-->

terça-feira, 31 de março de 2009

Norte-americanos também vão às ruas protestar contra a crise e ajuda a bancos

Os endinheirados engravatados que fazem negócios na famosa Wall Street, em Nova York, vão dar de cara com um protesto popular na próxima sexta-feira, 3 de abril. Uma articulação de organizações e movimentos chamada "Resgatem o Povo" ("Bail out People") vai marchar pela Wall Street, especialmente diante da sede da seguradora AIG. O protesto reivindica um programa de empregos consistente, uma moratória nos processos de hipotecas e despejos e contra a ajuda econômica dada pelo governo americano ao sistema financeiro local.

A crescente raiva do povo americano contra o comportamento ultrajante da seguradora AIG é sustentada pelo fato de que centenas de bilhões de dólares estão sendo direcionados para o resgate dos mais ricos de Wall Street, enquanto o desemprego e os despejos não páram de aumentar em todo o país. Mesmo levando a AIG à semi-falência, os altos executivos da AIG receberam bônus de milhões de dólares como "prêmio" por seu trabalho fracassado, dinheiro que faz parte da ajuda bilionária dada pelo governo dos EUA para salvar a AIG.


O movimento fará uma campanha nacional a favor da criação de um programa emergencial de empregos, semelhante ao idealizado na década de 1930. A lei promulgada recentemente é considerada 'muito pouco eficaz' para reduzir significativamente o número de 20 milhões de desempregados. ''Os desempregados precisam de um programa realmente eficaz contra o desemprego, e isso precisa acontecer imediatamente'', afirmam os dirigentes do movimento.
----------------------------------------------------------------------------------
Fonte: com informações dos Portais Vermelho e Bailoutpeople.org

Nenhum comentário: