-->

quinta-feira, 17 de março de 2011

Entidades Sindicais pedem retirada de MP 520/10 em reunião da Mesa Nacional do SUS

Nos dias 15 e 16, a Condsef participou da 50ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS que aconteceu na sede do Ministério da Saúde. O encontro que reuniu as bancadas do governo e sindical definiu pontos prioritários que serão debatidos ao longo deste ano. O calendário anual das reuniões também foi definido. O secretário de Gestão do Trabalho e Educação da Saúde, Milton de Arruda Martins, informou que o ministro Alexandre Padilha vai participar da próxima reunião da mesa. Na pauta do encontro, confirmado para os dias 4 e 5 de maio, estará a discussão sobre modelo de gestão dos hospitais universitários (HU`s). Um dos destaques da atividade dessa semana foi o pedido unânime da bancada sindical pela retirada da medida provisória (MP) 520/20. A MP abre a possibilidade de privatização dos HU´s e é uma das bandeiras de luta da Campanha Salarial dos servidores federais encampada por 25 entidades nacionais, entre elas a Condsef. A solicitação será reforçada junto ao ministro.

O calendário de reunião da mesa prevê encontros até o mês de novembro. Depois das reuniões dos dias 4 e 5 de maio novos encontro estão programados para 6 e 7 de julho; 14 e 15 de setembro e 9 e 10 de novembro. Nas reuniões dessa semana quinze pontos foram listados como importantes para debate. Cinco foram declarados prioritários e devem ser tema de discussão das próximas reuniões da mesa. Entre eles está a discussão sobre o modelo de gestão da força de trabalho no SUS. Outro ponto prioritário é o funcionamento da mesa nacional. As bancadas devem debater a reformulação da mesa, do regimento, sua composição, critérios de entrada, comitês, grupos de trabalho e outros aspectos. Entre os demais itens que terão prioridade nos debates da mesa estão Progesus, monitoramento do pacto para saúde (pacto de gestão) e serviços de urgência e emergência.

Conferência Nacional de Saúde – A bancada do governo informou que foi publicado Decreto que confirma a realização da 14ª Conferência Nacional de Saúde entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro deste ano. O tema será “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. A conferência tem como objetivo discutir a política nacional de saúde levando em conta os princípios da integridade, universalidade e equidade.
As etapas preparatórias para a conferência já começam a acontecer a partir de abril. Do dia 1º de abril ao dia 15 de julho acontecem as etapas municipais. As etapas estaduais vão de 16 de julho a 31 de outubro. Para informar sobre esses e outros destaques da mesa nacional do SUS a secretária-executiva da Saúde, Eliana Pontes, informou que foi aprovada pelo MS a confecção de boletins informativos sobre a mesa. A divulgação também será reforçada pelas entidades que fazem parte da bancada sindical.

Mobilização e luta em abril - Aproveitando a oportunidade a Condsef destacou o calendário de atividades das 25 entidades que defendem a Campanha Salarial dos servidores federais deste ano. Entre os dias 13 e 15 de abril vão acontecer em Brasília uma série de atividades, entre elas uma grande marcha na Esplanada dos Ministérios. Um dos grandes objetivos é buscar a reabertura do processo de negociação com o governo.

Fonte: atens.com.br

3 comentários:

Fantasma!!! disse...

Perguntar, acredito que não ofende:
"Alguém viu alguma publicação oficial do SINDITEST-PR em relação ao posicionamento concreto quanto a proposição da MP 520/10 e cortes no orçamento 2011???"

Que turminha de dirigentes exibicionistas e sem posicionamento claro. Dessa forma fica dificil acreditar em Sindicato, enquanto se discute em âmbito nacional a Campanha Salarial e a MP520/10 a Presidencia viaja pelos Campi da UFPR e UTFPR fazendo churrasquinhos e mentindo que estão lutando arduamente pela Campanha Salarial 2011.
Só se for para garantir algumas CD´s na próxima gestão, afinal estão lado a lado com a Reitoria/UFPR, desta forma devem ser recompensados....rsrsrsssss.

Outra coisa de vital importância: "quando vão discutir a Reforma do Estatuto e trazaer para a BASE o IFET, a UNILA e a UFF???"
Essa Diretoria realmente está devagar, quase parada. Só não está parada porque está viajando para os Campi fazendo churrasquinho....rsrsssss!!!!

Marie Claire disse...

Enquanto CONDSEF se reune, se mexe, planeja ações,os diretores do sindicato aqui no Paraná nem comparecem à Assembléia que eles mesmos convocaram e a desculpa é que estavam no interior, nos campi do interior. Mas como é que eles marcam uma assembleia aqui e ao mesmo tempo uma visita ao interior. Será que estão com medo de encarar a categoria?? Nunca vi isso, tmanaha covardia!!!

Avatar!!! disse...

Marie Claire a idéia parece ser essa mesmo, fazer a base toda acreditar que estão trabalhando em prol da categoria (caso da convocação da assembleia) quando na verdade estão fugindo das obrigações (se apresentando em outras localidades) deixando a assembleia num segundo plano. Acho que entendi, me parece que é isso e, portanto, LAMENTAVEL!!!