-->

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Abuso de poder econômico na eleição do Sinditest - audiência em setembro

Este registro vai só para refrescar a memória da categoria e informar sobre uma audiência judicial marcada para 30 de setembro deste ano.

No final de 2009 ocorreu eleição para a Diretoria do Sinditest, biênio 2010-2011. Inscreveu-se a chapa situacionista pelega "Sindicato Para Todos" (Chapa 1) e, como alternativa ao peleguismo nero-messiânico, disputou a chapa oposicionista, apoiada por este Blog, chamada "Sindicato é Pra Lutar" (Chapa 2).

A contenda eleitoral foi extremamente desigual, com a Chapa 1 repleta de materiais de campanha e até de cabos eleitorais pagos. No dia mesmo da eleição, havia gente fazendo boca-de-urna da Chapa 1 vinda de fora da UFPR e admitindo estar recebendo pelo "dia de trabalho" a favor da chapa dos senhores Messias e Dr. Néris.

Porém, um episódio que marcou claramente o "uso da máquina" do sindicato foi o da mala direta de jornais de campanha da Chapa 1 enviados aos aposentados. Os jornais foram postados no Correio com o custo pago pelo Sinditest e isso ficava evidente com a marca colocada na capa do jornal. Os responsáveis da Chapa 2 de oposição flagraram esse evidente caso de abuso de poder econômico - uso de dinheiro de toda a categoria para interesses de um único grupo - e o denunciaram à Comissão Eleitoral, chefiada então por um amigo do presidente do Sinditest, chegando a pedir impugnação da Chapa 1 pelo crime eleitoral.

O que fez a Comissão Eleitoral? Avisou a Chapa 1 para explicar e sanar a irregularidade. Sequer os membros daquela Comissão foram tentar apurar os fatos diretamente junto à Agência dos Correios. E aceitou compassivamente a desculpa esfarrapada do presidente da Chapa 1, Wilson Messias, que - comprovando seu próprio crime - ainda cobriu o gasto dos Correios com um cheque dele próprio, uma semana depois da postagem dos jornais! Ou seja, com seu gesto de emitir o cheque, o chefete da Chapa 1 confirmou na prática que saiu do Sinditest o pagamento da postagem, mas que, pego com a boca na botija, teve que depois cobrir com seu próprio dinheiro.

Como a Comissão Eleitoral nomeada pela Diretoria do Sinditest aceitou a desculpa esfarrapada e o cheque do Sr. Messias, tratando isso como coisinha sem importância, os responsáveis da Chapa 2 de Oposição acionaram um advogado ainda em fins de 2009, o qual deu entrada na Justiça com um processo denunciando o abuso de poder econômico da Chapa 1. Passados 9 meses dessa irregular eleição, agora todos os envolvidos - inclusive os membros da Comissão Eleitoral - terão que depor em audiência marcada para 30/09 sobre esses fatos. Quem não deve não teme. E é uma pena que a prática corrompida de certos sindicalistas manche a história do Sinditest.

4 comentários:

PARANÁ disse...

pelo simples fato do atual Presidente, na época candidato, ter assinado um cheuque seu pagando a conta, ele confirmou e assumiu o crime cometido, abuso do poder econômico.

A MENTIRA.
não satisfeito, apresentou um documento do correio, como se a postagen tivesse ocorrido no dia 12 de novembro conforme data do cheque emitido, o que foi uma
grande armação.

A VERDADE
o faturamento e o carimbo da postagem do jornal da CHAPA 1, se deu no dia 6 de novembro, e os aposentados começaram a receber em suas residências no dia 10 de novembro, como pode se ver 2 dias antes da emissão do cheque e da data da suposta postagem.

O ESTRANHO
entrei com o pedido de ipugnação no dia 11 de novembro, só depois de notificados é que se deram conta de que foram pegos, e ai então armaram esta fraude, e infelismente a Comissão Eleitoral comeu bola.

com relação a Comissão Eleitoral eu particulamente, não acredito que houve má fé por parte deles, mas sim alguém agiu de má fé para com eles, os orientando muito mal e consequentemente diante destas orientações, não ocorreu a ipugnação.

dia 30 de setembro tem audiência, mas sinceramente, espero e conto com uma decisão da Procuradora do Ministério Público do Trabalho, totalmente favoral a categoria antes desta data, quero poder chegar no dia 30 de setembro com esta diretoria fora da direção do SINDITEST, ou melhor com uma intervenção no sindicato, para que todos tenham o diretiro de saber de toda a verdade escondida ou melhor, A CATEGORIA TEM O DIREITO DE SABER DE TODAS AS FALCATRUAS REALIZADAS E ESCONDIDAS DEBAIXO DO TAPETE.

Conselho Fiscal que preze, jamais assinariam a aprovação das contas de voces do ano de 2009, muito menos um parecer jurídico, eta turminha que estão querendo usar de má fé para cima do Conselho Fiscal, tomem vergonha na cara nem que for uma unica vez.

estou achando que o estoque de mentiras que apresentavam a PROCURDORA deva ter acabado, pois todos os elementos apresentados em defesa da categoria são INQUESTIONAVEIS, e a documentação, PROVA CONCRETA contra eles.

Milton-UFPR disse...

Não vai dar em nada de novo. Perda de tempo. Paraná vai trabalhá (para rimar)

Regina disse...

A nossa justiça é historicamente corrupta e lenta. Realmente pode não dar em nada. Mas o principal já está feito. A denuncia que faz com que pelo menos alguns poucos acordem pra realidade.

Medéia disse...

Verdade Regina, se bem que tem mutos que preferem Não acordar, ficar eternamente em berço esplêndido..
Só que o preço a pagar pode ser bstante alto.

Paraná, concorodo com tudo o que vcoê falou, mas os membros da Comissão Eleitoral formada, até onde sei,são todos pessoas sérias, idôneas, com capacidade intelectual muito boa, portanto, capaz de diferenciar golpes, falcatruas, mal versação do dinheiro público. Se assim não o fizeram, pode mesmo ter sido por estarem em concluio com a Chapa 1 ou pela famosa questão que acomete muitos brasileiros: "ah deixa pra lá, não vamoso nos encomodar..."

Agora estão se borrando de medo, apavorados e xingando aqueles que procuram a verdade e denunciam fatos como este. Se deram mal, companheiros, se deram mal. Vão ter de se explicar no Tribunal...só pra rimar, como faz o Milton...hehehe