-->

terça-feira, 7 de abril de 2009

É para ter ou não a tal transparência ?

Corremos o risco de ser chatos, mas, até mesmo quando se trata da política mais geral, o que a opinião pública tem cobrado é transparência no uso de recursos que são coletivos ou públicos. Cobra-se transparência no caso dos numerosos diretores-de-coisa-nenhuma no Senado da República, cobra-se quantos são e o que fazem todos os funcionários da Assembléia Legislativa.



E, no âmbito do Sinditest, cobra-se transparência na venda e compra de bens imóveis. O rolo da "chácara-canil" comprada sem autorização pelo Dr. Antônio Néris em 2005 é bem conhecido (e até agora não se desvencilharam desse mico!). No momento, está em foco a aquisição de um imóvel na rua Agostinho Leão Jr., perto do HC, proposta por Wilson Messias na assembléia de 4 de março último. Para acompanhar essa transação imobiliária, e afastar suspeitas costumeiras, no movimento sindical, de superfaturamento, foi eleita - por unanimidade, saliente-se - uma Comissão de Acompanhamento da compra com membros da base: Guaracira (Auditoria), Rita (Politécnico), Cláudio (HC), Kátia (HC) e Maria Aparecida (HC).




Essa Comissão se reuniu na semana passada e cobrou informações e documentos básicos da Diretoria do Sinditest. Receberam o quê ? Praticamente só enrolação e o informe de que a Diretoria já tinha fechado o que chamaram de "pré-contrato" ou "Compromisso de Compra e Venda" com o dono do imóvel, que conteria, sem autorização prévia, até os nomes dos membros da Comissão como endossantes da proposta. Este documento não foi exibido para a Comissão de base, por mais que esta o cobrasse, assim como também não o foi a autorização pelo Conselho Fiscal (item exigido pelo Estatuto do Sinditest, Art. 79) para efetuar a compra.




O mal-estar criado pela não-revelação de documentos, pela omissão de informações claras, pelas declarações ditas e depois desditas pela Diretoria do Sinditest, conduzem a que se pense o quê desse processo? Que algum rolo existe! Por mais que o imóvel indicado para compra seja interessante para a categoria, não se compreende porque é que a Diretoria esconde os detalhes da transação de todos os filiados! O que a base espera é que os dirigentes sindicais gerenciem a entidade sem nada a esconder, porque a desconfiança entre trabalhadores impede o avanço da luta.

8 comentários:

PARANÁ disse...

É companheiros(as), a coisa ta preta mesmo, tudo rolando do jeito que querem fazer, sem a autorização do Conselho Fiscal, sem o acompanhamento da Comissão eleita em assembléia, sem a autorização da maioria dos filiados como exige o ARTIGO 549 DA CLT. só entraram em contato com o Conselho e a Comissão no dia 30/03/09 demostrando total falta de respeito com os eleitos pelo voto direto e total falta de respeito com toda a categoria, e demostrando total falta de responsabilidade com o dinheiro da categoria. novamente voltaram a aprontar, e ainda me denuncia na POLICIA, isto realmente é caso de policia, mas para eles.
amanhão 08/04/09 as 14:00 estarei em audiencia com o sr. Bernardo e vamos ver quem é que esta com a verdade. chega de enrrolação, já protocolei no Ministério Público Federal no dia 31/03/09 e no Ministério Público do Trabalho no dia 01/04/09 um grande dossiê. vamos aguardar, e com certeza será confirmado muitas irregularidades praticadas por muitas destas pessoas. diferente deles as denuncias feitas, estão por mim assinado, e estou muito tranquilo com relação as apurações.

um forte abraço a todos que lutam pela transparencia no SINDITEST.

PARANÁ

Rita de Cassia disse...

Como membros da Comissão eleita em assembléia pra acompanhar a compra do imóvel afirmo que tal comissão foi totalmente desrespeitada. Quando iniciou seu trabalho o imóvel já havia sido comprado. Ou seja a compra foi feitas na calada da noite, sem acompanhamento e sem o aval do conselho fiscal.
Atitude típica de quem tem muito a esconder.

PRF disse...

Bla-bla, lero-lero, nhem-nhem-nhem, o pessoal do sindicato vai compra uma sede joia pra tudo os filiado e tem gente que fica empombando por causa de dicumento. Para de acha pelo em ovo.

Maria Lucia disse...

PRF Fico chocada em saber que nossa categoria ainda tem gente que acha que não precisa prestar conta a ninguem, que acha que pedir transparência em um negócio de 500.000 reais é fazer oposição, que imagina que os filiados que são os donos da grana não devem ser ouvidos.
Lametável.
Com o apoio de gente como vc os caras constroem um galpão irregular, compram uma chácara por um preço absurdo que não serve pra nada, compram um imovel sem apresentar qualquer documento
É atestado de burrice dar um cheque em branco pra qualquer pessoal, mas tem gente que ainda acha que deve dar.
Lamentável

PRF disse...

Parem de aporrinhaçao, o sindicato daí sabe das coisa, sabe o que é melhor, a gente confia, é tudo gente nossa do HC, só um bando de chato que resolve incomodar. Pros amigo se eu quise do cheque branco sim. Vao cata coqinho.

PARANÁ disse...

qual é o significado de PRF.
não seria por acaso:
PEQUENO RUMINANTE FALANTE.

PRF se quiser uma canga para ser usada, é só pedir pros cara do sindicato, pois viseira acredito que voce já utiliza.

Maria Lucia disse...

PRF se você confia e acha que tem que dar cheque em branco pra sua turma do HC então use o seu dinheiro e o seu talão cheque. Não é honesto fazer firula pros seus amiguinhos com o dinheiro dos outros.

Supervisor disse...

O imóvel está comprado, com ou sem transparência. Claro que se descobrirem rolo mais tarde, os responsáveis devem pagar.
Mas, instalada a nova sede, vamos aproveitar e com isso continuar desvendando os segredos guardados pela diretoria do sindicato.