-->

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Eleição do Reitor da UFPR em agosto

Pelos informes de que dispomos, a eleição do novo reitor da UFPR deverá acontecer mesmo em agosto. Isto foi o que apontou a sessão do Conselho Universitário reunida na última quinta-feira, em atenção ao que dispõe a lei quando há vacância do cargo. Representantes das entidades da comunidade acadêmica estiveram presentes e manifestaram suas opiniões.


O presidente do Sinditest fez intervenção estúpida questionando o direito da atual vice-reitora, professora Márcia Mendonça, de manter seu mandato e reivindicando que a eleição fosse também para o cargo que ela ocupa. A vice-reitora foi eleita para o cargo e nomeada de modo independente do reitor, logo, não há porque questionar seu direito. Para tolice semelhante, a direção do DCE faz coro, sem respaldo. Aliás, esta mesma direção estudantil, demonstrando desconhecimento da história política da UFPR, pateticamente "exige" que a eleição direta do reitor seja organizada pelas 3 entidades, aparentemente sem saber que sempre foi assim que tais eleições ocorreram há mais de 20 anos até os dias de hoje.


O que mais preocupa, entretanto, e parece não ser objeto de questionamento das entidades, é o prazo para a realização da escolha do reitor, inclusive a consulta direta por voto paritário da comunidade. Essa eleição a se realizar no mês de agosto significa um tempo escasso para que os eleitores possam conhecer e debater as propostas dos candidatos. Haverá poucas semanas depois das férias de julho para todo o processo. Para complicar, também em agosto a cidade estará polarizada em torno da campanha municipal dos candidatos a vereador e prefeito. Nunca antes, na história das eleições diretas do reitor da UFPR. que ocorrem desde 1985, houve tão pouco tempo para as campanhas e os debates.


Espera-se que as diretorias das três entidades convoquem suas instâncias deliberativas mais amplas (conselhos, assembléias) para debater com as respectivas bases como conduzir esse processo e não restrinjam tudo apenas ao âmbito das diretorias. Uma Comissão Eleitoral organizadora da escolha do novo reitor tem que ser formada democraticamente pelas entidades.

4 comentários:

Anônimo disse...

Lá vem de novo esse pessoal do blog pedindo pro Sinditest debater, organizar, conduzir,...
Isso tudo dá um trabaaaaalho!!!
A diretoria acha que a base gosta mesmo é de um belo bla bla bla.
Será????

Anônimo disse...

Tem gente que gosta de eleição tumultuada.
Dá até pr surrupiar uma urna.

Anônimo disse...

Chega de Bláh, bláh e vamos ver se essa Diretoria do SINDITEST começa a trabalhar. Dá sono tanta apatia. Parece que o frio está congelando o cérebro!!!!
Vamos á LUTA!!!!!

Anônimo disse...

concordo que a eleição em agosto vai dar pouco tempo pro pessoal avaliar as candidaturas. O que eu quero ver é como vão regular essa campanha... Quem tiver mais apoios "fortes", vai estar em vantagem pra fazer sua propaganda.