-->

domingo, 8 de novembro de 2009

Oxigenar e renovar o Sinditest - uma exigência para o avanço do movimento

Acima, o camaleão político Dr. Antonio Néris queima cartaz de Lula (Foto: Folha SP)

Neste mês de novembro, o Sinditest completa 17 anos de sua fundação. Depois das inúmeras jornadas de luta que levaram ao fim da ditadura militar em 1985, a nova Constituição Brasileira promulgada em 1988 permitiu o direito aos servidores públicos de constituírem sindicato, quando antes só existia a ASUFEPAR. Assim, uma assembléia geral dos servidores pôde reunir-se no Anfiteatro 100 do Edifício D. Pedro I e fundar o Sinditest em 05/11/1992.


Houve lutas e avanços no período desde a fundação. Mas um problema se constata nessa trajetória: existe pouquíssima renovação nos quadros dirigentes do sindicato. Pessoas se perpetuam na diretoria da entidade, e isso é um problema na medida em que tendem a se burocratizar, a manter métodos viciados e atrasados de direção e dificultam a afirmação de novas lideranças. Isso não é bom para o avanço do movimento, atrapalha a ampla participação e o exercício da democracia.


No Sinditest de hoje, há pessoas que, tendo sido fundadoras do sindicato, parecem nutrir um sentimento de serem donas particulares da entidade e, sempre que aparecem lideranças novas, caso não se submetam, seu crescimento é tolhido pelos veteranos. O caso mais notório é o do Dr. Antonio Neris, atual vice-presidente: está em sua 5a. gestão à frente do Sinditest. Num total de 8 gestões bianuais, ao longo desses 17 anos, o Dr. Neris foi presidente por 3 mandatos e 1. vice em 2 mandatos, totalizando 10 anos de diretoria. Tornou-se um burocrata sindical, agenciador de favores pessoais para filiados, adotando comportamento político oportunista: foi do PT até 2003, rompeu, foi candidato pelo PSDC de centro-direita, e este ano tentou sem sucesso voltar ao PT.


Dr. Antonio Néris é emblema da falta de renovação no Sinditest, assim como a Chapa 1 que busca reeleger-se no dia 19/11. A própria Chapa 1 também é símbolo da falta de renovação, pois todos os diretores atuais querem continuar, exceto dois (um desistiu e outra teve que ser trocada por exigëncia da Comissão Eleitoral). A somatória dos anos de cargos sindicais dos membros da Chapa 1 de situação passa dos 70 anos!


Por isso afirmamos sem hesitar: o avanço do movimento sindical dos técnicos da UFPR e UTFPR passa pela ampla renovação dos quadros dirigentes do Sinditest. E a chance de renovar está no dia 19/11, votando na Chapa 2 de Oposição - "Sindicato é pra Lutar!", majoritariamente composta de lideranças novas e com grande presença feminina.

23 comentários:

Coxa Branca disse...

O Sinditest sempre se alternou entre o grupo do Néris e a Turma do Paraná. E sempre os grupos com seus interesses...
Agora pedem renovação??

Dodo disse...

Sr. "Coxa",
Do jeito como escreveu seu comentário - dizendo que o sindicato "sempre se alternou entre o grupo do Neris e a turma do Paraná" - nota-se que ou você está sem memória ou desinformado. A primeira diretoria definitiva do Sinditest, 1994-95, foi presidida por Neris e todos os grupos e lideranças fundadores da entidade estavam nela presentes. Roseli Isidoro presidiu por duas gestões, 1996 a 1999. Néris voltou a presidir de 2000 a 2003 (duas gestões), nas quais houve participação da antiga CSC e do Bloco Classista (pessoal da Escola de Química) e também mandou na gestáo 2004-2005, presidida por Moacir, desta vez numa diretoria exclusivamente de seu grupo. Houve o interregno então da heterogênea gestão Belotto, apenas apoiada pelo grupo de Roseli Isidoro (mas sem contar com pessoas do grupo dela), gestão que incluía apoio do grupo da Asufepar (representado pelo proprio Belotto), CSC, mais um grupo do HC, parte do Forum do Pessoal de Nivel Superior.
É muito simplismo dizer que se trata de uma alternância Neris/Roseli, inclusive porque a atual gestão é principalmente comandada por Messias e não por Neris.
É preciso sim renovação.

PARANÁ disse...

Coxa Branca, voce deve se informar melhor, o grupo a qual faço parte e com muito orgulho, deixamos o Sindicato em 1999, já se passaram 10 anos, e não se preoculpe, que é por pessoas igual a voce, que não temos interesse nenhum em voltar, até porque crescemos muito depois que deixamos de concorrer, e as pessoas que ai estão só se apequenaram e pior que se apequenar, foi deixar a categoria de lado para atender a interesses particulares, e voce pode ter certeza que sei do que estou falando, ao ponto que voce deveria participar mais e conhecer a história do SINDITEST.
e só para te lembrar, quando fomos acusados de ladrões no inicio de 2000, soltamos um documento para a categoria onde afirmavamos, que em respeito a categoria, só pensariamos de voltar a concorrer quando provacemos perante a JUSTIÇA, a nossa inocencia.
algo que graças ao Bom DEUS, já ocorreu por tres vezes, voce sabia que néris e sua turma que praticou e vive praticando sacanagem com o dinheiro da categoria, já foram condenados por TRÊS VEZES! en nosso processo por calunia e difamação!!!
Coxa Branca, porque ao inves de comentar o que não sabe, venha falar comigo, com toda certeza consseguirei a arrancar não o sisco que esta no seus olhos, mas uma tora que esta na frente deles.

Maria Lucia disse...

O coxa só reclama. O que será que ele faz pra que as coisas mudem.
Com a palavra seu coxa.......

Vera disse...

Está mais do que na hora de as pessoas votarem com responsabilidade.
Não basta ouvir as denuncias. Sejam de um lado ou de outro.
É preciso ver os documentos, as provas. O lado que não mostra as provas certamente é mentiroso.
Chega de acreditar cegamente em tudo que as pessoas falam pra se manter no poder.
Se falam que tem falcatrua na venda da chácara tem que provar.
Se falam que tem gasto de telefone, super faturamento, etc, tem que provar.
Chega de achar que o ouvido do filiado é pinico. Chega...!!!

Rita de Cassia disse...

Realmente está na hora de uma renovação. Vamos dar a oportunidade de as pessoas mostrarem seu trabalho, e só depois criticar ou elogiar. Vamos acreditar na força da mulher brasileira, guerreira, forte e corajosa. Vamos dar um voto de confiança pra nossa colega Guaracira Flores.

Anônimo disse...

O oportunista Neris, querendo se dar bem... foi candidato em 2002 a deputado federal pelo PT, e no ano seguinte estava tentando ser popular ao queimar o cartaz de Lula, hoje o presidente da republica mais querido da história do Brasil... aí o safado do Neris quis voltar pro PT, pra se beneficiar da popularidade do Lula e ser candidato a dePUTAdo de alguma coisa. Por mim, vai ser dePUTAdo da pqp. Ainda bem q o PT o rejeitou, esse safado que faz rolo com a grana dos servidores.
Lamento não poder divulgar meu nome, mas sei de perto o quanto esse cara é safado e sacana.

Anônimo disse...

Vera, se quiser ver os documentos, é só me procurar no RU - Restaurante Universitário (central), terei o maior prazer em mostrar a quem quer que seja, pois a verdade foi feita para ser dita e mostrada como voce recomenda.
estou no seu aguardo e de quem quizer.
um abraço.

Coxa Branca disse...

Parece que o Dodô e Paraná não conseguem entender o óbvio: O que quero dizer é que sempre são as mesmas pessoas polarizando. Na fundação as mesmas pessoas que se dividiram e deram origem a essa polarização que dura até os dias atuais. Neris, Roseli, Messias, Paraná. Sempre um tá apoiando a sua turma.Mudar mesmo seria uma chapa pura sem esses nomes citados. E cada grupinho com seus interesses, sim...

PARANÁ disse...

o ultimo comentário não é anônimo, apertei a tecla sem querer.

Sueli disse...

Antonio Neris não é só simbolo de velhice e falta de mudança no sindicato. É simbolo de truculencia, desrespeito, mal educacao, machismo e tudo de ruim. QUem nao reza na cartilha dele vira pior que o demopra ele mas acho que ele que virou demo. Se acha. Se acha dono do sindicato. Se acha que pode maltratar colegas que nao concordam. Um babaca isso sim. Quero mais que se dane esse coisa ruim e quem tiver com ele

Dodo disse...

Sr. "Coxa", você é que não entende. Quem não larga o osso e está sempre polarizando, como voce diz, é o veteranissimo burocrata Antonio Neris, que pelo visto voce venera, enquanto o antigo polo representado por Roseli partiu pra outra, na medida em que ela se tornou vereadora e não mais disputou o sindicato, embora seja do livre arbitrio dela apoiar outros grupos e lideranças que surgem contestando o atraso sindical representado por Neris aliado ao sr. Messias. Por isso digo que é uma simplificação, não bate com a realidade nem com a história recente.
O Sindicato hoje está entre a opção de continuar na mesma toada imobilista pelega e assistencialista ou voltar a ser um sindicato de luta. Pelo visto, voce, como neromessianista, deve preferir um sindicato amorfo, parado, fazedor de festinhas e churrascos. Legal: Asufepar-2. Como Messias não conseguiu ganhar a Asufepar do Kachel, resolveu transformar o Sinditest em uma associação.
Perdem os filiados, sem luta sindical, só com festas e bla-bla.

Anônimo disse...

Nao consig entende poque tanta reiva com eles sao tan bom com a gente

Coxa Branca disse...

Pois é, é só vencerem as eleições dia 19/11 e tá resolvido. entra o teu grupo "renovado". A roseli se elegeu vereadora usando o sindicato e conseguiu o objetivo dela. não gosto do néris e não tenho nada contra o messias. na era belotto o sindicato continuou inoperante. ganhem as eleições e parem do chiar seus resmungões.

Regina disse...

Não precisamos de um sindicato bonzinho. Precisamos de um sindicato que lute por melhores salários, que lute por eleição direta no HC, que lute pelo fim do assédio moral ao invés de ficar dando cursos sobre o assunto. Precisamos de um sindicato que seja transparente e honesto. Precisamos de um sindicato que encaminhe as deliberações das plenárias da Fasubra. Precisamos de um sindicato de verdade e não desse ai que faz caridade, festas, lanchinhos e fica grudado no reitor lambendo suas botas. Esse que ai não faz o enfrentamento necessário pra conquistar nossos direitos. Esse ai faz acusações sem prova, fala muito, mas não faz nada.
É preciso mudar.

Anônimo disse...

Eu que não consigo entender quando uma pessoa diz que eles são tao bom com a gente.... O que nós estamos precisando é um sindicato que lute por nossos direitos, que brigue por aumento, que coloque advogados que atendam o sindicalizado que briguem pelo nosso 3.17 que foi cortado e não fiquem com cara de que não é com eles, de um sindicato que não minta quando vende um imóvel e some com uma grande parte do dinheiro e não explique no bolso de quam foi parar. Vamos mandar o Antonio trabalhar.

SANTA IGNORÂNCIA disse...

Coxa Branca, continua falando besteira, ve se aprende a falar e escrever o que voce tenha conhecimento, não espalhar inverdades, quando a companheira Roseli se elegeu vereadora, ela já estava fora do sindicato a muitos anos. é só voce voltar no tempo e confirmar a grande besteira que voce escreveu.

Dos Santos disse...

Essa Chapa2 é tão incompetente e Burra que fiquei sabendo que estão pedindo a impugnação de toda a chapa candidata para coordenação da seção sindical da UTFPR. Mais votos perdidos lá pois é lógico que agora eles vão trabalhar com mais força pela chapa1

Dodo disse...

Aos leitores do blog, alertamos que, em face do período de campanha eleitoral de intensa disputa, alguns tem se excedido nas palavras e usado termos de ofensa que não podemos tolerar para publicação. Esperamos que a argumentação, mesmo que muito dura, possa acontecer sem necessidade de recorrer a termos de baixo calão e que configurem ofensa pessoal grave, sob pena de não publicação. O que ultrapassar o tolerável será recusado, como já temos feito nestas últimas semanas.

Dodo
Pela Editoria do Blog

UFPR em ALERTA disse...

Dos Santos, primeiro voce diz que todos da UTFPR, concordam com o que esta acontecendo no sindicato, verdadeiros desmandos, até agora não explicaram a negociata da chacara.
Dos Santos, aqui pras banda da UFPR, ta correndo um E-mail de um pedido de impugnação feito pelo paraná, e lendo e relendo este pedido, tenho que concordar com o cara, não prestaram conta no tempo certo e depois simulam uma assembléia de prestação de conta próximo da eleição, só para poder concorrer isto é demais não acha?
os caras fazem um pedido a diretoria sobre a venda da chacara , e já se passaram mais de 30 dias e nada, eu tambem quero saber quem é que esta com a verdade o paraná ou a diretoria do sinditest!
mas pelo que li concordo plenamente com o paraná, quem não usa da transparencia com seus filiados não devem concorrer, por aqui as coisas estão muito claras.
e por ai Dos Santos, se é que é verdade quais foram os motivos deste pedido? precisamos saber tambem, pois pelas banda da UFPR, o povo não tá concordando com esta falta de compromisso com a base, se tem uma explicação já passou da hora, mais de trinta dias.
e tambem não acho que as pessoas da UTFPR concordam com isto como voce afirma, do geito que voce coloca, da a entender que todos concordam com as coisas erradas realizadas, pare um pouco e pensse Dos Santos.

CAP-FURACÃO disse...

É isso aí. VAMOS ELEGER ESSA CHAPA. A CTB tem que receber mais verba do sinditest ano que vem. ainda mais que deve passar um dia de contribuição sindical. Dodô continue firme trabalhando pela CTB...

Dodo disse...

Sr. "CAP",
Parece que o senhor quis fazer ironia com a relação entre sindicato de base e central sindical. Pode fazer, tem seu direito de "brincar". Mas o tema é sério. Deve ou não um sindicato de base do serviço público ligar-se à luta de outras centenas de sindicatos através de uma central? Pensamos que isso é necessário, pois há muitos interesses comuns entre os trabalhadores do serviço público, seus colegas de outras áreas públicas e os de todas as demais áreas. Pra isso serve uma Central.

No entanto, entendemos que a ligação orgânica da categoria dos técnicos da UFPR/UTFPR com uma Central Sindical (em especial a CTB ou a CUT, ambas atuantes no movimento da UFPR) somente pode ser concretizada depois de um debate amplo com o conjunto da categoria, de modo aberto, às claras, democrático.

Se a chapa "Sindicato é Pra Lutar" vencer a eleição do dia 19, poderemos promover esse debate, com toda a tranquilidade, somente em 2011, e assegurando os pontos de vista tanto dos que acham necessário somar-se à luta de todos os trabalhadores quanto o dos que acham que é melhor continuar sendo uma ilha.

Pode cobrar esse debate franco e democrático. Ele ocorrerá, se vencermos, e se não, persistiremos no atraso.

Joao E. disse...

Antonio Neris de tipo humilde que era virou pelegão de direita de primeira... que pena.