-->

terça-feira, 28 de abril de 2009

Trechos pitorescos das Teses enviadas ao XX CONFASUBRA

Quem tiver a paciência de ler os nove textos do volumoso Caderno de Teses ao XX CONFASUBRA poderá ter surpresas e até dar risadas. Há trechos pitorescos. Por exemplo, a quase desconhecida “Tendência Revolucionária Sindical da Liga Bolchevique Internacionalista” (TRS-LBI), que parece só existir na Federal do Maranhão, escreve o seguinte sobre os atuais governos de esquerda e centro-esquerda da América Latina:

“A eleição de Barack Obama para comandar o imperialismo mundial comprova que o melhor tipo de governo para a classe dominante hoje, inclusive para a grande burguesia ianque, são aqueles encabeçados por supostos representantes políticos de grupos sociais mais explorados e oprimidos em suas respectivas nações, não para atender aos interesses dos explorados, mas para nutrir falsas ilusões populares e gerir a crise capitalista contra o conjunto da classe trabalhadora. Com pequenas diferenças entre si, governos deste tipo já são maioria na América Latina: Lula no Brasil, Chávez na Venezuela, Evo Morales na Bolívia, Lugo no Paraguai, Michele Bachelet no Chile, Correa no Equador, Tabaré Vazquez no Uruguai, Ortega na Nicarágua, Cristina Kirchner na Argentina e agora Funes, em El Salvador.” (Caderno de Teses ao XX CONFASUBRA, p. 27)

Não é mesmo um primor de análise de conjuntura? Para a TRS-LBI, então, seria preferível que nas eleições em países da A. Latina tivessem triunfado os candidatos da direita, que mantivessem a todo vapor as políticas neoliberais antipopulares, que cortavam sem piedade as verbas da Educação e os salários dos trabalhadores. Falta a esses iluminados da LBI do Maranhão perguntar às pessoas mais pobres se preferiam continuar sofrendo, sem quaisquer políticas sociais, nas mãos de governos da direita do tipo FHC, Fujimori e Menem, esperando sabe-se lá até quando os líderes ultra-revolucionários da LBI conquistarem o poder para instaurar o paraíso na Terra...

Mas a LBI é só a versão mais caricata e hidrófoba do pensamento trotsquista, ultra-esquerdista, que também orienta outros grupos atuantes no movimento da FASUBRA, embora com nuances mais elaboradas. Grupos de ultra-esquerda que, em geral, analisam as lutas de classes e a política com a retina do bebê, a qual ainda não se desenvolveu o bastante para ver todas as cores e matizes, só enxergando o preto e o branco, o tudo ou nada. Com retinas de bebê não se faz política, se faz apenas propaganda, sem resultados concretos para melhorar a vida dos trabalhadores e do povo em geral.

Um comentário:

Julio disse...

Essa LBI deve ser meio doida mesmo. Eles chamam de reacionário o delegado Protogenes que tentou prender o banqueiro ladrão Daniel Dantas e dizem que a operação Satiagraha é burlesca, quer dizer, cômica!!! Cômica é a LBI!! Ainda bem que não tem dessas coisas na UFPR, se bem que tem uns por aí que se esforçam pra ser quando desandam a fazer discurso estratosférico.