-->

terça-feira, 20 de julho de 2010

HC e Maternidade receberão bom volume de recursos do REHUF


O Diário Oficial da União de hoje (20) publica a Portaria no. 1929 do Ministério da Saúde, que autoriza o repasse de R$ 100 milhões destinados à revitalização e reestruturação de 45 hospitais federais universitários de todo o país.

O montante repassado será inserido nos gastos anuais dos estados, municípios e do Distrito Federal. O dinheiro faz parte do REHUF (Programa Nacional de Reestruturação dos HUs Federais) e chega a partir de agosto através do Fundo Nacional de Saúde. O valor total das verbas a serem liberadas pelo Ministério da Saúde é de R$ 300 milhões, devendo ser aplicadas até o final do ano.

Esse volume de recursos da União chega em boa hora para aliviar diversos apertos financeiros do funcionamento do Hospital de Clínicas e da Maternidade Vitor do Amaral, embora continue sendo insuficiente, bem como persista o problema de carência de pessoal para plena utilização da capacidade dessas unidades de saúde ligadas à UFPR.

----------------------------------------------------

Fonte: com informações da Agência Brasil

7 comentários:

Anônimo disse...

pois é grana vem e quem será que vai administrar rsrsrsrs, infra estrura e equipamentos e recursos humanos????? e a funpar como fica não falaram nada, acho que é mais uma proposta eleitoreira, e o pessoal bobo da funpar acredita.

Dodo disse...

Sr. Anonimo,
Procure minimamente se identificar. Seu comentario foi liberado por não conter nada de especificamente ofensivo dirigido contra alguém. Da proxima vez que emitir comentario, informe sua identificação na opção/janela abaixo de Nome/URL.

Dodo
Editor do Blog

JHoão Sem Terra disse...

Ora, bolas, o problema do pessoal da FUNPAR, o tal projeto de lei prometido por ministro/deputado/presidente de sindicato, isso aí vai ficar mas é pra 2011, e aí não saberemos quem será o presidente e os ministros. Então, podem voltar a ficar com aquilo apertadinho de medo, seus ingenuos e otários...

Lucia disse...

O pessoal do Sinditest deixou claro nas assembléias que o problema já está resolvido.
Aqui no blog estão dizendo que ainda não está.
Qual é afinal a verdade

Dodo disse...

Lucia,
Provisoriamente, a questão dos empregos do pessoal da FUNPAR está sanada pelo compromisso entre Min. do Planejamento e Reitoria de que um Projeto de Lei criará uma figura especial para os cargos da FUNPAR-HC, e pela promessa do ministro de que fará gestões junto ao TCU para que "alivie" a cobrança quanto às demissões e recontratações via concurso público.
É a promessa de um ministro de Estado, logo, não é pouco, mas ainda depende do aval do Congresso, certo? Congresso que praticamente não vota mais nada até novembro, talvez nem vote mais nada importante este ano, já que a eleição de outubro irá renova-lo.
Logo, o Projeto de Lei enviado pelo Min. Planejamento sobre os cargos da FUNPAR do HC e similares de outras IFES ficará na fila para 2011.
Não sabemos quem vencerá a eleição presidencial, ainda que haja forte tendência (que eu apoio) para a continuidade do grupo de forças do governo Lula, com Dilma assumindo a presidência. Creio que a eleição de Dilma dá esperança para que esse projeto de salvamento do emprego da FUNPAR passe no Congresso, assim como tambem a eleição de uma forte bancada ligada aos trabalhadores. Mas tudo isso ainda está no plano do "SE", e é nessa medida que não se pode dizer que está tudo resolvido quanto à questão da FUNPAR-HC.

Choque de Gestão disse...

Admiro o otimismo demonstrado aqui... Minha leitura desses fatos relacionados ao pessoal do HC: o que temos hoje é uma promessa. Promessa de um Ministro que tem prazo de validade vencendo. E a promessa dele ainda é de que enviará ao congresso um projeto de lei. Ainda que cumpra a promessa e envie o projeto, que garantia existe de que será aprovado? Acho que estão apenas iludindo o povo... Nesse contexto, seguem algumas perguntas:
1 - A proposta do Ministro está de Acordo com as diretrizes do REHUF (este sim, programa oficial do governo para com os hospitais)?
2 - Quanto tempo faz a promessa? Será que o projeto já existe e podemos acompanhar sua tramitação na Camara e o Senado?

Choque de Gestão disse...

Um comentário adicional... trata-se de um Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público do Trabalho. Não é só pressão do TCU. E outra, o prazo derradeiro é 31/12, logo acho excesso de otimismo ter esperança nos trabalhos de uma nova Bancada.