-->

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Para ajudar no bom voto em outubro, DIAP oferece a Cartilha do Cidadão Consciente

Em outubro de 2010, os brasileiros terão um encontro cívico com as urnas para eleger os chefes do Poder Executivo Federal e estaduais (presidente da República e governadores), os representantes do povo (deputados) e dos estados (senadores) no Congresso e os representantes das assembléias legislativas - os deputados estaduais.

Para que se tenha uma idéia da importância da eleição, basta citar quantos cargos serão preenchidos pelo voto popular. Serão 1.654 cargos em disputa – um de presidente da República, 27 de governador, 513 de deputado federal, 1.059 de deputado estadual e 54 de senador, dois terços da Casa.

Mais do que eleger pessoas, estaremos escolhendo projetos, programas e preceitos constitucionais e legais. Em eleições de âmbito nacional, os titulares de poderes eleitos têm a prerrogativa de alterar a Constituição e as leis do País, podendo contribuir para garantir a efetividade dos direitos ou utilizar esses poderes para impor retrocessos nas conquistas econômicos e sociais.

Por isso, devemos nos preocupar com as competências e as responsabilidades que serão atribuídas aos titulares desses cargos, que terão poderes para mexer nas conquistas do povo. Precisamos também valorizar o voto consciente, defender a ética na política e a transparência no exercício de funções públicas, pressupostos que dependem de uma boa escolha.

O voto consciente é uma importante arma para evitar os escândalos que criam desilusão e afastam os eleitores do exercício do direito de voto, além de afugentar da disputa eleitoral cidadãos com visão republicana e vocacionados ao exercício de mandatos e da liderança política.

A omissão das pessoas conscientes e corretas nas disputas eleitorais tem conseqüências nefastas ao abrir caminho para que políticos inescrupulosos sejam eleitos e coloquem seus interesses particulares, e de grupos, acima dos interesses coletivos.

Buscando ser uma contribuição à formação da consciência política, ao aperfeiçoamento da democracia e à valorização dos princípios republicanos, o DIAP elaborou a "Cartilha do Cidadão Consciente", com linguagem bem acessível. Clique aqui para baixar a Cartilha (necessário ter o programa Adobe Acrobat instalado para ver o arquivo).
---------------
Fonte: DIAP

6 comentários:

PARANÁ disse...

nada a ver com a matéria, porem uma perguntinha para o Milton que não é Milton,

voce não tinha ido no Ministerio Público conversar com seu amigo, e ele não tinha lhe informado que o processo iria ser arquivado em 20 dias???

isto foi no dia 04 de abril, o que aconteceu Milton que não é Milton?

já foi arquivado ou não?

Milton-UFPR disse...

Na capa desta cartilha deveria estar a foto do Paraná e sua turma.

Milton-UFPR disse...

Pois não vai dar em nada o seu processo no ministério público. tá perdendo tempo. Faça algo mais util Paraná e vá trabalhar porque seu salário é pago pela população.

PARANÁ disse...

esta vai para voce, Milton que não é Milton,

"eu procuro fazer a diferença, luto para mudar nossa sociedade corrupta e sem princípios.
mas não esqueço que ainda existe muitos iguais a voce, que necessitam do entender que falta de princípios é a raiz da miséria e da corrupção.

os pensamentos geram atitudes.
atitudes geram hábitos.
hábitos geram um estilo de vida.
estilo de vida é o reflexo do carater.
o carater de um povo é o reflexo daquilo que ele pensa.

e nossos representantes no sinditest, por isto, não pensam diferente.

nós somos o que pensamos e não o que pensamos que somos".

Roberto disse...

Alguém que debocha do DIAP só pode ser meio de direita mesmo. Alguém que despreza a importância de informar o povo contra políticos inescrupulosos só pode ser um deles ou amigo de alguns deles.

Regina disse...

Tem muita gente corrupta no pode. E certamente ainda vão ficar por lá um bom tempo. Indo e voltando pro mesmos cargos e carregando um montão gente nas constas.