-->

terça-feira, 10 de maio de 2011

Os blogueiros progressistas e a "judicialização da censura"

No I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em agosto de 2010, o blogueiro Lúcio Flávio Pinto, do Jornal Pessoal, de Belém (PA), enviou uma carta a São Paulo, onde ocorreu o Encontro. Lida por seu filho, a carta denunciava que o jornalista enfrentava pelo menos 19 processos por parte da família Maiorana, dona do grupo do jornal O Liberal, chegando a ser espancado por um deles, Ronaldo Maiorana. 

Já tentaram me desqualificar, já me ameaçaram de morte, já saíram para o debate público e não me abateram nem interromperam a trajetória do meu jornal. Porque em todos os momentos provei a verdade do que escrevi. Todos sabem que só publico o que posso provar. Com documentos, de preferência oficiais ou corporativos”, dizia.

Lúcio Flávio não é o único a sofrer processos e ameaças por conta de suas postagens. A lista, infelizmente, é imensa: o blog A perereca da vizinha; o blog Falha de S. Paulo; e recentemente o Blog do Esmael, fora do ar há quase um mês e alvo de ação por danos morais por conta de postagens que fez denunciando o uso de caixa-2 pelo tucano Beto Richa nas eleições de 2008, em Curitiba, entre outros.

É a judicialização da censura”, definiu o jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada, no Encontro dos Blogueiros Progressistas do Rio de Janeiro, no último fim de semana. Ele responde a 28 ações judiciais, sendo que 12 são de Daniel Dantas. Na lista dos que o processam estão Naji Nahas, Ali Kamel, Gilmar Mendes, Heráclito Fortes, Carlos Jereissati e Diogo Mainardi.

Nossos adversários tentam criar uma jurisprudência para nos punir e nos calar pelo bolso”, afirmou Paulo Henrique, que questiona quantos blogueiros têm condição financeira para contratar um advogado para se defender. 

Todos esses processos estão relacionados, segundo Paulo Henrique Amorim, ao debate da nova realidade das comunicações, com a internet e o crescimento do número de blogs e outros formas de ativismo. Para o blogueiro Rodrigo Vianna, do blog Escrevinhador, muitos leitores do jornais impressos migraram para blogs. Apesar de reconhecer vitórias com o aumento da pluralidade informativa, Vianna acredita que é preciso superar o desafio de os blogueiros irem além dos comentários dos conteúdos dos outros. "Nós continuamos fazendo 'metajornalismo'", comparou.
---------------------------------------------------
Fonte: Adriana Delorenzo, revista Forum 

5 comentários:

PARANÁ disse...

se tiraem este blog do ar, o que será que deve ser feito com o jornal do SINDITEST, que muitas vezes vem carregados de mentiras, afora algumas acusações!!!

depois da proibição da divulgação da imagen deles, tudo é possivel.

na realidade nãoé bem a imagen que incomoda, mas sim o que foi dito, pois vou dar um exemplo:

se pegarmos a ata da ultima assembléia que foi registrada em cartório, e assistirmos a filmagen da assembléia, podemos confirmar que o que é de interesse da categoria não foi para a ata, mas sim o que é de interesse deles, ai a coisa fica ruim mesmo.

então antes de pensarem em mover uma palha contra este blog, pensem bem, voces tem o rabo preso com as mentiras publicadas.

MEDEIA disse...

O blog e mais precisamente o editor do blog - Dodô foi ameaçado de que sofrerá processo judicial tãologo acabe esta gestão do sindicato.

Por que esta ameaça? Por que a proibição de veicular as imagens de uma assembléia pública?

Seria porque Messias perdeu ação em processo de difamação movido contra ele? Interpôs recurso, mas...

Paulo Sérgio disse...

A turma do quase Dr Neris está no poder há uns 20 anos e faz qualquer coisa pra permanecer. Trocam de cadeiras mas na verdade são sempre os mesmos no poder.
Não querem que a comunidade universitária a quem eles teoricamente representam veja o que eles dizem e fazem durante as assembléias do sindicato.
Certamente tem medo de que as pessoas descubram que o que eles realmente querem é se dar bem e mais nada.

Ecletico disse...

Se o que Medéia esta comentando for verídico...Então Dodô se prepare, o atual Presidente tomou aulas com o Néris e vai querer ir a forra. Falo isto porque em 2005 eu capitaneava um grupo de discussão política dentro do hospital; este grupo fez parte da diretoria, na época inclusive EU, mas quem me conhece sabe do que estou falando, não gosto de coisa enrrolada, briguei em diretoria, exigi transparência e usei uma pequena palavrinha muito em voga hj: "NEBULOSIDADE". Ah, saí da direção, carreguei comigo o grupo de diretores em nome da tal transparência que exigíamos para a categoria. Não deu outra, fui PROCESSADA CRIMINALMENTE... GANHEI A AÇÃO,podiaA pedir indenização por danos morais, afinal gastei e muito com o meu pessoal, que queria a tal Transparência. Se duvidar nem a categoria sabe disto, mas é por essas e outras que não dá para deixar de ser OPOSIÇÃO ao que está posto. Agora pode contar sempre com a minha solidariedade e se precisar de um BOM ADVOGADO CRIMINAL,rsrsrs, trocaremos forças e figurinhas.

Ecletico.com disse...

Comentando a questão do blogueiro de Belém(PA LÚCIO FLÁVIO PINTO, me preocupa como é encarada a liberdade de expressão em nosso país. Vejamos, voces devem lembrar bem o caso do hacker americano George Hotz, que teria dito à BBC que desbloqueou o PlayStation da Sony. Pois é... onde veiculou esta notícia? Na internet,não foi? A notícia ganhou o mundo, e o então adolescente, tido como gênio da computação, vive bem, ganha bem, mas praticou crime virtual e pior, num tom de GOZAÇÃO, disse que viria passar férias aqui no Brasil... Então voce fica a pensar se a coisa descamba ainda que de forma inteligente para a brincadeira, aí PODI! Se voce tem compromisso com a verdade dos fatos e ao noticiar tem compromisso de documentar e provar o que se noticia ai NÃO PODI...É só aqui mesmo... nosso país é uma MÃE mesmo.