Qual será o comportamento da mídia hegemônica – ou do PIG (Partido da Imprensa Golpista), segundo o rótulo irônico do jornalista Paulo Henrique Amorim – na cobertura das eleições presidenciais de 2010? É possível incluir no acirrado debate sucessório uma plataforma para democratizar os meios de comunicação? O Estado, através de políticas públicas e regulamentações, pode ter um papel mais ativo para estimular a diversidade e pluralidade informativas como contraponto à ditadura midiática?
Estes são alguns dos temas em debate no Seminário “A mídia e as eleições de 2010”, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio, no auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. O evento também será palco para o lançamento do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A nova entidade, que reúne jornalistas e lutadores sociais, tem como objetivos contribuir na luta pela democratização da comunicação, fortalecer a mídia alternativa e comunitária, promover estudos sobre a estratégica frente midiática e investir na formação dos comunicadores sociais.
Barão de Itararé inspira a luta contra o PIG
“Barão de Itararé” é o apelido irreverente com que ficou famoso o jornalista Aparício Torelli (1895-1971), considerado um dos criadores da imprensa alternativa no país e o “pai do humorismo brasileiro”. Itararé é uma referencia sarcástica à batalha que nunca houve entre a oligarquia cafeeira e as forças vitoriosas da Revolução de 1930. Criador dos jornais “A Manha” e “Almanhaque”, ele ironizou as elites, criticou a exploração e enfrentou os governos autoritários. Preso várias vezes, nunca perdeu o seu humor.
Mais atual do que nunca, o Barão de Itararé agora ajudará a inspirar a luta contra os barões da mídia, que estão em plena ação, utilizando seu duplo poder – econômico e ideológico – para interferir nos rumos políticos do país. A nova entidade conta no seu conselho com jornalistas progressistas, como Luis Nassif, Leandro Fortes, Luiz Carlos Azenha, Maria Inês Nassif, Rodrigo Vianna; renomados intelectuais, como Venício Lima, Marcos Dantas, Dênis de Moraes, Laurindo Lalo Leal Filho; responsáveis pelos principais veículos alternativos do país e várias lideranças dos movimentos sociais.
Programação do Seminário
As inscrições para o Seminário “A mídia e as eleições de 2010” se encerram em 12 de maio e custam R$ 20,00. As vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato com Danielli Penha pelo telefone (11) 3054-1829 ou pelo endereço eletrônico britarare@gmail.com. Abaixo a programação:
*Dia 14 de maio, sexta-feira, às 18h30
A cobertura jornalística da sucessão presidencial
- Maria Inês Nassif – Jornal Valor Econômico;
- Leandro Fortes – Revista CartaCapital;
- Paulo Henrique Amorim – Sítio Conversa Afiada;
- Altamiro Borges – Portal Vermelho.
*Dia 14 de maio, sexta-feira, às 21 horas.
Coquetel de lançamento do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Local: Auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (Rua Genebra, 25)
*Dia 15 de maio, sábado, 9 horas:
Plataforma democrática para a comunicação.
- Marcos Dantas – professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- Luiza Erundina – deputada federal do PSB-SP;
- Manuela D’Ávila – deputada federal do PCdoB-RS;
- Igor Felippe – assessoria de imprensa do MST;
*Dia 15 de maio, 14 horas:
Políticas públicas para democratização da comunicação.
- Ottoni Fernandes – secretário executivo da Secom;
- Regina Lima (Abepec) – presidente da Abepec;
- Jandira Feghali – ex-secretária de Cultura do Rio de Janeiro;
- José Soter (Abraço) – coordenador nacional da Abraço.
*Dia 15 de maio, 17 horas:
Lançamento do livro “Vozes em cena – Análise das estratégias discursivas da mídia sobre os escândalos políticos”, de Regina Lima.
- Local: Salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo
----------------------------
Fonte: Blog do Miro
Nenhum comentário:
Postar um comentário