-->

sexta-feira, 30 de março de 2012

"Pesquisa" eleitoral para Reitoria da UTFPR terá resultado oficial em 2 de abril

Marcos Schiefler Filho (à esquerda) e Carlos Cantarelli, candidatos à Reitoria da UTFPR

Aconteceu ontem (29) a eleição direta para a Reitoria da UTFPR, ali chamada formalmente de "pesquisa" na comunidade universitária.  O processo consultivo não é paritário como na UFPR, uma vez que o voto de alunos recebe peso de 20%, enquanto vale 80% o conjunto dos votos de docentes e técnicos. 

A coleta de votos encerrou-se às 21h de ontem nos doze campi da instituição. As duas chapas concorrentes foram encabeçadas pelo atual reitor Carlos Eduardo Cantarelli e pelo diretor-geral do campus Curitiba, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.

Finda a votação, iniciou-se a apuração pelo restante da noite e madrugada, cujo resultado extraoficial ainda não temos.  O resultado oficial será divulgado na segunda-feira (2/4) e o nome vencedor será então encaminhado para o Conselho Universitário acatar e encaminhar ao MEC. Informações poderão ser buscadas na página específica da UTFPR sobre o processo.

Atualização às 14h25:
Reitor Cantarelli vence a consulta.
Cantarelli recebeu 43,4% dos votos, vencendo a outra chapa encabeçada pelo diretor-geral do campus Curitiba, professor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, que ficou com 34,8% da preferência dos eleitores.

Dos 2.605 servidores da universidade, entre professores e técnicos administrativos, 2.330 votaram, 89,4%. A abstenção entre os alunos foi maior, dos 23.655 estudantes, apenas 43% participaram do pleito, 10.162 estudantes.

A vitória de Cantarelli foi definida pela opinião dos servidores da UTFPR. Do total de votos da categoria, 39,1% foram para a chapa do atual reitor e 30,6% para Schiefler. Entre os alunos, cujos votos têm apenas 20% do peso do resultado do pleito, os dois candidatos ficaram com 49% - mas Cantarelli também venceu com uma diferença de 50 votos.

Dos servidores, Marcos Schiefler obteve mais votos apenas nos campi de Curitiba e Pato Branco. Em relação à escolha dos alunos, Schiefler só ganhou a preferência dos estudantes dos campi de Curitiba (Centro e Ecoville), Campo Mourão e Toledo.
-------------------------
Fonte e foto: Gazeta do Povo

2 comentários:

Romanus! disse...

O povo está acostumando com reeleições de uma forma geral. Até parece que não gostam mais de alternâncias no Poder.
Há exemplos de Norte a Sul deste país, desde os municipios, Estados e passando pelas autarquias, sem contar Brasilia, é claro!!!
Quem abraça o Poder, não larga tão fácil. O importante é administrar a crise, rsrsrsrsr.

Administrativo UTFPR disse...

O Prof Schiefler perdeu a consulta para Reitor, mas ganhou em Curitiba e Campo Mourão. A Máquina venceu novamnente. Mas o resultado obtido pelo Schiefler foi muito bom.