-->

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A mobilização de praxe

Curioso o esquema de comunicação sindical do Sinditest. A diretoria dessa entidade chamou uma reunião com outras entidades para discutir como (re)organizar a luta contra a aprovação do PLP 92/2007 (das Fundações de Direito Privado) na sexta-feira passada (29/5). No site do Sinditest nada apareceu sobre o que se decidiu nessa reunião.


Foi preciso visitar o site do Forum Popular de Saude (FOPS), que parece ser essencialmente um agregado de direções sindicais que fazem oposição sistemática ao governo Lula, na linha do PSol, para saber que a tal reunião no Sinditest deliberou fazer um ato de protesto contra o PLP 92 no dia 9/6, de manhã, na Praça Santos Andrade. Informação publicada em matéria assinada por Bernardo Pilotto, diretor do Sinditest, que publica no site do FOPS mas não no do Sinditest (pelo menos não com a mesma presteza).


Panfletos denunciando o caráter criptoprivatizante do PLP 92 e atos públicos são a rotina, é o que se faz de praxe. Nada contra e é preciso fazer. Mas o essencial para derrubar o PLP 92 na votação da Câmara de Deputados é fazer o convencimento e a pressão sobre cada deputado paranaense, só que fazer isto requer TRABALHO e aí é pedir demais da diretoria do Sinditest, cuja maioria só pensa em questões administrativas e burocráticas.


Além disso, outra coisa absolutamente necessária, mas que a Diretoria do Sinditest tem medo de fazer, é cobrar a posição definitiva e clara do reitor da UFPR, afinal o PLP 92 poderá retirar o HC do âmbito de sua administração. O Professor Zaki, administrador, é contra ou a favor da nova Fundação? Ninguém sabe e o Sinditest não cobra. O Sinditest não se atreve a cobrar para valer, porque sua direção em maioria apoiou e apóia o reitor-sabonete, e pretende prosseguir cultivando as melhores relações com o patrão.

11 comentários:

Maria Lucia disse...

Nunca se viu uma diretoria de sindicato tão pelega e amiguinha do reitor como essa diretoria do Sinditest. Justamente esse pessoal que vivia dizendo que o Belotto era amigo do reitor.
Até podia ser amigo, mas não era capacho.

João disse...

Eu queria saber o que o reitor pensa dessa proposta de outra Fundação. Vi a posse da nova diretora do HC e ela disse nem sim nem não. Também acho que tá chegando a hora das pessoas se definir.

Arnaldo per disse...

Diz que seu Neris ta negociando saida dele do HC com a diretora e Zake, pra ir pro IFET faze o que nao sei. Quem confirma?

PARANÁ disse...

já fiz oum comentário lá atras e vou reafirma-lo, esta diretoria não tem força para agrutinar ninguém, agora para fazer coisa erradas! eles consseguem no limite reunir alguns diretores para participar de coisas erradas contra a categoria.
agora vou dizer uma coisa ao Arnaldo, não sei te dizer em que tempo, mas te garanto uma coisa, muita gente que fez parte das gestões, 2000 a 2005 e 2008/2009 terão que procurar alguns buracos nesta UFPR ou em outros Orgãos Federais para se escondeirem, pois não estou quieto de alegre, estou agindo.

aos Companheiros (as) que ainda resistem bravamente, o meu forte abraço e dizer que a luta vai continuar sempre se depender de mim.

e para terminar, esta é infelismente uma frase que reina na base do Sindicato.

o que mais me entristece em todo este processo de disputa e que poderia ajudar muito no processo de transformação do nosso Sindicato é,

"O SILENCIO DOS BONS, DAS PESSOAS ESCLARECIDAS QUE SE OMITEM DO PROCESSO"

Dodo disse...

Muito bem, parabenizamos a diretoria do Sinditest que publicou, às 17 horas de hoje (quase 7 horas depois deste blog DE OPOSIÇÃO), o aviso de que farão um ato público contra o PLP 92/07.

Luis Otávio disse...

O Sinditest não fez nada. Só vai na cola de outras entidades pra fazer de conta que ta preocupada.

RATO DO DESERTO EM AÇÃO disse...

Luis Otávio como sempre!!! Bem atento a leitura das ações pelegas do SINDITODOS e fazendo os comentários sempre na MOSCA, ou seja, essa Diretoria não está nem aí para a categoria FUNPAR do HC e os Diretores do SINDITODOS que são estatutários nesse mesmo HC estão tentando debandar mesmo. O Arnaldo tem razão quanto a procura do Sr Néris pela transferência para o IFET. Sabe o porque disso?? Porque vai ter problemas com os levantamentos feitos pelo Sr Paraná que encaminha mensagem entre a msg do Arnaldo e do Otavio.
Acho que o sabonetinho (A. Neris)vai escapar mais uma vez, fazendo seus acordos.........

Anônimo disse...

ta cheio de sabonete nessa istoria, mas o reitorzinho é o bagre mais ensaboado.

Sem jeito... disse...

Sabonetinho não!!! Um banheiro cheio de sabonetes e bagres ensaboados!! Que esbórnia!!! Não tem mais jeito.... O SINDITODOS virou SINDIPOUCOS e ainda com muito menos.....

Lucas disse...

Sera interessante que o "coletivo" que escreve esse blog se informasse melhor.
O FOPS tem 20 anos de existência e sempre manteve sua independência de governos. Não seria diferente agora que o ministro do governo Luís Inácio propôs "privatizar" os serviços públicos.
Se olhar bem o sítio eletrônico do FOPS vai encontrar seu estatuto e etc.
Melhor se informar antes para não sai por ai falando besteira.

Dodo disse...

Sr. Lucas, consideramos a trajetória de anos do FOPS, sim, mas preste atenção que usamos um verbo no tempo presente: "parece ser", e que nos baseamos na matéria que trata do PLP 92/2007 que vem ilustrada com uma paródia da logomarca do governo federal, paródia essa que diz que o Brasil é um país de poucos. O Brasil nem é hoje um país "de todos" como diz a logomarca oficial mas tampouco continua sendo um país "de poucos" - e aqui fica nítido o maniqueísmo de um lado dos marqueteiros governamentais e, de outro, dos oposicionistas sistemáticos. O Brasil é um país de luta de classes em que a maioria um dia fará prevalecer seus interesses.
Sobre o PLP 92 estamos de acordo, devemos impedir sua aprovação por abrir as portas para a despublicização de serviços de saúde e educação, sendo uma fórmula ressuscitada dos tempos da Era FHC por parte de alguns ministros do governo Lula. Insistimos para que a pressão seja feita não só para ganhar apoio da sociedade mas também sobre autoridades e parlamentares. E é aqui que a gestão do Sinditest batizada com o irônico slogan de "Sindicato Para Todos", integrante do FOPS, falha feio, porque deveria botar um laço nos pescoços da Direção do HC e da Reitoria da UFPR para arrastá-los à praça pública para dizer o que pensam do PLP 92. Idem com os deputados do Paraná na Camara Federal. A Diretoria sindical não faz isso porque respeita demais o reitor que ajudou a eleger.