-->

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

EUA: urinando sobre nossas cabeças



No vídeo acima, divulgado mundialmente, soldados dos EUA urinam sobre os cadáveres de afegães, enquanto fazem piada.

A sensibilidade contemporânea foi em grande parte anestesiada pela naturalização midiática da violência social e política. Imagens e relatos burocratizados descarnam corpos e estatísticas de sua história e humanidade. Intencional ou não, o mecanismo dissolve a fronteira que separa a vítima do algoz. Mesmo o sangue, assim derramado, não deixa espaço para suas causas seminais. Às vezes um ruído cênico sacode a monotonia. 

Risos sobre cadáveres, por exemplo. Soldados urinando sobre corpos sem vida. Vozes celebrando a 'chuva dourada' em corpos cinzas. Foi o que fez um vídeo postado no YouTube, nesta 4ª feira, em que mariners brancos, jovens, alegres aliviam suas bexigas e a humanidade que lhes resta sobre talibãs mortos a seus pés (http://www.liveleak.com). Um carrinho de pedreiro ao lado dos corpos, despejados com alguma simetria, e a sincronia real ou simulada das bexigas, sugere que a exibição teve o dedo de um cenógrafo cuidadoso. 

O virtuosismo amador ganhará seu minuto de glória para sucumbir em seguida no fluxo que já tragou outras cenas de horror. As fotografia vazadas de Abu Ghraib em 2004 e 2006, por exemplo; as fotos reveladas pela Der Spiegel, em março de 2011, em que soldados igualmente jovens, posam sorridentes segurando cabeças de afegães abatidos como se fossem troféus de caça; ou ainda a esquecida humilhação de prisioneiros em uniforme cenoura, encapuzadas e enjaulados de joelhos na base militar dos EUA, em Guantánamo, sem direito a julgamento, sem comprovação de crime, sem prazo para sair do limbo jurídico. 

O buraco negro da monotonia ensandecida poderia ser sacudido se o conformismo midiático desse à perversão a sua contrapartida racional. Humanos são feitos de razão e circunstâncias. As circunstâncias desse desfrute de impunidade tem sua origem institucional no arbítrio de um poder que reafirma sistematicamente seu direito imperial de decretar o estado de exceção a um planeta reduzido à condição de fronteira estendida de seus interesses. Foi o que reiterou o simpático Barack Obama na nebulosa dispersão do último dia de 2011. 

Horas antes de embarcar de férias ao seu Havaí natal, o democrata eleito com a promessa de fechar Guantánamo, revalidou o Ato de Autorização de Defesa Nacional. Na essência, o mesmo sancionado por Bush, há dez anos, que 'legaliza' a existência do campo de concentração e proíbe o ingresso de seus prisioneiros ao território americano, impedindo-os de desfrutar do direito a habeas corpus, do veto a prisão sem evidencia formal de crime e outros marcos de legalidade que distinguem uma democracia de um estado de exceção. 

Dias depois, em cinco de janeiro, o mesmo Obama anunciaria cortes no orçamento da defesa compensados, como advertiu, pela ênfase em operações secretas. Leia-se: atos de sabotagem, guerra cibernética e ataques fulminantes a alvos específicos. A julgar pelos assassinatos em série que já mataram quatro cientistas ligados ao programa nuclear iraniano, vetado pelo Império, a nova doutrina tem eficácia comprovada. 

O alívio aterrador de bexigas militares sobre cadáveres talibãs ampara-se em precedente institucional à altura: o jorro contínuo de cinismo institucional despejado pela grande bexiga do norte nas nossas cabeças.
--------------------------------

Um comentário:

Unknown disse...

Olha eu achei este vídeo,REPUGNANTE,cada vez mais tenho NOJO do exército americano eles se acham acima da LEI e da ORDEM,estando fora do seu país. Eu gostaria de ver se fosse o contrário,os homens da caverna,como são chamados pelo ocidente TRANSMITINDO ALGO DESTA NATUREZA PELA TV Al-QAEDA ou Al Jazeera ? Qual seria a reação do Ocidente hein??? Olha Pessoal definitivamente a nossa RAÇA HUMANA esta DEGENERADA...PERDEU-SE TODO E QUALQUER SENSO E AINDA QUANDO SE FALA QUE O FIM ESTÁ PRÓXIMO E QUE SÓ A VOLTA DO FILHO DO DONO DE TUDO QUE VEMOS E TEMOS CONHECIMENTO QUE É "DEUS" e que o BICHO VAI PEGAR PRA VALER,ainda tem gente que nos chama de loucos.....Respondam então que nome se dá a este conjunto verdadeiras ABERRAÇÕES que estamos presenciando e consideravelmente aumentando desde o primeiro dia do NOVO ANO? É PREFEITO QUERENDO COBRAR MULTA DE DROGADOS....QUE NEM PARA PAGAR TRAFICANTES TEM,QUANTO MAIS PARA BANCAR TRATAMENTO,GRUPO DE MENINOS QUE PARA SE DIVERTIR APANHAM CACHORROS AMARRAM AS PATAS COM BOMBINHAS,E NÃO CONTENTES ADICIONAM À BOCA DO ANIMAL PEQUENOS
PALITOS INOFENSIVOS,só para ver o que aconteceria,SEM CONTAR O NÚMERO DE MATANÇA QUE JÁ VIROU ROTINA NOS JORNAIS...É O MUNDO VIRA DIA APÓS DIA UM GRANDE MANICÔMIO E O SALVE-SE QUEM PUDER INSTALADO. NÃO É DISCURSO DEMAGÓGICO,REPETITIVO E DE EFEITO EMOCIONAL NÃO....É INDIGNAÇÃO PURA E SIMPLES E PERGUNTO A ONDE ISTO VAI DAR??? EU FICO CADA VEZ MAIS INDIGNADA E COM VERGONHA DE SER HUMANA!