-->

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Conselho da UFPR terá mais dois representantes, eleitos por aposentados

Em sessão de 29 de julho, o Conselho Universitário da UFPR (COUN) aprovou abertura de mais duas vagas para servidores entre seus membros, um deles professor e o outro técnico, representando o segmento dos aposentados. Os alunos também ganharam mais uma vaga, a ser eleita pelo DCE. O servidor técnico-administrativo aposentado vai integrar o Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) e o docente aposentado será eleito ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), O CEPE também ganha mais um estudante em sua composição. A eleição dos novos membros será em 1. de setembro, conforme a Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC).

Essa é uma conquista relativa para os servidores técnicos. A reivindicação de mais uma vaga no COPLAD para um técnico já havia sido levantada na pauta local da Greve de 2007. Chegou a ser negociada com a SOC e a Reitoria em 2007, que então avaliaram-na como viável, apesar da rígida proporção de representação das categorias determinada pela LDB (que obriga ao mínimo de 70% de representantes docentes), negociação que não se concluiu. Mas, a nova vaga para um técnico viria então sem aumento da representação das duas outras categorias.

Diante de impasses surgidos na recente discussão dentro do COUN, embora se tenha obtido a vaga para um técnico oriundo dos aposentados, junto no pacote aprovaram mais uma cadeira para professores (já representados em amplíssima maioria) e ainda mais uma vaga para os alunos. Os técnicos continuam, proporcionalmente, sendo a menor bancada dentro do COUN - agora com 4 em vez de 3 no COPLAD, com apenas 1 membro no CEPE e nenhum membro no Conselho de Curadores.

4 comentários:

Milton-UFPR disse...

Aposentados são aposentados. Não tem mais ligação com a instituição. a não ser com associações e sindicatos. Bola fora!

Formiga Atômica disse...

Pela primeira vez concordamos, meu caro Milton!!!
Não desprezando nenhum aposentado, pois muitos deles realmente já deram seu sangue pela Instituição, mas que jogaram uma vaga fora, isso jogaram...

Rita de Cassia disse...

Concordo com os comentários dos colegas. Jogamos fora a oportunidade de colocar no Conselho mais um servidor que está vivenciando os problemas da universidade.

Anônimo disse...

Eta que esse povinhgo ai que tem inveja dos aposentados que se cuide.... De tanto que a Lei muda que talvez esses ai nunca consigam se aposentar...
Bola pra frente aposentados do COPLAD.....