-->

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Democracia e Universidade

O ícone maior do jornalismo-esgoto da grande mídia - a revista "Veja" - dedica a capa e várias páginas de sua edição desta semana ao banalíssimo tópico do Twitter denominado "Cala a boca Galvão". Nesse mesmo lixo de revistão, reservou-se o gueto de meia página para registrar (aliás, de modo cretino) a morte do único Prêmio Nobel de Literatura da língua portuguesa, o notável escritor lusitano José Saramago. Típico de uma imprensa vagabunda o que "Veja" fez.


Neste momento em que o Conselho Universitário da UFPR analisa a reivindicação dos movimentos da comunidade universitária por mais uma vaga de representação nesse conselho, destinada a aposentados, vale a pena prestar homenagem a Saramago, publicando um texto dele bastante pertinente - "Democracia e Universidade", um dos últimos escritos seus. Ali, Saramago afirma que a Universidade,

"... sendo, como é, lugar privilegiado de pluralidades e encontros, congrega todas as condições para suscitar, estimulando-a, uma aprendizagem prática e efectiva dos mais amplos valores democráticos, começando pelo que me parece fundamental: o questionamento da própria democracia. Há que procurar a maneira de reinventar de alguma forma a democracia, de arrancá-la à imobilidade a que foi condenada pela rotina e pelo descrença, bem ajudadas, uma e outra, pelos diversos poderes políticos e económicos a quem convém manter a decorativa fachada do edifício democrático, mas que nos têm impedido de verificar se por trás dela ainda algo existe. Se quereis a minha opinião, o que ainda resta é, quase sempre, usado muito mais para armar de eficácia as mentiras que para defender as verdades...."

Leia na íntegra "Democracia e Universidade" indo ao item de página na coluna ao lado ou clicando aqui.

6 comentários:

Milton-UFPR disse...

Saramago é gênio mas não supera o Gessimiel Germano. Esse sim é imbatível...

Luis Otávio disse...

Gessemiel é bom , mas não é Deus. Deus só um. Aquele todo poderoso, insuperável, incorruptível, bom, batalhador das nossas causas.
Vamos dar glorias e aleluia a ele por ter aceito ser nosso representante sindical.

GESSIMIEL GERMANO (PARANÁ) disse...

Milton,
observe bem o final deste texto!

"usado mais para armar de eficácia as MENTIRAS que para defender as VERDADES"

as verdades foram feitas para serem ditas e mostratadas, não para serem e viverem escondidas,
esta é a suposta DEMOCRÁCIA e TRANSPARÊNCIA aplicada pela diretoria do SINDITEST-PR, esconder tudo e procurar fazer da mentira uma meia verdade.

Saramago foi sim um Gênio tenho que concordar com voce neste sua definição.

agora concordo com voce quando diz que sou imbativel, se for em relação ao jogo que estou jogando com esta diretoria, pode ter certeza este jogo não perco, até já brinquei com eles se sabiam jogar Xadrez, e que naquele momento estave lhes dando um Xeque, mas passado o tempo, hoje é real, portanto é XEQUE MATE.

Milton, OBRIGADUUUUU, por mencionar meu nome sou fã deste nome maravilhoso.

PARANÁ disse...

me esqueci Milton,

"este (GESSIMIEL GERMANO) é meu verdadeiro nome de batismo, E QUAL É O SEU?"

largue de usar outro nome e se identifique com seu verdadeiro nome, ou fauta-lhe coragem?

Formiga Atômica disse...

Realmente, Milton você é ilário!!!
Até mesmo numa materia onde se presta homenagem ao grande escritor Saramago, você consegue ser insuportável, irônico, sarcático e pedante, atestando desta forma a falta de cultura, sensatez, bom senso que por alguns segundos e em algum comentário que você postou aqui eu tive esperança de ter identificado...Grande engano!!
Você tem um obssessão pelo Paraná, que dá margens a muitas e variadas interpretações....

Milton-UFPR disse...

Obsessão que o Paraná e seu grupo acima do bem e do mal, puros e incorruptíveis voltem ao sinditest e guiem nosso povo para o melhor...