-->

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Greve geral a partir de 6 de junho

Diante da falta de propostas do Governo Federal nas negociações até agora realizadas, a Plenária da FASUBRA indica início de greve geral nacional por tempo indeterminado a partir de 6 de junho.  Veja o relatório da Plenária abaixo.

A FASUBRA Sindical, mesmo com leitura diferenciada da conjuntura entre seus coletivos, vem investindo na mobilização, orientando suas bases na organização de marchas e atos públicos nacionais, estaduais, paralisações, além da atuação da Direção Nacional de forma permanente em Brasília e nos estados, cumprindo as resoluções de suas instâncias, dentre outras atividades igualmente importantes, com vistas a garantir recursos orçamentários para atender às necessidades da categoria.

A atuação da FASUBRA e do conjunto dos federais forçaram o governo Dilma, por meio da Ministra Mirian Belchior, a estabelecer uma agenda de negociações gerais e setoriais, que se iniciou no dia 04 de maio de 2011 e teve continuidade noutra reunião que durou o dia inteiro na última terça-feira (11.05).

Há consenso por parte do conjunto da direção que, nas reuniões de negociação na mesa especifica, as proposições apresentadas pelo governo não avançaram no sentido de atender a pauta protocolada. E também não foram apresentadas nas reuniões que estão em curso com o conjunto do funcionalismo público federal quaisquer proposições que contemplem o conjunto da categoria dos técnico-administrativos em educação das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES.

Diante do exposto, a Direção da FASUBRA propõe a construção do indicativo de deflagração de greve a partir de 06 de junho 2011, caso a reunião agendada para o dia 24 de maio 2011 com o Governo não apresente contrapropostas que contemplem os itens da pauta protocolada no MPOG, atendendo aos anseios da categoria.

Este indicativo será avaliado na plenária nacional no dia 31 de maio, a partir das seguintes premissas:

- Apresentação de recursos orçamentários para serem alocados no piso da Tabela Salarial para 2011 ou 2012;

- Propostas que resolvam a questão do VBC e reposicionamento de aposentados, com ampliação de direitos para 2011;

- Avanços nas propostas que possibilitem resolução sobre a racionalização de cargos, conforme deliberação de plenária da Federação, ainda em 2011;

- Resolução do Anexo IV, com ampliação de percentual horizontal para todas as classes e reajuste dos benefícios, a partir de 2011.

A Direção Nacional entende, ainda, que a postergação da reunião marcada para o dia 24 de maio, bem como a criação de nova agenda, sem apresentação de propostas concretas e objetivas, será encaminhada a imediata deflagração da greve para o dia 06 de junho.

Nenhum comentário: