-->

terça-feira, 31 de maio de 2011

FASUBRA pode decidir início de greve em 6 de junho mas UFPR continua mal mobilizada

O Sinditest - sob a atual gestão "Sindicato Para Todos" de MessiAKEL, do notabilíssimo Dr. NeriZAKI, da imperatriz Carla I e do Bernardo-envergonhado - realmente se fraturou.  A maioria desses diretores, sendo egressa do HC e tendo que jogar para a torcida do HC, transformou na prática o sindicato em uma AFHC-2 (Associação dos Funcionários do HC), pois quase toda a atenção está voltada ao HC, que, afinal de contas, é seu reduto eleitoral, que lhes garante reeleição.

Decorrente dessa visão discriminada da categoria, a direção do sindicato objetivamente não cuida do restante da base da UFPR.  No curso desta Campanha Salarial, excetuando uma ocasião no comecinho de 2011, não fez mais nenhuma assembleia geral que fosse fora dos limites do hospital para debater como construir uma greve nacional da FASUBRA.  Foi fazer assembleia no RU, em final de março, como se a greve fosse uma realidade já dada, sem informar nem mobilizar previamente ninguém da UFPR excetuando a sua base eleitoral do HC e apenas em função da luta contra a MP 520.  Logo aquela aventura greveira do Sinditest de final de março revelou-se artificial, e tiveram que parar o movimento em menos de 4 dias, desgastando o instrumento da greve.

Mas a FASUBRA prosseguiu o curso da Campanha Salarial, participando de reuniões de negociação com o Governo, desde meados de abril, reuniões que até agora não renderam resultado concreto.  Nesse meio tempo, enquanto ocorriam reuniões em Brasília, o que fez o Sinditest para mobilizar a sua base?  Nada.  Limitou-se a fazer assembleias do Acordo Coletivo do pessoal da FUNPAR no HC.  Até para eleger os delegados de base para a Plenária da FASUBRA do dia 1/6, a qual pode decidir a deflagração da greve a partir de 6/6, fizeram assembleia dentro do HC e, conforme relatos, com quorum reduzidíssimo depois que dezenas de trabalhadores da FUNPAR esvaziaram o recinto porque o presidente do Sinditest lhes negou vaga de delegado para a FASUBRA!

O próprio site do Sinditest reconhece que não se tomou posição específica da base da UFPR sobre o indicativo de começar a greve em 6/6, embora eles relatem ali as posições favoráveis de grande número de outras universidades.

O que essa Diretoria pelega do Sinditest pretende fazer depois da decisão da Plenária da FASUBRA reunida nesta quarta-feira?  Chegar na próxima segunda-feira, dia 6, colocando faixas de "Estamos em Greve" nos campi (como fizeram em 28/03, sem decisão prévia da base) sem fazer antes uma assembleia geral para apoiar ou não o indicativo da FASUBRA?

O fato notório é que cada vez menos existe confiança da base da UFPR nessa direção do Sinditest, cujos principais dirigentes não tem nenhum histórico de comandantes de greves vitoriosas do RJU.  Eles não passam de gerentes de sedes, não sabem nem querem dirigir um movimento amplo de reivindicação do RJU. E, por informes vindos do HC, até a base da FUNPAR está cada vez mais descrente das promessas e discurseiras estéreis dos senhores Messias e Dr.Neris.  Mau futuro nos aguarda nessa Campanha Salarial 2011, ganho nenhum, só blá-blá-blá do sindicato pelego.

3 comentários:

PARANÁ disse...

não adianta fazer nenhum comentário, até porque o que foi relatado é a pura realidade, imobilismo total.

eu acredito que a deflagração da greve será anunciado, porem aqui na UFPR acredito que será uma vergonha, NÃO HAVERÁ GREVE!!!

estou pagando para ver esta turma mobilizar alguma coisa, o máximo que podem fazer é mobilizar alguns corretores de imóveis para dar uma palestra de como fazer as coisa.

GUFLOS disse...

È lógico que nao terá nenhuma mobilização descente pra que a UFPR entrre em grev. A depender dessa Direotir ado Sindicato, so tem mobilização pra vender chácara, comprar sede nova, comprar carro novo, agraciar alguns com churrasco eleitoreiro e assim por diante!
Quem realmente ta interessado e preocupado com os rumos que a campanha salarial 2011 e o próprio movimento sindical pode tomar, que se dane, porque nosso sindicato não tem pulso firme pra levar essa luta!

Luis Otávio disse...

O nosso sindicato imobiliário adora fazer um circo. Primeiro simulam uma greve que sabem que não tem futuro só pra dar a i
impressão de que estão preocupados com a categoria. Na hora que precisa lutar de verdade e o circo não vai funcionar eles pulam fora.