-->

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Eleição da reitoria da UFPR pode ter somente duas candidaturas

Pré-candidatos Marcos Sunye (Informática) e Ricardo Marcelo (Direito)

Marcos Sunye versus Ricardo Marcelo - pode ser esta a disputa pela gestão 2016-2020 da Reitoria da UFPR.  Suspeitada, anunciada, des-anunciada, anunciada de novo e novamente desmentida, uma terceira propositura, que viria do grupo zakista que comanda atualmente a administração, na figura do professor Mulinari, aparentemente não acontecerá.

Os participantes da atual gestão de Zaki Akel ficariam, assim, "liberados" para apoiar um dos dois contendores.  Comenta-se pelos corredores da Universidade que a maioria dos ex-zakistas estaria acorrendo para dentro da campanha do professor Ricardo, do Direito, a qual se caracterizaria mais com tinturas de "chapa-branca".

A confirmação da eleição bipolarizada virá no dia final de inscrições dos postulantes, que deverá ser 17 de junho.

O Conselho Universitário reuniu-se em 2 de junho e aprovou 6 de outubro como data da sessão do Colégio Eleitoral que, formalmente, elaborará a lista tríplice de nomes a ser enviada ao MEC para a indicação do novo reitor. Também estabeleceu que interessados no pleito podem se inscrever desde 6 de junho na SOC.

A Comissão Paritária de Consulta (CPC) faz reunião na tarde de 3a.feira (7/6) para concluir e publicar o regimento da eleição direta, abrindo inscrições de chapas de reitor(a)/vice a partir de 13/6.  Definindo-se que somente haja duas chapas, a consulta direta deverá ser no final de setembro, permitindo mais tempo para debates no maior número de campi possíveis.

Amanhã (7), o Sinditest fará assembleia geral para debater alguns itens polêmicos das regras eleitorais, evento marcado para o anfiteatro do 7. andar do Anexo B do HC, a partir das 09h30.  APUFPR e DCE já realizaram suas assembleias sobre o mesmo tema na 6a.feira passada.

Nenhum comentário: