Certamente muitos daqueles que acessam este blog já ouviram falar ou leram sobre este termo: CONFASUBRA, com mais frequência nestes últimos dias, em função da realização do XX CONFASUBRA.
MAS O QUE SIGNIFICA ISSO, QUAIS OS OBJETIVOS, COMO FUNCIONA, PARA QUE SERVE?
Os técnico-administrativos das IFEs, através de seus sindicatos de base, são filiados e representados pela FASUBRA - Federação dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras. É esta entidade que encaminha as nossas reivindicações, negociando e dialogando com o Governo Federal. Faz parte do Estatuto da Entidade a realização de Congressos Nacionais a cada dois anos, para renovação da Diretoria Nacional. Em geral são realizados em dezembro, salvo algum imprevisto, como é o caso deste.
O XX CONFASUBRA realizar-se-á no período de 10 à 16 de maio, em Poços de Caldas - MG. Todos os sindicatos filiados devem enviar representantes - OS DELEGADOS - que são retirados em Assembléia Geral , com a presença de um diretor da Federação. Cada sindicato de base pode enviar 01 delegado a cada 10 pessoas presentes na assembléia , que deve ter como pauta única a retirada dessa representação. Os eleitos participam do Congresso com direito à voz e voto.
COMO FUNCIONA O CONFASUBRA?
A Direção Nacional da FASUBRA é composta por algumas correntes sindicais, cada uma, em geral, atrelada a algum partido político e com propostas para a classe trabalhadora que representam. Atualmente existem quatro correntes dentro da Fderação:
1) TRIBO - ligada ao Partido dos Trabalhadores - PT- bastante alinhada com o atual Governo Federal. Defende a manutenção da FASUBRA na CUT - Central Única dos Trabalhadores.
2) CSC - Corrente Sindical Classista - ligada ao Partido Comunista do Brasil - PC do B - alinhada com alguns pontos do atual governo. Defende a saída da Fasubra da CUT. É base da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, entidade criada recentemente e que já abriga cerca de 200 sindicatos em todo o Brasil.
3) VAL - Vamos à Luta - corrente formada por vários grupos ligados, principalmente ao PSOL e PSTU, exisitindo também novos grupos, como o VAL 3.5 e o PSLivre. Defende a desfiliação da CUT. Totalmente contra o atual governo federal.
4) CSD - CUT Socialista e Democrática, ligada à tendência petista "DS" (Democracia Socialista) do PT.
Nos Congressos eleitorais - como este que ocorrerá em maio - serão eleitos novos dirigentes , de maneira proporcional aos votos obtidos por cada corrente. Para isso, cada coletivo ( corrente sindical) apresenta e defende sua tese, a qual contém todo o planejamento, lutas, reivindicações e o rumo que será dado pela Federação nos próximos 2 anos.
É neste sentido que se faz importantíssima a participação de um número expressivo de pessoas, na Assembléia que o Sinditest deve chamar para a retirada dos delegados.
Nesta ocasião, serão apresentadas chapas ligadas a uma ou outra corrente e, provavelmente, haverá um debate a fim de que todos possam estar mais esclarecidos no momento de votar.
Voltarei com mais esclarecimentos.
Até breve.
Um comentário:
A CTB hoje tem mais de 500 entidades filiadas em todo o pais, e recentemente defendeu a desfiliação da poderosa CONTAG da CUT, sendo vitoriosa nessa proposta. E o novo presidente da CONTAG é da CTB.
Agora a FASUBRA é só uma questão de tempo, chega de passar 10% da renda da FASUBRA pra essa central social-democrata reformista que foge da luta decisiva contra o capital!
Postar um comentário