-->

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Sob ameaça a Convenção 158 que proíbe a demissão imotivada

A Comissão de Relações Exteriores poderá votar hoje, 25/6, a mensagem do Presidente Lula que ratifica a Convenção 158 da OIT, que proíbe a demissão imotivada. O relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), deu parecer contrário à ratificação da Convenção 158.

O movimento sindical precisaria se mobilizar com urgência para derrotar o parecer desse pretenso “socialista” Júlio Delgado. Ao menos o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) apresentou voto em separado contra o parecer de Delgado e a favor da ratificação da mensagem do Governo Lula. Nos corredores da Câmara circula a versão de que o parecer de Delgado teve a contribuição de José Pastore, economista a serviço de entidades patronais, e claramente contrário às teses do mundo do trabalho como a redução da jornada de trabalho.

É dessa laia de membros do PSB que se tem aqui no Paraná e em particular no PSB de Curitiba, cuja liderança Luciano Ducci engraxa as botas do neoliberal tucano Beto Richa como seu vice-prefeito. Ducci, ex-membro no passado de uma ultra-radical corrente política estudantil, mudou de lado; um exemplo de sua desfaçatez com os movimentos sociais foi ter roubado uma proposta do movimento de mulheres sobre atenção à gestante, o Programa “Mãe Curitibana”, e descaradamente aparecer na TV como o “pai” do projeto. Agora, seu coleguinha na Câmara Federal vota contra um projeto que defende o trabalhador contratado pela CLT. Típico de traidores dos trabalhadores.

Pena que em nossa área sindical, o Sinditest sequer informe seus filiados de assuntos como a Convenção 158, sequer lute por sua aprovação e os trabalhadores da FUNPAR continuem sendo demitidos de qualquer maneira.

Nenhum comentário: