-->

domingo, 5 de abril de 2009

Quem vai representar o Sinditest-PR no XX Congresso da FASUBRA em maio

Resultado de um saudável entendimento entre oposição e Diretoria do Sinditest, formou-se uma Comissão preparadora da tirada de delegados da base da UFPR e UTFPR ao próximo Congresso da FASUBRA. O integrante pelo Núcleo "Avançar na Luta" é o servidor Dodô, da Biblioteca Central, que participou de reunião na última quarta-feira, 1/4, com os demais membros da Comissão (Bernardo Pilotto, Luiz Fernando Mendes, Márcia Messias) e ficaram definidas datas das assembléias eleitorais (veja datas na agenda ao lado) e o processo eleitoral durante a assembléia (voto secreto, em cédula de papel, em uma das chapas de delegados). Conclamamos os(as) colegas a participarem ativamente das assembléias para ouvir as propostas de cada chapa que se inscrever.

Este Núcleo "Avançar na Luta" apresentará em breve para a UFPR, FUNPAR e UTFPR sua chapa de candidatos e suas propostas. Segundo o Regimento do CONFASUBRA, a base do Sinditest pode eleger 5 dezenas de delegados, e, como candidatos(as), apresentaremos, entre outros, Dodô (Bib. Central), Rita Kavulak (Politécnico), Guaracira (Auditoria Interna), Dirce (HC-FUNPAR), Jorginho (HC), Cris (Botânico), Aguinaldo (SESAO), Djalma (HC-Neurologia), Geraldine (PROEC), Ivandenir (Educação), Alessandra (UFPR-Litoral), Sebastião (UTFPR-Curitiba).


Entendemos que a FASUBRA deve assumir ativa vigilância contra o alto risco de o reajuste de junho deste ano, acertado no Acordo de Greve de 2007, ser descumprido pelo Governo Federal, a pretexto de economia por causa da crise mundial. Se isso acontecer, é preciso reagir rapidamente e com energia, porque - ao lançar a consigna de que "os trabalhadores não devem pagar pela crise" - isso em termos práticos significa defender com muita luta nossos salários. Outra importante luta é contra a precarização no serviço público, representada pelas terceirizações, e a própria ameaça do advento da Fundação de Direito Privado no HC stiua-se nesse terreno, na medida em que extermina a estabilidade do trabalhador.

3 comentários:

PARANÁ disse...

só uma pergunta, se alguém na hora montar uma chapa, terá o direito de concorrer?
faço esta pergunta pois isto já ocorreu, e ninguém pode impedir ninguém de participar.
mesmo que uma unica pessoa coloque seu nome para concorrer, terá de ser respeitado o seu direito, e a divisão dos votos terão ser proporcionalmente.

se isto vier a ocorrer como irão solucionar a situação?

um forte abraço a todos e uma ótima semana.

PARANÁ

Rita de Cassia disse...

Os servidores da UFPR precisam ser representados com boa vontade, verdade e com discurso e prática coerentes. Com esse propósito pedimos o voto de confiança dos servidores da UFPR para poder dignamente representa-los em um evento importante como o Confasubra.

Dodô disse...

Esclarecendo ao Paraná:
Todos os detalhes sobre o CONFASUBRA, incluindo a fase de tirada de delegados, estão no regimento do Congresso, disponível na página da FASUBRA.
Através da Comissão organizadora local, propusemos abrir desde o dia 10/4, na secretaria do Sinditest, um protocolo para inscrição antecipada de chapas PELO MENOS PARA A ASSEMBLÉIA DA UFPR, que é a maior, e isso, segundo informado pela imprensa do Sindicato, começa no dia 10/4 e SÓ TERMINA DURANTE A ASSEMBLÉIA DA UFPR NO DIA 23/4. Portanto, quem quiser montar chapa pode fazê-lo até mesmo durante a Assembléia do dia 23, no HC, a qual, a certa altura, decretará o fim do período de inscrição de chapas, para poder proceder então à votação. A cédula deverá conter certo número de quadrados para Chapa 1, 2, 3 etc, e os participantes da Assembléia marcarão um X na Chapa que preferirem.
Portanto, fica garantido o direito de as pessoas se organizarem em chapa mesmo durante a Assembléia.
Para constituir-se uma chapa viável, é preciso que ela tenha pelo menos 20% do total de delegados elegíveis pela Assembléia reunida; por exemplo, se a Assembléia do dia 23 reunir 100 pessoas, podem ser tirados 10 delegados (1 para cada 10 presentes), e, assim, uma chapa tem que ter no mínimo 2 (DUAS) pessoas, ou 20% de 10. Se a Assembléia reunir 200 pessoas, qualquer chapa, para concorrer, deve ter pelo menos 4 pessoas, e assim por diante.