-->

quinta-feira, 29 de março de 2012

Relato breve sobre a assembleia que elegeu delegados da UFPR ao CONFASUBRA

Anfiteatro do HC com o público presente à Assembleia do Confasubra

Ontem (28) de manhã deu-se a assembleia geral do Sinditest na qual foram escolhidos os/as delegados/as da UFPR para o XXI CONFASUBRA, no auditório do 7. andar do HC.  A reunião teve comparecimento baixo, considerando que a diretoria do Sinditest afirma ter feito esforços convocatórios grandes.  Entretanto, mesmo o caderno com os "nano-resumos" de algumas Teses do Congresso só ficaram prontos no final da semana passada, sem tempo hábil para distribuição e debate satisfatórios prévios.  Assinaram a lista de presença oficial pouco mais de 100 pessoas (permitindo 12 vagas titulares de delegados) e foram 106 os votos válidos dados às 3 chapas que se inscreveram no decorrer da assembleia.

Os grupos chefiados pelos tradicionais caciques Dr. Néris e Wilson Messias puseram de lado algumas diferenças recentes e se juntaram para formar a Chapa 1, identificada com a corrente nacional da FASUBRA conhecida como "Tribo".  Esta chapa contou com o inusitado apoio dos servidores Meri Ferreira e Mário Setim, apesar de antiga rusga entre essas pessoas que vem desde o ano 2000 e até gerou um processo judicial em que estes últimos cobram do Dr. Néris indenização pecuniária por danos morais.  Em política, boi voa, diz um velho ditado.  

A Diretoria do Sinditest, formada por seguidores de diversas correntes fasubrinas da ultraesquerda anti-Dilma ("Vamos à Luta", "Base", "Unidos Pra Lutar", "PSlivre" etc), apresentou-se como um bloco só na Chapa 2, repetindo os mesmos surrados argumentos de que só "varrendo a direção governista da FASUBRA" o paraíso na terra para os servidores chegará.  O resto da realidade do mundo não conta, somente importa a vontade daqueles que estejam na direção do movimento, uma versão sindical da frase simplória de autoajuda "Eu quero, eu posso".

Os servidores de base afinados com as posições da CTB e os da corrente sindical denominada CSD aliaram-se formando a Chapa 3 "Hora de ressignificar - Fasubra unida e de luta", cuja defesa oral foi feita por Dodô (Biblioteca Central), Daniel Mittelbach (Politécnico/Ciências da Terra) e Djalma Pedro (Neurologia/HC).


A apuração dos votos depositados em urna conferiu 46 votos para a Chapa 1, 44 votos para a Chapa 2 e 16 votos para a Chapa 3. Com isto, a Chapa 1 mandará 5 delegados, a Chapa 2 despachará outros 5 e a Chapa 3 enviará 2 delegados.  Como cada chapa inscreveu muito mais nomes do que as vagas conquistadas, caberá a elas internamente selecionar aqueles que serão os titulares e os suplentes.

Entre os nomes inscritos pela Chapa 1: Dr. Néris, Wilson Messias, Márcia Messias, Antonio Carneiro, Moacir Freitas, Meri Ferreira, Mario Setim.  Dos nomes arrolados pela Chapa 2, a maioria pertence à diretoria do Sinditest: Carla Cobalchini, Bernardo Pilotto, José Carlos Assis, Márcio Palmares, Cristiane, Bety (aposentada ausente na assembleia), Giuliano.  A Chapa 3 inscreveu como candidatos a delegados: Dodô, Paraná, Daniela Kindlein, Daniel Mittelbach, Djalma Pedro, Didimo Bandeira, Rafael Krasota,  Guaracira Flores, Julio Cezar Soares, Valter, Fernando Oliveira, Luiz Fernando.  

Desses nomes sairão os 12 titulares da UFPR que viajarão dia 9 para Poços de Caldas, onde representarão a base de 10 a 15 de abril. Este Blog espera que os participantes efetivos tragam relatórios individuais de suas participações no Congresso e, pela facilidade que a internet hoje propicia, possam enviar relatos parciais do andamento dos trabalhos durante o próprio evento.

12 comentários:

Debora Salles disse...

Oi Dodo, obrigada pela postagem, muito atensioso de sua parte.
Sinto um certo marasmo no movimento de luta como um todo... queira Deus q eu esteja errada e este ano seja diferente, vamos à luta, mas para vencer... saudaçoes a todos.

Julio Cezar GABRIEL dA FONSECA Soares disse...

"Os servidores de base afinados com as posições da CTB e os da corrente sindical denominada CSD aliaram-se formando a Chapa 3 "Hora de ressignificar - Fasubra unida e de luta",(...).
*
Reescreveria assim:
"Os servidores de base afinados com as posições da CTB e os da corrente sindical denominada CSD, Independentes e servidor da Articulação de Esquerda Sindical (AES/CUT) aliaram-se formando a Chapa 3 "Hora de ressignificar - Fasubra unida e de luta",(...)"
Pois, eu sou da AES.

PARANÁ disse...

Julio,
e eu sou INDEPENDENTE.

PARANÁ disse...

Esta PÉROLA, foi escrita e publicada no site do sindicato pelo BERNARDO PILOTTO Secretário Geral do sindicato.

"A assembléia teve participação relativamente baixa. Em nossa opinião, o baixo comparecimento é reflexo, por um lado, dos muitos anos de gestões burocráticas ou pelegas à frente do sindicato, que privilegiaram o assistencialismo em detrimento da politização da categoria e da mobilização e, por outro, do descrédito da categoria com a FASUBRA, especialmente depois da última greve. O Congresso da Fasubra, infelizmente, não é visto, pela maioria, com a importância que merecia".

1º será que já se esqueceu que ele e mais alguns diretores atuais inclusive a Presidenta Carla fizeram parte das diretorias dos 4 últimos anos?

2º será também, que já se esqueceu que a Carla também é da atual diretoria da FASUBRA?

Jogar as responsabilidades para outros é muito fácil, vocês não fizeram o que tinha que ser feito MOBILIZAR A CATEGORIA.

Não realizaram o que tinha que realizar, utilizar os meios de comunicação da entidade para fazer a divulgação, quer seja através dos editais, do jornal e da pagina da entidade.

Então se pergunta o que é que foi feito?

1º) foram criados 19 editais nos dias 28/29 de fevereiro, sem a devida publicação e muito menos sem a mínima divulgação a categoria.

E ai vem reclamar da baixa presença dos filiados.

Acordem e assumam de uma vez por todas as suas responsabilidades, será que vocês não percebem que estão jogando pedras em vocês mesmo!!!!

Janjao disse...

A dirtoria da carla deve ta meio cabrera de nao conseguir fazer mais delegado que a chapa do Neres... que qui aconteceu? Acabo a magia?

Ratinho disse...

Janjão não quebrou a magia, mas descobriu-se a mentira de campanha. Até agora nada. Nada de Assembléia de Prestação de Contas (igual ao Neris/Messias), nada de divulgação ampla das Assembléias de eleição/escolha de delegados (igual ao Messias/Neris), nada de debates e discussões na base (igual ao Messia), portanto, se era pra ficar igual outrora, então, que se volte àquela mesma hora. Neris de novo, visto que quem assume, não faz a luta e nem tão pouco o assistencialismo que o Neris/Messias fazia.
Há que se fazer alguma coisa, a base não é boba, conhece os oportunistas e com isso começam a ressuscitar o Neris que ao menos fazia a prática patrimonialista e fortacia a grandeza patrimonial do Sindicato e não ficava discutindo falsificação de editais aos quatro ventos da facebook. Tá na hora de começar a gestão Carla, senão Neris vem aí!!!!!

Roberto disse...

Como era de se esperar, o curralzao do HC se dividiu entre seus patroes sindicais, os velhos caciques e os novos, com direito a plateia ouvir bobajada de uma e da outra tribo.

Indignação disse...

De bobagem em bobagem a carruagem do Sinditest vai andando, cada vez mais pra trás... Falou Roberto!

Administrativo UTFPR disse...

E a turminha do Néris-Messias se preparando para a volta no ano que vem...

GLACI disse...

DODO, COMO ASSIM, NÃO ESTOU ENTENDEND. SEGUNDO A COMPOSIÇÃO DA DELEGAÇÃO QUE EsTÁ APOSTA NO SITIO DO SINDITEST, TEM LÁ TRES NOMES DE SERVIDORES INDICADOS, QUE NÃO ESTAVAM CONSTANDO NESTA MATÉRIA COMO INSCRITOS COMO CANDIDATOS A DELEGADOS PARA O XXI CONFASUBRA, SÃO ELES: O JOÃO WALTRICH E O OLIVARDO ACARIN, PELA CHAPA 01;
E, ANA PAULA C. COELHO PELA CHAPA 02.
AFINAL NO DIA ELES ESTAVAM INSCRITOS??? ESTAVAM PRESENTES A ASSEMBLÉIA? ASSINARAM A LISTA DE PRESENÇA NO DIA ASSEMBLÉIA?
PRA MIM ESTA SITUAÇÃO ESTÁ OBSCURA.... NÃO ENTENDI, VC ESTÁ SABENDO A REAL DOS FATOS?

Dodo disse...

Glaci,

Eu infelizmente não anotei os nomes concorrentes nas chapas 1 e 2, pra saber se entrou alguém que não constava ou que nem compareceu à assembleia. Só sei os 12 nomes da chapa que inscrevi, a Chapa 3.

Na véspera, eu e o Paraná procuramos debater previamente com diretores do sindicato o melhor encaminhamento da assembleia para evitar excesso de questoes de ordem e encaminhamento, chegamos a acordo em quase tudo, mas um ponto ficou em discórdia: defendemos que quem NÃO ESTIVESSE PRESENTE na assembleia não poderia ser delegado, enquanto a diretoria do sindicato defendia que podia.

Também é preciso conferir com exatidão se quem o Sinditest informou que viajou de fato viajou.

Um abraço pra voce.

Glaci disse...

Dodo, a questão é simples temos que ver a tal da ATA que foi encaminhada pra FASUBRA, lá vai constar quem são e se realmente estavam inscritos e assinaram no dia da Assembléia.... porque podem ter colocado depois tbm. O Sr João Waltrich que eu conheço, se não me engano é aposentado e nunca participou de movimentos da categoria..... a não ser que seja homônimo.... tá cheirando a "truta".....