-->

sexta-feira, 11 de março de 2011

Um técnico a menos, um professor a mais

Acima está o excerto do Diário Oficial da União, onde se publicou a exoneração do servidor técnico Valter do cargo de assessoria do Programa REUNI.  O servidor continua trabalhando no Programa, mas, segundo informes, seu substituto docente na função CD-04 ainda não teria aparecido para assumir suas incumbências.

Pela maneira com focinho e cara de atitude politicamente retaliatória com que se deu essa troca de um técnico por um professor, Valter achou-se no direito de dirigir-se até seu órgão de representação de classe, para que a Diretoria sindical lhe prestasse solidariedade e emitisse alguma Moção pública de crítica ao ato vindo do gabinete do reitor.  Foi até a assembleia de 01/03 no HC para solicitar isso da gestão "Sindicato Para Todos".

Os ilustres pelegos do Sinditest até lhe prometeram fazer uma manifestação (que ele próprio, Valter, teria que redigir, o que ele fez), mas, até agora, nada veio a público.  Típico!  Segundo relato da fonte presente à assembleia de 01/03, ali se viu "uma abraçação daqui entre o reitor e o vice-reitor com os dali do sindicato (Neris e Messias)..." de causar engulhos em qualquer militante de boa vontade.

24 comentários:

João disse...

Pessoal !
Sinceramente eu fiquei feliz com a retirada do CD4 deste elemento.
Prevaleceu o bom senso de um Administrador Público.
Ética é Ética e não se discute isso. Não vamos confundir falta de ética de uma pessoa com politicagem como aponta este blog.
Vamos esclarecer as coisas, docente que eu saiba também é um servidor ou eu estou enganado.
Não esqueçamos: Para ganhar CD tem que ter Ética ou o elemento quer assoviar e chupar cana junto.

Rita de Cassia disse...

Uma pergunta ao João
Ética é compromisso com a verdade, honestidade e dignidade ou é lealdade cega ao patrão independente do que ele faça?
Administrador que não sabe conviver com as diferenças e acha que quem não concorda com ele é seu inimigo não é um administrador, é um ditador.

Pedrinha em vidro alheio tanto bate até que quebra disse...

Ao João Mulinari:
Funciónario e professor só são servidores em campanha eleitoral. Vc até onde eu sei tem dois vinculos. E como funcionário não aparece fazem seis anos. Onde está a sua ética sue João Mulinari????

pedrinha em vidro alheio tanto bate até que quebra disse...

E esse povo do sindicato para todos os amigos do reitor.
Quando é que vai se posicionar em apoio aos seus filiados?
Nós ainda vamos ver muita maracutaia e negociação neste ano de eleições para o sindicato e para reitor. Aja saco!!!!

Roberto disse...

Joao do comentário acima é um tremendo puxa-saco do reitor, deve ser um dos apaniguados dessa gestao pífia. Se nao for apaniguado, ainda por cima é um trouxa que nem recebe nada pra elogiar a droga.

Sebastião Dambroski disse...

Rita vc tem razão. Não devemos confundir a discussão do termo ÉTICA com servidão e cegueira. O bom administrador deve saber conviver com as críticas e diferenças buscando repará-las e conceber todos os esforços em busca da harmonia e do bom senso dando ênfase ao cumprimento de suas propostas.

luciano botanico disse...

Talvez este elemento chamado de JOÃO,nunca participou de algum fato histórico na ufpr,para vir falar em ÉTICA.Para falar que ficou feliz com retirada da CD do companheiro de trabalho.Primeiramente temos que avaliar sua CONDUTA. Pois sempre fiz política ufpr deste 1995. E quando elegemos a atual ADM foi com base em propostas e dissento que cuidariamos das pessoas.

João disse...

Rita:
Ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta
do ser humano. A ética é a parte da filosofia que aborda o comportamento humano, seus anseios, desejos e vontades. É a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. É a ciência de uma forma específica de comportamento humano, envolvendo estudos de aprovação ou desaprovação da ação dos homens. É a consideração de valor como equivalente de uma medição do que é real e voluntarioso no campo das ações virtuosas. A Ética ilumina a consciência humana, sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social. É um produto histórico-cultural e, como tal, define o que é virtude, o que é bom ou mal, certo ou errado, permitido ou proibido, para cada cultura e sociedade.
Roberto Eu não sou trouxa.
Rita e Sebastião, já que Vocês tem razão em tudo, imaginem Vocês dois Reitores ou Administradores dando um CD para Eu ficar criticando suas Administrações. Perguntar não ofende: SERIAM TROUXAS OU CONTINUARIAM ME PAGANDO O CD ?
Impressionante basta discordar para que todo o pessoal do blog se manifeste, depois falam de didatura, não é mesmo Rita.
Cadê o direito de opinião ou será que prevalece só o da oposição.

Dodo disse...

João,
Relatamos o caso que envolve nosso colega Valter porque ele dá certa dimensão de como a gestão do prof. Zaki trata as diferenças de opinião intra-gestão. O Valter nunca foi de esconder suas opiniões, de silenciar se achava que algo andava errado. Claro que algumas vezes ele se equivocou, mas não podemos acusá-lo de insinceridade, eu que o conheço ha 30 anos. Para mim, Valter pode às vezes estar politicamente equivocado (como quando apoiou Zaki Akel para reitor), mas mantém certos princípios. Ora, o que faria um servidor recebendo gratificação de cargo de confiança ao questionar falhas da própria gestão que lhe fornece uma gratificação pelo cargo? A meu ver, quando estive no Ato contra o Ponto, em dezembro, ele se moveu por suas convicções, e eu também acho que por isso foi penalizado.

É natural que uma gestão retire um cargo de confiança a quem ache que não mais lhe fornece essa fidelidade, mas, nas circunstâncias em que isso se deu, ficou parecendo nitidamente que foi por razões mesquinhas de quem não tem nada a explicar nem propor.

Sebastião Dambroski disse...

João, não acho que eu tenha afirmado que sempre tenho razão em tudo. Como bem colocou você sua opinião pessoal a respeito da conduta dada pelo Sr. Valter em uma dada reunião, eu achei por bem pontuar meu ponto de vista quanto ao conceito do termo ética e servidão que se apresenta, momentaneamente, em discussão nesse caso. Quanto a sua indagação se eu continuaria autorizando o pagamento de sua CD, se acaso fosse responsavel por essa comenda, respondo com tranquilidade que você continuaria recebendo e em contrapartida estaria agilizando e buscando uma solução ao problema que você apresentou, isso de forma rápida, clara e concisa, pois quem estraga, conserta, quem aponta o erro, apresenta a solução, não é mesmo?

Choque de Gestão disse...

Prezados,

Não Conheço o Valter, nem o João, nem a maioria dos debatedores... mas não posso deixar de fazer um comentário: o verdadeiro problema é esse sentimento de propriedade da ufpr. A CD não é do Reitor. Deveria ser do cargo, mas ao que parece esse cargo foi criado sob medida no pós campanha. Assim como muitos outros, como a Ouvidoria do Servidor por exemplo. E aí me desculpem, mas quem aderiu a essa gestão podre e patrimonialista devia saber que as coisas funcionam assim. Criam se cargos sob medida para abrigar apoiadores da campanha, e retiram-se esses cargos segundo os mesmos critérios.

Valter ainda no REUNI disse...

Estive reunido com o Zaki, o Mulinari e o Norton no dia 14 das 11 e meia ao meio dia.
O Reitor no apresentou como posicâo da administracâo o seguinte
1. Fui exonerado da CD porque nâo obtive boa avaliacâo no cargo.
2. Nâo me mantive neutro durante os processos eleitorais da UFPR (sindicato e eleicôes setorias) e externas (fiz campanha pra Dilma e o Rosinha).
Quando o questionei se minha posicâo no COUN em reuniâo do Sinditest quando defendia as 30 horas pesou na decisâo, ele respondeu que nâo. Acho que ele e o Mulinari nâo foram sinceros.
Vou comentar a posicâo da Reitoria
1. Avaliar sô depois de dois anos parece ser muito desfocado do cheque de gestâo.
2. Neutralidade para o Valter ê valida. Mas e o Kachel que era candidato a deputado estadual econtinuava com CD. E o destino que deram a ele depois das denuncias da CENTRAN. Deram a CD na UNILA.
Por ultimo, o questionei se a minha saida nâo estava relacionada com a posicâo que o Norton me externou antes da reuniâo. De que a Reitoria na pagaria para pessoas fazerem campanha contra o Zaki e o Mulinari e que eu,Valter, estarua fazendo campanha para a Tarcisa da Humanas.
Acho que quem me derrubou foi a Tarcisa.

Valter ainda no REUNI disse...

Minha posicâo que torno publica
1. Estive na Assembleia do Sinditest e defendi que a diretoria do mesmo deve ter maior distanciamento da Administracâo Superior se quer conduzir uma greve por melhores salarios.
2. Fiz contato com a Diretoria do Sinditest entendendo como qualquer sindicalizado da base deve ser defendido quando sofre perseguicâo.
Estive em ato do sindicato, defendi posicâo da diretoria em reuniâo perante meu superior hierarquico. Membros da Diretoria do Sindicato vieram me saudar pela posicâo e agora não fazem nada.
O que me fizeram fazer ê propor um texto para ser debatido em reuniâo de Diretoria.
Como nôs que vamos entrar em greve podemos contar com o Sindicato para nos defender.
Acho que eles devem pedir o aval do Reitor Zaki antes.

João disse...

Vamos ver se eu entendi:
O Valter esta reivindicando junto "a pelegada" Diretores do Sindicato que estes vão até o Reitor pedir a sua CD de volta e caso a Reitoria não aceite, o Valter quer que o Sindicato faça nota de repúdio, uma vez que ele é um servidor sindicalizado e tremendamente injustiçado. QUE BARBARIEDADE !
Fico me perguntando que tipo de oposição temos e se o Reitor voltar atrás e der a CD, o Valter virá situação novamente. E o blog clamando por justiça. Depois ficam escrevendo que o João é isso, é aquilo. Vão trabalhar.

Fantasma!!! disse...

É isso mesmo,Sr Valter, para começar uma greve deflagrada pela Federação, nós não podemos ver a posição do sindicato e sim o posicionamento do Reitor. Que lástima esse momento inglório do movimento sindical dos servidores técnico administrativo em educação da Universidade Federal do Paraná!!!
Será que esse é o fundo do poço, ou ainda pode-se ser cavado mais um pouquinho???

Choque de Gestão disse...

O senhor Valter é oposição ou situação? E sobre um citado diretor, ouve-se pelos corredores que a estabilidade em cargos de CD é diretamente proporcional a ajuda de Entidades ao financiamento da campanha do Magnifico REItor. Isso explicaria muita coisa...

Amiga do João disse...

Sabem que é o João?
Eu sei.
É uma servidora que fala as verdades e por isso está sendo perseguido neste blog. Pois se tiraram a CD de quem quer que seja, é um ato exclusivo da administração. Devemos é parabenizar a Reitoria pelo ato, pois dar CD pra quem não trabalha é, no mínimo, um ilicito administrativo!
Tem que dar CD para quem realmente trabalha, cumpre seu horário. Esse Valter é tão ruim que nem a Roseli, com seu poder político, pode mantê-lo como Diretor do RU. Imaginem se a Reitoria mantivesse esse servidor "exemplar" ganhando CD.
Fez é muito bem. Parabéns João pela coragem de falar a verdade!
Precisamos de gente com coragem, e como você, que trabalha e cumpre sua jornada, você que é um exemplo para os demais servidores.

Pedrinha X Vidraça disse...

Prezado João Mulinari
Gostei muito da "sua" versão sobre ética, até parece um recorta e cola do google!!! Vc. pelo menos leu o que estava escrito? E sim assim fez, entendeu o que estava escrito??
Falar em ética e ficar bajulando tanto a diretoria pelega do Sindiparatodos e o Reitor do choque de gestão não dá. Sobre o caso do sr. Valter, parece claro, o que está em jogo não é nada financeiro, o que o mesmo está procurando é que o SINDITEST, através de sua Diretoria, faça um posicionamento político (e por que não ético).
Vamos ver até onde ira esta história!!!!

Dodo disse...

Aos leitores "João" e "Amiga do João",

Prezamos que tenham externado suas opiniões neste blog. O espaço é para isso mesmo, poder ser exercido o contraditório, e, no caso dessa exoneração do servidor Valter, tanto há os que concordam com essa decisão do reitor como os que são solidários ao servidor exonerado.

Apenas queremos esclarecer que o Blog limitou-se a relatar o fato e veicular que a exoneração de Valter levou muito jeito de demissão por razão política, porque ele apareceu num ato do Sinditest em dezembro manifestando opiniões de questionamento sobre a gestão da Reitoria. Mas, ao lado disso, em momento algum este Blog "persegue" quem comentar a favor da decisão da Reitoria. Creio, leitora "amiga do João", que você interpretou equivocadamente nossa postura, embora deixemos claro que somos solidários ao Valter, inclusive porque DESDE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2008 SOMOS OPOSIÇÃO AO TUCANÓFILO ZAKI AKEL TANTO QUANTO SOMOS AOS PELEGOS QUE HOJE (AINDA) DIRIGEM MAL O SINDITEST.

Dodô
Pela Editoria do Blog "NaLuta"

João disse...

Ô Pedrinha na Vidraça, se o fator não é o financeiro (perda da função) porque "posicionamento político" e "porque não ético" como diz.
Sinceramente quem não faz questão de entender é você, sabe porque, tirar uma função de confiança de uma pessoa, é simplesmente a perda da confiança pelo indivíduo.
Você só falta escrever que o fato é assédio moral. Que dureza. É tão fácil ser PEDRA DA VIDRAÇA e ficar só criticando, por sinal é típico da oposição dos servidores que só querem o sindicato para se encostar. Credo.

Rita de Cassia disse...

João
1 Eu sei usar o google.
2 Eu sei muito bem diferenciar o que é ético do que é ser capacho e puxa saco só pra garantir uma CD.
3 Estou certa de que ter uma opinião diferente da do João não é um crime.
4 Já que o João gosta de pesquisar no google veja que a idéia de que um administrador tem que conviver com as diferenças não é minha.
Todo autor que escreve sobre liderança tem a mesma opinião a respeito desse assunto.
5 Eu não tenho razão em tudo nem vc.
5

João disse...

Escrever é fácil Dona Rita de Cássia, de que tem que pesquisar no google e coizitas mais. Eu sei que um bom administrador tem que saber conviver com as diferenças. Eu vou mais além Dona Rita, quem se diz oposição como você, também tem que aparecer em assembléias e impunhar microfone, senão no dia da eleição o povo não vota em muro. Se você sabe conviver com diferenças se abrace com o Dr. Neris que da uma duplinha perfeita.

pedrinha disse...

A direitização ainda maior da administração do reitor Zaki aumentou agora eles exoneraram da sua chefia o Luiz Fernando da PROGEPE. E ainda por cima vão fechar o setor de convênios. Quem vai ficar cuidando do GEAP ninguém sabe, ninguém viu. Isso deve ser algum pedido do sindiparatodos para favorecer a unimed dentro da UFPR. Aposto que o João Mulinari é adepto da Unimed.

FORMIGA ATÔMICA disse...

Pedrinha,
será que não vão colocar alguém do sinditest pra cuidar do GEAP - isto se ele sobreviver, claro!!!

Mas que estranho, não é mesmo? Ao mesmo tempo em que a Administração demite o Luiz Fernando, o Sinditodos anuncia a abertura de mais um convênio de saúde: agora a bola da vez é a AMIL...

Deixa pra lá...devo estar meio cinfusa em associar as 2 coisas...