teias do processo eleitoral.
Dodo,
deixa de ser inocente, a diretoria e os delegados que lá estiveram, vão repassar as informações no baile de hoje dia 19, que terá inicio as 23 horas.
calma companheiro, deixa os caras divulgarem as suas maneiras, se eles tem claro que é no baile o melhor local para fzaer estas divulgação, estão mais perdidos que cego em tiroteio.
espero que dancem muito nesta noite, que poderá ser a derradeira, e apos esta noite o encanto poderá acabar a qualquer momento, ai terão que enfrentar a realidade da vida e que será DURA.
agora este baile é relacionado a alguma comemoração especial, será que perdi alguma conquista da categoria e não estou sabendo?!!
Paraná, eu recebi o convite e eles me disseram que o baile é para festar e para comemorar a vitória sobre seu grupo há 3 anos longe do sinditest. Agora pra desviar do assunto, nem comentou o post que transccrevi da elaine tavares que é bem coerente...
Elaine Tavares, uma militante cheia de exotismos de Santa Catarina, cuja chapa foi derrotada ano passado no Sintufsc, escreve com o esquerdismo com que sempre escreveu. Sua opinião não vale um tostão furado nem jamais levou o movimento da UFSC a avançar, mas, ao contrário, a se isolar em posturas radicaloides.
Ela provavelmente vai apoiar uma opção à direita na eleição presidencial, se nao for ficar encastelada numa torre de marfim de sua imensa pureza ideologica.
Agora, seu Milton, queria entender qual a SUA posição. Você é contra Dilma? Apoia Serra? Ou apoia a candidata da Natura? Ou apoia um dos candidatos da ultra-esquerda?Plinio, Ze Maria, Rui Pimenta?
comentar o que Sr milton?!!!!
o comentário de uma mentora sua! sendo esta ainda de um campo da politica que só enxerga seu umbigo, de uma esquerda radical que está querendo crescer, nem que para isto tenha que levar todos para o buraco, vá te catar Milton, perdeu a coragem?, ou não quer escrever mais besteiras, talvez seja este o motivo de estar postando comentários de terceiros.
com relação ao GRUPO POLITICO a qual pertenço, para seu governo, estamos afastados do SINDITEST desde o ano 2000 por decisão nossa, e esta decisão tem tudo a ver com a sentença que esta muito proxima de ser conclusiva, e na hora que o juiz bater o martelo, quero ver voce e este grupo ai cantar de galo, primeiro que a mascara será arrancada e politicamente estarão mortos e com a FICHA SUJA, sendo assim a categoria se livrará da representação destes traia em qualquer estancia desta UFPR, FASUBRA e qualquer lugar que os Tecnicos-Administrativos tenham cadeira de representação.
pois quem fez o que fez, e continua fazendo, não tem moral nenhuma para representar a categoria dos Técnico-Administrativos não tem o direito em falar em nome desta valoroza categoria, muito menos ter seu nome estampado em uma placa em uma sede administrativa da entidade, pior ainda é a sede administrativa levar o nome de um deles, ISTO É UM ABSURDO!!!!!!
simpesmente foram lá colocaram o nome e nem satisfação a categoria foi dada, pois se fosse feita em assembléia esta discussão, seria o primeiro a ser contra, pois se concordace com isso, estaria concordando com os prejuizos causados por eles, então jamais vou aceitar que a sede administrativa da entidade a qual faço parte, leve o nome de quem não representa a luta, mas muito pelo contrário, representa o atraso e muitos prejuízos para toda a categoria.
como um assunto puxa o outro fazer o que!!!!!
Realmente agora vi que só vcs são os donos da verdade mesmo. Embora a jornalista ser de "esquerda radical" o artigo dela está absolutamente certo. O Sr Dodõ segue segamente o que o seu partidão diz e ponto. O se Paraná que quer um carguinho também segue o que seu partido PT diz e ponto. Vão se catar.
NINGUÉM é DONO da verdade, seu Milton. A PRÁTICA é o critério da verdade, e isso serve para a pelegada diretora do Sinditest, para a exótica Elaine da UFSC e para nós. O que eu sei é que esse povinho que era da antiga diretoria do Sintufsc sempre combateu mudanças importantes havidas no governo Lula e na prática sempre reforçou o discurso da direita neoliberal.
Conheço Elaine pessalmente e admiro a capacidade de luta dessa companheira!
Ela tem lá seu jeito "meio estranho", mas tem massa cinzenta funcionando e faz muito bem a crítica.
Que alguns Diretores da Fasubra apoiem este ou aquele candidato, faz parte da cidadania, mas recomendar às suas bases que formem comitês elitorais pró qualquer candidato, é, no mínimo, brincar com a categoria.
Enquanto se preocupam em formar comitês nas IFES, várias questões primordiais para a categoria deixam de ser analisadas, discutidas, encaminhadas, como por exemplo a questão salarial para 2011 - não temos nada e a votação do orçamento é logo; a questão da racionalização dos cargos; a questão da ascensão funcional a questão dos trabalhadores das Fundações de Apoio; a questão do VBC e muitas, muitas outras que estão ligadas diretamente aos TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. mAS QUE NADA...É PRECISO APOIAR ESTE OU AQUELE CANDIDATO PARA PODER GARANTIR OS CARGUINHOS NO GOVERNO!
SINDITEST segue no mesmo caminho, no mesmo ritmo...
Maria Clara: Parabéns!!!
Maria Clara. parabéns pelo conteúdo muito explicativo e bem elaborado. disse tudo e acertou em cheio. sem contestações. é disso que esse blog precisa.
Independente de apoiar esse ou aquele candidato não podemos esqueçer os longos anos de congelamento salarial. Mas por conta desse apoio não podemos fazer de conta que todos os problemas citados pela Maria Clara não existem.
Temos um sindicato inoperante dançando a música de uma federação que só pensa na eleição.
Também quero registrar meu apoio a Maria Clara. Ela falou pouco, mas disse tudo e com muita objetividade.
Isso sim é colaborar e não ficar escrevendo asneiras que não contribuem em nada. Parabéns!
Postar um comentário