-->

sexta-feira, 13 de março de 2009

A resposta que (quase) nada respondeu

Em 3 de março protocolei um Requerimento no Sinditest solicitando informações sobre a viagem de diretores do sindicato ao Fórum Social Mundial ocorrido em Belém em janeiro último (ver matéria "Acesso à informação sindical é um dos direitos do filiado do Sinditest"). No Ofício 033/2009 (veja a íntegra dele na janela de comentários), datado de 03/03/2009, assinado pelo presidente do Sinditest e entregue a mim em mãos no final da Assembléia Geral do dia 4, estava o que supostamente era a resposta às minhas interrogações. Mas o ofício foi mais uma réplica formal e não continha as respostas aguardadas. Acrescente-se que na fase de informes da Assembléia do dia 4 a Diretoria nada disse sobre a viagem a Belém.

No Requerimento eu perguntava basicamente: Quais diretores do Sinditest viajaram a Belém? Com qual critério foram escolhidos para viajar? Se o sindicato tinha custeado toda a viagem, quanto foi gasto ? Por que não fizeram divulgação prévia do evento para toda a base e o que os que viajaram vão dar de retorno para a base que os sustentou na viagem? Pelos corredores da universidade, comentou-se que os diretores viajantes teriam sido, pelo menos, Márcia Messias (secretária geral), Jonas Pinto (tesoureiro geral), Carla Cobalchini (diretora de imprensa), José Carlos Assis (2º. Secretário), Antonio Aleixo (1º. Tesoureiro). Esperávamos que a própria diretoria confirmasse isso.


No Ofício 033/2009 a Diretoria somente respondeu indiretamente que foi o Sinditest quem bancou a viagem. O Presidente do sindicato escudou-se no Artigo 2 do Estatuto da entidade para afirmar taxativamente que tinha a prerrogativa de designar quem ele bem entendesse para viajar e ponto final. Nada mais foi respondido. Mesmo que se reconheça terem-se dado ao obséquio de “responder” ao meu Requerimento de informações, praticamente nada informaram. Convenhamos: não é nenhum exemplo de prática transparente no uso dos recursos dos filiados. Transparência que se espera agora que a Direção do Sinditest pretende adquirir um novo imóvel.

11 comentários:

Anônimo disse...

----------------------------
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO TERCEIRO GRAU PÚBLICO DE CURITIBA, REGIÃO METROPOLITANA E LITORAL/PR.
CNPJ no. 68.700.806/0001-26

Curitiba, 03 de março de 2009.

Of. 033/2009

Caro Servidor.

Parabéns pela cobrança. Apesar de seu pouco empenho na vida funcional dos servidores Técnico-Administrativos da UFPR, e pelo seu grande empenho político partidário, conforme seu requerimento, esclareço:

Art 2º. – São objetivos e prerrogativas do SINDITEST-PR (grifo meu) (...)
b)eleger ou designar os representantes da respectiva categoria, (grifo meu).
f)fazer-se representar em eventos ou atividades em que isto se fizer necessário.
l)Promover Congressos e Conferências, assim como participar de outros promovidos por outras instituições a fins [sic] ou irmãs, através de representantes eleitos ou designados nos termos deste estatuto, (grifo meu).

Como o senhor pode observar cumprimos à risca o que determina o estatuto desta entidade, e, posso lhe garantir que não concordo em absoluto com o estatuto vigente, mas fui eleito para cumpri-lo.

Convenhamos que participar do Fórum Social Mundial é uma obrigação de todas as entidades sindicais e mesmo não sendo um servidor meramente político, vi a necessidade do SINDITEST-PR participar das atividades promovidas pela FASUBRA neste fórum.

As contas e os atos desta diretoria sempre estiveram abertos ao CONSELHO FISCAL eleito e a qualquer associado. Estamos a sua inteira disposição se vossa senhoria necessitar de maiores esclarecimentos.


Saudações Sindicais

Wilson Venzel Messias
Presidente

========================
Observação: a expressão "(grifo meu)" foi usada pelo autor do ofício, Wilson Messias, para sublinhar as palavras "prerrogativas", "designar" e "designados".

Anônimo disse...

Bela resposta ou melhor, falta de resposta esta do Sindicato!
Mostra o quanto prezam ou melhor DESPREZAM a transparência.

Uma diretoria que se preze usa da prerrogativa assegurada pelo Estatuto da Entidade, mas jamais foge das respostas e dos questionamentos de seus filiados. Ora, por que não responder objetivamente? Se a consciência ~de ter feito o certo está assim tão tranquila, por que a Diretoria optou em atacar o colega Dodô questionando inclusive o empenho deste nas questões funcionais dos TA da UFPR? Por que não responde com clareza e transparência o valor gasto nessa viagem, o nome dos Diretores que foram passear, ops, participar do Fòrum em Belém??? Onde está, Diretoria, a transparência e clareza tão apregoados por vocês???

Conversa pra boi dormir...Querem enganar a quem? Cuidado que nem mesmo a grande base de vocês do HC está assim tão crédula! Já tem gente ( e não são poucos) fazendo questionamentos pelos corredores HCzianos...
Cuidado, ninguém pode enganar a tantos por tanto tempo!

Anônimo disse...

Interessante notar também a declaração do companheiro Messias sobre discordar "em absoluto" do Estatuto do Sinditest, mas aparentemente nada fazer para mudá-lo para uma norma mais democrática, menos centralizadora e não hiperpresidencialista.

E quanto ao presidente opinar sobre meu suposto "pouco empenho na vida funcional", é de espantar como ele consegue trabalhar no HC, presidir o sindicato e ainda querer ser o juiz avaliador do desempenho de colegas que trabalhama em outro canto da UFPR... Deveras muuuuito respeitoso da parte dele!

Anônimo disse...

Dodô: querer transparência donde somente vem a truculência e ousadia sem rumo é querer demais!!! Por favor, deixe a truculência reinar e a falta de transparência prosperar até que a BASE consiga perceber quem está "tocando" o Sinditodos, pois esperar que essa turma administre com ética e transparência é SONHAR ACORDADO!!! Perguntar não ofende: você sabe quem são os membros do Conselho Fiscal? Por que não houve Prestação de Contas, já estamos no Segundo ano de Gestão?
Lá pelas bandas da UTFPR, quem sãoos membros do Conselho Fiscal? Houve eleição de acordo com o Regimento Interno? Acredito que eles são mais organizados e já devem ter feito Prestação de Contas, Eleição de Delegados e também Eleição de Conselho Fiscal Atuante e Fiscalizador do dinheiro da categoria. Espero não estar enganado, mas vou verificar!!! Depois informo.

Anônimo disse...

Algum já viu um funcionário ser criticado em seu desempenho só porque questionou o patrão? Eu já vi e muito, principalmente no HC.
Até podemos esperar essa atitude vindo de um chefinho qualquer, mas do sindicato nunca.
Tá ficando claro quem eles representam.
Eta pelegagem safada.

Anônimo disse...

Turistas, o filme!

Anônimo disse...

Eu acho que todos os nossos coleguinhas que viajaram para Belém vão fazer uma caravana pela UFPR para contar aos colegas o que viram e ouviram, e para mobilizá-los para as grandes lutas sugeridas pelo Fórum.
Ah, sim, eu também acredito no Coelhinho da Páscoa com certeza !!!!!

Anônimo disse...

1º- posso estar enganado mas,o SINDITEST em parceria com a UFPR promoveram um curso de ASSÉDIO MORAL. esta resposta do Presidente de nossa entidade, me parce que se enquadra em assédio moral ou não?

2ª- o estatuto é muito claro, prerrogativa do SINDITEST, quem é o SINDITEST? são mais de 5000 mil filiados, e estes filiados tem que participar destas deliberações através de assembléias. o SINDITEST não é de propriedade dele, para dizer que faz o que quer, que é sua prerrogativa. eslicito ao presidente que leia o

Artigo 29º inciso VI, que diz;
- Elaborar relatório de atividades do SINDITEST a cada exercício, juntamente como balanço do exercício e demais prestações de contas e, com o parecer do Conselho Fiscal, dentro dos prazos fixados neste regulamento e legislação em vigor, para a devida aprovação pela Assembléia Geral Ordinária;

3º- O Forum Social, não é organizado pela FASUBRA, portanto não pode afirmar que foi promovido, por INSTITUIÇÕES A FINS OU IRMÃS.

4º- se relamente tivece a nescessidade da participação como afirma o presidente, teriam no minimo realizado uma bela coleta de assinatura para o abaixo assinado organizado pelo forum, para entregarem a organização do FORUM, nem isto fizeram e voce querem o que?

5º- dizer que a nossa Federação FASUBRA, organizou uma atividade especifica neste FORUM, afirmar isto, é duvidar da inteligencia das pessoas.

6º- o SINDITEST não é uma associação onde as pessoas se associão, mas sim um ENTIDADE DE LUTA onde as pessoas se FILIÃO. e todo e qualquer filiado tem ser respeitado em suas opiniões, mesmo que seja divergente, até porque já diz o dito popular, "que toda unanimidade é burrice" fazer oposição consciente é salutar para o crecimento das pessoas e da propria entidade.

isto é o que tinha para dizer no momento,
Saudações sindicais a todos,
PARANÁ

Anônimo disse...

Muita ingenuidade achar que eles iam mostrar os comprovantes de gastos pra algum filiado.

Anônimo disse...

Uma coisa que nao entendi disso foi: no oficio de resposta do sindicato o presidente Messias diz que está tudo lá aberto para quslquer filiado conferir. Mas então por que já não prestou todas as informaçoes pedidas pelo requerimento do Dodo ?
Os diretores do sindicato querem que um filiao tenha que IR NA SEDE e pedir pra eles abrirem os livros?

Eu defendo que todas as contas da entidade deveriam ser publicadas na internet. Se um sindicato de trabalhadores quer cobrar que os governantes publiquem os gastos do governo na internet, então eles tem que fazer o mesmo!

Anônimo disse...

Muito boa suas colocações, Adriano!
Falou pouco e disse tudo, disse muito1
Também o Paraná esclareceu bem, citando artigos do Estatuto do Sindicato, que nosso presidente parace nao conhecer...

É isso ai, minha gente, precisamos ficar alertas e cobrar transparência! Do contrário, cadê o moral pra cobrar do patrão??