-->

terça-feira, 10 de junho de 2008

Sinditest construirá mesmo uma greve geral em 3 de julho?

Nos dias 6 e 7 ocorreu Plenária Nacional da FASUBRA. O Sinditest foi representado de modo bastante "plural" apenas por seus diretores (5 pessoas). Que nos trazem eles dessa reunião? Bem, um Informe detalhado já está na página da FASUBRA (ver ID 2008-Jun-04, de 9/6/08 clicando aqui).

O debate girou sobre dois pontos principais - a ameaça da chegada da Fundação de Direito Privado nos hospitais universitários e o atraso no cumprimento do Acordo de Greve. No que toca ao primeiro assunto, apesar de o Informe da FASUBRA ser muito prolixo nas proposições, basicamente reafirmou-se a necessidade de conquistar a sociedade civil, suas entidades e lideranças, para integrarem uma Frente ampla contra o Projeto de Lei dessa Fundação (PLC 92/07) - tal como já havíamos esboçado como proposta neste blog dias atrás.

Acerca do pagamento dos reajustes prometidos desde setembro/2007 pelo Min. Planejamento para começarem este mês de junho - palavra descumprida pelo Governo e com os sindicatos dormindo no ponto - as deliberações apontam para um novo calendário de cobranças, como segue:

- de 10 a 14/6, uma "Semana de Mobilização" das bases;
- em 25/6, 1 dia de Paralisação nacional caso a prévia do contracheque não mostre o reajuste;
- a partir de 3 de julho, Greve Geral por tempo indeterminado.

Cá para nós, talvez fosse mais vigilante da parte dos Sindicatos de base e FASUBRA já terem iniciado uma cobrança mais dura lá atrás, no começo de maio, quando desenrolavam-se aborrecidamente capítulos da novela "Medida Provisória x Projeto de Lei". Ficou-se apenas na espera, adiou-se a Plenária da FASUBRA, e junho veio sem mais nada no bolso.

Agora é ver se a Direção do Sinditest tem apetite político para realmente construir essas mobilizações de cobrança, e consegue combinar isso com a luta contra a Fundação do HC... Você acredita?

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro colega, acho que a Diretoria do SINDICATO não promoverá esta GREVE e nem a PARALISAÇÃO do dia 01, pois hoje é 10/06 e não vi a Convocação da ASSEMBLÉIA que passará os INFORMES da Plenária da FEDERAÇÃO...

Anônimo disse...

Não acredito que eles tenham pique pra tanto. Isso dá um trabalho danado. Alem do HC tem que envolver agrárias, centro, politécnico, botânico, escola técnica, artes, todo o litoral, todo o interior, UTFPR, etc..
UUUUUUUUUUUUUfa!!!!!!
Só de pensar já dá uma priguiiiiisssa..........