-->

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Jornal do Sinditest vira mural para demagogia do presidente Wilson Messias

Quem passa pela frente do Sindicato dos Motoristas de Curitiba (SINDIMOC), na rua Tibagi, lê na placa enorme abaixo do nome do sindicato: "Presidente Denilson Pires". Essa exaltação personalista vem à cabeça quando lemos o tratamento dispensado ao presidente do Sinditest na edição maio/junho do Jornal do Sinditest e sua alegada "grande" atuação no Acordo Coletivo da FUNPAR deste ano. "ACT 2009/2010 com Wilson Messias na Presidência: maior ganho de todos os tempos", exulta a manchete dessa edição do jornal, totalmente dedicada ao ACT da FUNPAR.

O ganho real de 2% acima da inflação do período deve ser saudado no ACT, sem dúvida. Mas o quadro fica empanado quando lemos a declaração do Presidente sobre a questão da reversão salarial, porque ali fica patente o posicionamento demagógico. Messias diz que a soma das mensalidades pagas pelos filiados da FUNPAR não cobre os custos da assessoria jurídica do Sindicato, sempre necessária num processo de ACT. No entanto, afirma ser contra que os trabalhadores contribuam para o sustento da ação do sindicato através da taxa de reversão salarial e o fato de os trabalhadores da FUNPAR poderem recusar o pagamento da reversão é chamado por ele de "transparência". Demagogia e discurso politicamente atrasado.

Ué, está faltando um dicionário Aurélio no Sinditest? Transparência é a entidade divulgar TUDO, absolutamente TUDO, de suas transações políticas e financeiras para a base que a sustenta. O fato de trabalhadores da FUNPAR irem até o Sinditest para recusar pagar a taxa de reversão salarial não é isso. Se a Diretoria do Sinditest, seguindo a posição que o presidente Wilson Messias diz ser sua, é contra a taxa de reversão salarial, simplesmente faça uma assembléia do pessoal da FUNPAR e decida que não vai mais ser cobrada de ninguém, ou que promova a devolução da mesma taxa para TODOS os trabalhadores da FUNPAR. Com isso, pare de fazer demagogia.

Na verdade, a gestão "Para Todos" está mesmo é desgostosa porque muito mais servidores da FUNPAR passaram a saber que têm direito a negar a cobrança de um dia de trabalho (taxa de reversão salarial) por parte do sindicato, e se dirigiram até a sede bacaninha nova do Sinditest para registrar isso. Isso faz cair a receita do sindicato gastador. Então, eles resolvem compensar com esse lero-lero de "transparência".

Queremos ver transparência, sim, para que expliquem como fizeram uma assembléia-fantasma na véspera da eleição municipal de 2008 somente para autorizar a venda da subsede da rua Comendador Macedo. Transparência para explicar porque a "chácara-canil" ainda não foi vendida e, se o for, se será por valor corrigido monetariamente em relação a 2005. Queremos transparência sobre os termos da compra da nova sede da rua Agostinho Leão Jr., cuja comissão de base de acompanhamento foi claramente desprezada pela diretoria do Sinditest. Queremos transparência sobre as contas do sindicato que não foram prestadas na Assembléia Ordinária estatutária que tinha que ocorrer até o dia 31 de março deste ano e não ocorreu. Será pedir demais? Talvez sim, considerando que temos uma diretoria pelega e que inclui membros suspeitos como o Dr. Neris e sua turma.

5 comentários:

Roberto disse...

Pra essa pelegada não podemos deixar grana, fazem bem os trabalhadores da FUNPAR de ir lá pedir de volta a reversão. Fizeram o ACT legal depois de muito pedir pro seu reitor Zaki que facilitasse as coisas. Estamos sabendo.

Anônimo disse...

A situação da ameaça de demissão da FUNPAR continua, não tem nada definido, mas parece que estão esperando criar uma outra fundação aí estatal ano que vem pra salvar o povo da FUNPAR.

Rato do deserto.... disse...

Fazer um ACT que tem apenas 2% de ganho real em relação aos últimos doze meses não quer dizer maior ganho da História. Isso é lero-lero!!!!
Vejamos, então!! Como ficam as perdas de ANOS ANTERIORES????
Como fica a INSALUBRIDADE????
Como fica a REVESÃO SALARIAL????
Como fica questão do PL92 das Fundações Estatais???
Vejam que a coisa tá feia mesmo!!!!!!

PARANÁ disse...

estarei enviando meus comentários, com alguns levantamentos realizados para acabar com esta demagogia. e mostrar que no minimo 85% do que esta escrito neste jornal, é mentira.
PIOR É QUE FOI UTILIZADO ESTE JORNAL, PARA CHAMAR OS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DA FUNPAR DE OTÁRIOS.
só peço que aguardem um pouquinho pois irei explicar o porque.

Luis Otávio disse...

A atual diretoria do Sinditest não sabe o que é transparência ou coisa parecida, mas sabe muito bem tirar desafetos de comissões burlando decisões de assembléia, sabe alterar uma ATA como ninguem e fazer assembléia fantasma com toda maestria. Isso eu sei que eles sabem e provo.