-->

quinta-feira, 22 de março de 2012

87% dos trabalhadores obtiveram reajustes acima da inflação em 2011

Com exceção de parcelas do funcionalismo público - entre elas os técnicos das Universidades Federais, zerados - a maior parte dos trabalhadores obteve, em 2011, aumento salarial acima da inflação, segundo pesquisa do DIEESE.  De 702 unidades de negociação registradas em 2011 no Sistema de Acompanhamento de Salários do DIEESE, 87% conseguiram reajustes acima da inflação. Apenas 8% foram corrigidos pela inflação e 6% abaixo dela.

Conforme o DIEESE, tais números confirmam a tendência observada nos últimos anos - quando a maioria das categorias profissionais analisadas conquistou aumentos reais para os salários nas negociações de data base.  Isso contradiz discursos apocalípticos de setores ultraesquerdistas, aliados práticos de partidos da direita (PSDB, DEM), segundo os quais os trabalhadores só vem perdendo no cenário do atual governo.

O comércio foi o setor que apresentou o maior percentual de negociações com aumento real de salários - cerca de 97%. Somente 2% tiveram reajustes com os mesmos percentuais da inflação e pouco mais de 1% perdas reais.  Na indústria, 90% das negociações foram com aumentos reais e 3% abaixo. Já no setor de serviços, 76% obtiveram aumentos reais, 12% iguais ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo IBGE, e 12% abaixo.

Dentre as categorias de serviços, os que trabalham em bancos e empresas de seguro privados tiveram o segundo maior percentual de reajuste, com 1,78% de ganho real. O maior índice foi obtido pelo segmento do turismo e hospitalidade, com 1,86%.
------------------------------------------
Fonte: com informações da Agência Brasil

2 comentários:

Indiquinação disse...

Sabe por que não ganhamos nada senhores, e vamos continuar a não ganha, porque somos desarticulados e inoperantes, e também por pessoas que se dizem representantes da categoria, que ficam brincados de fazer política que não leva a lugar algum. Alias estas pessoas só beneficiam a si próprios, o resto é hipocrisia e enganação.

RATINHO disse...

O comentário está dentro das atuais ações dos dirigentes sindicais do Sinditest. Olham apenas o umbigo partidário e que se dane a BASE. Está na hora de mudar os rumos desse vento. Que esse vento sopre a favor da base, antes que passemos mais 01 ou 02 anos sem reposição de perdas salariais. Vamos agir Srª Carla e Sr. Bernardo!!!