Depois da promessa de negociações efetivas, feita pelo Governo na reunião do dia 23, a FASUBRA (Direção Nacional e delegados de base dos sindicatos) decidiu não confirmar o indicativo de greve de 28/03 mas prosseguir na intensificação das mobilizações.
Ontem, em Brasília, a Plenária da Federação dos servidores técnico-administrativos deliberou - por maioria de 69 votos contra 57 - que se deve ir à negociação com o Governo Federal para ver como se posiciona quanto à pauta salarial reivindicada. Ao mesmo tempo, serão realizadas atividades com sentido de aumentar a mobilização nas bases de cada Universidade em torno dos itens da Campanha Salarial e do eixo geral.
Está agendada para 14 de abril a primeira reunião de negociações com representantes do Governo. A FASUBRA estará representada por membros de sua Direção Nacional e de uma comissão permanente a ser constituída com membros da base.
Essa atitude parece-nos mesmo a mais responsável e prudente neste momento. De um lado, o Governo acenou com a disposição de efetivamente negociar a pauta, e uma entrada imediata em greve depois disso sinalizaria intransigência da parte do movimento dos técnicos; poderia uma greve prematura até dar pretexto ao Governo para suspender a disposição negociadora e "ficar na sua" esperando para ver a força da greve.
Por outro lado, se nos baseamos no caso do pelego Sinditest na UFPR, o grau de preparo da greve (esclarecimento, persuasão, mobilização) nas bases está pífio. Há muitos relatos dizendo que essa preparação da greve em outras IFES também ainda não é das melhores. Portanto, até 14 de abril, há que se intensificar esse trabalho de informação e convencimento, além de programar atividades na base que agitem os ânimos dos trabalhadores.
3 comentários:
VAMO TRABALHAR CAMBADA! GREVE DO PIJAMA PRA QUE?
Quero ver agora o que os caras de pau vão dizer. Terão coragem de assumir que fizeram besteira?
Que iniciaram a greve aqui sem levar em conta que haveria uma plenária no dia 26/03 pra decidir isso. Eu me pergunto o que será que o povo do Sinditest tanto faz em Brasília viajando com o nosso dinheirinho que não prestou atenção no calendário da Fasubra. Quando dizem que estão nas Plenárias da Fasubra na verdade devem estar tomando chop a beira do lago Paranoá. A prova disso é essa confusão que hoje pela manhã definiu uma continuidade quase suicida.
Luiz Otávio, não existe confusão, mas sim má fé por parte da direção do sindicato.
ia ter uma assembléia dia 22, o que fizeram! cancelaram e parte da diretoria se reuniu e decidiu por esta palhaçada, digo palhaçada por que, por mais que a PLENÁRIA, estou dizendo PLENÁRIA e não direção da FASUBRA, pois quem deliberou foi a PLENÁRIA com mais 100 delegados, e mesmo que estes 69 delegados QUE DELIBERARAM CONTRA A GREVE, tivessem deliberados equivocadamente, teriamos por obrigação de respeitar a decisão tomada por eles em uma PLENÁRIA da FEDERAÇÃO e não em uma assemnléia de SINDICATO DE BASE que foi o que ocorreu aqui BRINCAR DE FAZER GREVE.
por este motivo e outros, votei sim contra a greve e me expus a todos, e não teria a menor dificuldade em votar novamente, pois perderam o bonde da história e agora querem forçar uma greve LOCAL que em momento algum foi construida com toda a base.
deveriam parar um pouquinho de substimar a inteligencia das pessoas. ou será que eles tem uma BOLA DE CRISTAL para saber de tudo o que vai acontecer, para afirmar que nada vai acontecer acho sim que possuem esta BOLA DE CRISTAL.
Postar um comentário