-->

quinta-feira, 22 de março de 2012

TCU vai investigar hospitais universitários

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu ontem (21) abrir auditorias em hospitais universitários de todo país, para analisar contratos de prestação de serviços. De acordo com o relator da medida, ministro José Jorge, serão investigados pelo menos um hospital em cada estado da federação e no Distrito Federal.

Já no estado do Rio de Janeiro, o alvo das investigações será o Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), retratado na reportagem exibida no programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (18), que mostrou empresários e representantes de quatro empresas oferecendo propina para prestar serviços para a instituição.  Além do oferecimento de propina, a reportagem também exibiu um esquema de simulação de concorrência entre empresas para burlar licitações.

De acordo com o presidente do TCU, Benjamim Zymler, o setor de inteligência do órgão já está empenhado na investigação das quatro empresas flagradas na reportagem: Bella Vista Refeições Industriais, Locanty Soluções (da área de coleta de lixo), Rufolo Serviços Técnicos e Construções e Toesa Sérvice (locadora de ambulâncias).
------------------------
Fonte: Agência Brasil

3 comentários:

eclético.com disse...

Hummmm!Já sinto cheiro de batata assando, acho que depois desta notícia muito HU vai por as barbas de molho, afinal segundo a servidora Renata Cava,ao meu ver o comportamento mais deplorável de toda a gravação denunciada, principalmente quando ela observa que a sua propina poderia até ser paga em um schoping,pois facilitaria e riu descaradamente e para encerrar seu ato sórdido ainda disse que esta seria a ética praticada no mercado. Sabem é por estas e outras que a gente fica se perguntando....Será que esta é uma das razões pelas quais muitos servidores não se arriscam muito a denunciar os desmandos junto as Instituições que fazem parte????

Afrodite disse...

TCU de olho nos HU's há muito tempo e em todo o Brasil. Mas cá pra nós: a maioria dos HU's é a verdadeira "casa da mãe Joana"...
Alguém tem de fazer alguma coisa..tomara que não acbe em pizza!!

Romanus! disse...

Essas denúncias tem o foco da desmantelação do serviço público perante a população com intuito exclusivo em obter apoio do povo para a privatização, trata-se de uma politica neoliberal do estado minimo e concentração no setor privado. Mas, se o Estado não dá conta de fiscalizar seus servidores com todas as ferramentas licitatórias, imaginem onde irá parar os serviços de saúde gerenciados por entidades privadas!???
O que precisamos é de uma CGU forte, um MPU forte e uma polícia federal ativa, sem falar no TCU que deve minunciar muito mais suas análises de acordo com os preços de mercado e não simplesmente verificar se o dinheiro foi repassado aqui e acolá.