-->

sábado, 28 de janeiro de 2012

Massacre do Pinheirinho - para não esquecer as vítimas e, principalmente, os algozes


A cruel, desumana e truculenta desocupação do terreno onde vivia a comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), começou às 6 da manhã do domingo passado (22/1).  Seis mil pessoas, que ali viviam havia já 8 anos em terreno  cuja posse seria (há suspeitas) do bandido do sistema financeiro Naji Nahas, foram enxotadas na base do cacete, gás e balas de borracha.  Suas casas foram demolidas, com tudo dentro, por tratores.

O vídeo acima, do jornal da TV Record, tem 13 minutos, mas veja-o pelo menos até os 3min50seg.  Preste atenção no olhar da criança de 2 anos e na reação do repórter.  Depois disso, é difícil esquecer o que é injustiça.  Mas fundamental é não esquecer que há carrascos pessoais e institucionais como responsáveis por essa tragédia em pleno Brasil do Século XXI:

- A insensível Justiça paulista, cujos magistrados sem hesitar deram a ordem de enxotamento, onde há  corruptos, onde há juízes que ganham altas somas e benefícios mas não querem ser investigados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça);

- O governo paulista do dirigente do PSDB Geraldo Alckmin, tucano reacionário e militante da ultraconservadora prelazia católica Opus Dei, que agora pôs a nu sua vocação para o fascismo (governo pelo terrorismo de Estado);

- A elite burguesa paulista que tem entre seus membros um espécime como o tal Naji Nahas, suposto dono do terreno desocupado, acusado de crimes contra o sistema financeiro e dono de uma empresa falida que queria o Pinheirinho de volta para fazer caixa e pagar credores ricos.

Claro, o pano de fundo onde se desenrolam essas desigualdades e injustiças é o historicamente falido sistema capitalista, que não consegue superar mais suas repetidas crises.  Mas lembremos que há algozes desse mesmo tipo e filiação partidária também no Paraná.  O mesmo PSDB governa nosso estado e manda na Prefeitura de Curitiba.  

No processo político brasileiro, as mudanças neste período estão passando principalmente por mecanismos eleitorais.  Em 2012 haverá eleições de vereadores e prefeitos.  Aos homens e mulheres de boa vontade, com sensibilidade humanista, consciência política e solidariedade, pedimos e pediremos com insistência: ajam para varrer do comando da civilização brasileira algozes como esses.  Ou "civilização" pouco passará de apenas uma palavra.

Um comentário:

Unknown disse...

Não tem como não se indignar ante tanta crueldade,arrogância e prepotência se valendo de exercer "OTORIDADE" cuja qual só se propõe aos menos favorecidos....Sempre...e até quando, continuaremos nos sentindo castrados e massacrados por este tipo de SER HUMANO? HUMANO...MESMO????