-->

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quem te viu, quem te vê, "Dr" Neris...

A atividade blogueira é necessariamente colaborativa.  É também graças a valiosas contribuições e informações de variadas fontes que este Blog prossegue revelando coisas que alguns querem esconder e reafirmando posições críticas em defesa da máxima transparência. No Sinditest, na UFPR e nas instâncias que lidam com o que é público e coletivo da maior universidade federal do Paraná.

Se algum desavisado ainda não sabe, o atual vice-presidente do Sinditest, o Dr. Neris, com seu indefectível terno e gravata, é candidatíssimo a voltar a ser presidente do sindicato na eleição do fim de ano.  Porém, quando as coisas não saem do jeito que ele gosta, tenta tirar o corpo fora das cobranças da base. Explicamos.

A este Blog chegou o relato de uma fonte, que trabalha pela FUNPAR no HC, sobre o desfecho do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dessa categoria regida pela CLT. Entre abril e junho, a cada ano, os trabalhadores da FUNPAR se mobilizam para conseguir um ACT razoável.  Não vamos falar aqui do ACT em si (pode ficar para outra postagem), mas sim da postura dos dirigentes do Sinditest, em particular do Dr. Neris, sobre uma obrigação da qual vinha fugindo.

O desconto do salário de um dia de trabalho do empregado da FUNPAR, como paga adicional ao sindicato pelo fechamento do ACT (chamado de taxa de reversão), não é obrigatório, mas para evitá-lo os trabalhadores precisam da assintaura e carimbo do dirigente sindical para entregar à FUNPAR.

Numerosos trabalhadores vinham procurando o presidente Messias, ou o vice Dr. Néris, para obter essa assinatura, mas eles estavam se esquivando.  Pois bem, na manhã de hoje,  cerca de 100 funparianos souberam que o Dr. Neris estava na sede do Sinditest, foram lá e formaram uma fila para obter o que é de seu direito. Segundo a fonte do blog, Dr. Néris, impossibilitado de se "evaporar" dali, esperneou e resmungou mas teve que, carimbo do sindicato em punho, assinar os pedidos de não-desconto de todos. Aquele que quer voltar a ser presidente, dizem, chegou a queixar-se de estar "48 horas sem dormir direito", muito cansado, enquanto assinava a devolução da taxa.

Quem ouviu essa queixa do Dr. Neris simplesmente observou a ele que foi o presidente Wilson Messias quem lhe delegou a responsabilidade de cuidar das coisas do ACT-FUNPAR e que, se está cansado, então aposente suas pretensões de continuar nesse cargo tããããão cansativo do Sinditest...  Imaginem, caros leitores, como cansa participar de certas churrascadas na Avenida das Torres!

Fica aí para o julgamento dos leitores e leitoras examinar a "categoria" de certos dirigentes sindicais que atuam na UFPR/UTFPR, sendo que alguns alimentam sonhos de virar vereador ou deputado nas próximas eleições.

16 comentários:

Choque de Gestão disse...

Lamentável a fala do Dr. Néris hoje no COUN. Foi um verdadeira humilhação para a categoria. Toda união e força demonstrada pela presença dos técnicos no COUN foi jogada no lixo. Total falta de respeito com a greve e com a categoria.

Anônimo disse...

vcs tambem são culpados, ficam endeusando o cara chamando ele de Doutor..... desde quando ele fez Doutorado, só porque cursou Direito? ele é um Bacharel como qualquer um de nós que tenha feito Administração, quimica, letras...etc...etc...
abraços

VAMOS ACORDAR!!!! disse...

porque este Dr. Néris fugiu do pessoal da funpar para não assinar tais documentos?

dizem que este Dr. Néris tem participação nesta taxa de reversão, seria verdade?

se é tudo mentira, porque então já não encaminharam documento a FUNPAR, liberando os funparianos deste desconto?

dizem que o escritório que atende a Funpar, foi contratado pelo Dr. Néris que tem participação nos lucros, alguém tem que apurar isso, pois se for de fato verdade vai pegar muito mau para o Dotorzinho em sua campanha eleitoral.

UFPR, UTFPR e FUNPAR, vamos acordar!!!!

FORMIGA ATÔMICA disse...

Choque de Gestão, você poderia nos esclarecer mais sobre essa fala do nobre vice-presidente?
Penso que toda a categoria deve tomar conhecimento dessas coisas, ainda mais se o talzinho anda querendo ser presidente da entidade novamente.
Agradeço.

Unknown disse...

Choque de gestão o momento não é de divisão eu sei,pelo Sim e pelo Não todos permeiam uma única categoria e lutam conjuntamente afim de angariar a vitória na GREVE,porém eu acho que nada impede que voces como categoria redijam um documento e ou façam constar em Ata essas barbaridades destes senhores,a fim de deixar claro que eles estão marcando a derrota nas urnas,porque ninguem mais aguenta este tipo de comportamento.Tem que ridicularizar sim fazendo ele perceber que esta muito longe de vir a ser um BARAK OBAMA.Eu falo isto porque a FUNPAR esta deixando o medo de lado e resolveu botar para quebrar o SINDICATO retalha de lá e Nós de cá.Voce não faz idéia da humilhação estratosférica que o Sindicato vem impondo desde a Assembléia do dia 07/06,quando a categoria não se sujeitou aos desmandos da diretoria sindical.Eles se achando ,fecharam o ACT, não encaminharam o doc. ao Reitor que a categoria votou,simplesmente encerraram as discussões e acharam que tudo ficou certo.Errado a categoria se mobilizou foi para a frente do Sindicato e literalmente não deixou o DotÔ sair sem antes assinar todos os requerimentos que suspendem o direito do Sindicato em receber um dia de trabalho atualizado para gastar como quiser.É eu estava lá foi o máximo ve-lo como um URSO sem CAVERNA,mas sentado resmungando e carimbando ,pois os funcionários estavam irritados e o ambiente estava tenso. Ah! quem possa dizer que somos ÍNDIOS,MAL EDUCADOS ou seja lá o que o valha,mas eu ouso dizer que antes de me aposentar vou ver o SINDICATO em outras mãos,ainda este ano.Me desculpe a franqueza mais eu acho que o fato de pagar anuidade não dá o direito de receber atitudes desagradáveis em troca, afinal a postura deve ser de cliente e prestador de serviço e o respeito cabe em qualquer momento durante essa troca, afinal é apago e pelo que eu sei da parte de voces concursados a mensalidade é mais salgada. Pior ainda vamos deixar os salamaléques para quem merece e não confunde educação com esmolação.

Servidor inconformado disse...

Dr Néris tudo bem o Sr prezar tanto o "poder" mas em sua infinita sabedoria e experiência não precisava querer sentar no colinho do Mulinari para pedir desculpas...
Não pegou bem,,,

PARANÁ disse...

me disseram que o néris levou de dedo na cara de algumas filiadas, e mais disseram que o mesmo foi humilhado até pelo mulinári, quis se aparecer e usar o movimento de greve, tem mais é que se lascar mesmo.
o pessoal do interior tem que ficar sabendo destes ocorridos.

com o auxilio de um amigo, estamos fazendo a microfilmagem de todos os documentos relacionado as transações absurdas realizadas por estes diretores, e todos que quizerem receber esta microfilmagens, é só enviar seus e-mails que possam receber, e depois de analizarem poderem fazer suas próprias avaliações, afinal a internet serve para isso, alcançar o maior numero possivel de companheiras e companheiros de bem e que não aceitam este tipo de coisa e querem mudanças.

aguradem, afinal os documentos são público e devem ser divulgados.

meu e-mail é paranapr@ufpr.br

MERI disse...

Gostaria de reforçar as informações e dizer a todos os funcionarios da Funpar busquem o seu direito, como membro da comissão de negociação estou estarrecida com a atitude do Sinditest, cabe uma denuncia pois a data para solicitar o não desconto é clara e esta assinada:
27/06/2011 a 01/07/2011, e pelo que sei o sinditest so começou a aceitar em 29/06/2011 e ainda com hora marcada o que é um absurdo, quem assinou o ACT foi o presidente do Sintitest sr Wilson Messias, se o sr Neris não quer assinar qualquer outro Diretor pode, afinal são 25 diretores ou só é o Presindente e Vice quem mandam?, Já avisei a quem me perguntou, se o Sinditest não cumprir o que foi acordado eu mesma vou denunciar por descumprimento do ACT, e fui eleita em assembléia para isso.
Meri

GRILO FALANTE disse...

PARANÁ, antes tarde do que nunca!

voce deve lembrar que fizemos uma reunião lá no HC com 18 pessoas, e todas não acreditavam em voce, porem a partir do momento que voce mostrou toda a documentação e explicou os detalhes uma a um, voce viu o que foi que aconteceu, ficaram revoltados e te pediram que voce enviace por E-mail a todos os seus contatos, pois os mesmos se sentiram traidos, enganados uns tremendos otários nas mãos desta turma.

lembre-se do que voce falou na época, agora não é o momento e a maioria te cobrava que fosse naquele momento enviado, pois entendiam que toda a categoria tinha e tem o direito de saber as coisas erradas que estas diretoria cometerão.

por este motivo que digo, antes tarde do que nunca, pois com toda certeza, voce ao enviar estas documentações para o conhecimento de uma maioria, pode ter a certeza que voce terá a credibilidade que sempre mereceu ter.

boa sorte, e estamos juntos torcendo por voce.

Valter Antonio Maier disse...

Com relação aos discursos feitos na Reunião do COUN postei na página da greve um comentário. E vou aqui resumidamente reproduzir: Entendo que é funçao do Comando Local de Greve e não do Sindicato conduzir a greve. A organização de atos (incluindo assembleias) deve ser deste comando. Achei que falas que se contradiziam no COUN (inclusive com sentido eleitoreiro) devem ser expurgadas do movimento grevista. O Comando de Greve é que deve conduzir a Greve.

PARANÁ disse...

Sr. Grilo Falante lembro sim da reunião em questão, e tenho que admitir que estava errado naquele momento, mas não porque não era a hora certa, mas sim por mera situação financeira, já que estou contando cada centavo para levar esta luta adiante, enquanto os caras usam o nosso próprio dinheiro para contratar advogados e tentar me combater o que é lamentavel e esta ocorrendo por parte da assessoria juridica do sindicato, tremenda falta de etica profissional, abandonar a categoria em detrimento de meia duzia.

agradeço a voce pelo comentário e concordo que antes tarde do que nunca.

Companheiro Valter, voce esta coberto de razão e já conversamos sobre este tema.

enquanto os candidatos estiverem na condução das assembléias e da greve, não vai acontecer muita coisa não, no meu entendimento a greve tem que ser tocada pelo Comando Local de Greve e o sinditest é mero execultor das deliberações da categoria ou estão escondendo alguma coisa?

Claudio disse...

O sujeito é tão falso quanto nota de 30 reais. Não é advogado, nunca foi. Só é quem tem competência pra passar no teste da OAB e o Sr. Neris fez muitas tentativas mas nunca passou. O que ele tem é acordos com escritórios de advocacia que lhe rendem boas comissões.
Falsas também são as declarações de diretores e diretoras que dizem estar negociando com ministros durante a greve. Quem negocia é a Direção Nacional da Fasubra.
Falam que negociam com o reitor quando na verdade fazem acordos pra beneficiar sua turma.
O quase advogado acredita que as pessoas tem a mesma postura ética que a sua. Por isso foge como o diabo da cruz quando tem que assumir ou assinar alguma coisa.
Dr em mala..., com pós graduação, mestrado e doutorado.
Nisso sim ele e sua turma são doutores.

MEDEIA disse...

Claudio, você está coberto de razão em seu comentário. Esse sinhozinho, que após ter cursado Direito na PUC e ainda nao te obtido o título de ADVOGADO, por nao passar ans provas da OAB, anda todo empertigado, vestindo seus terninhos pra impressionar aos que não o conhecem bem. Será que ele imagina que vestindo um terno pode se passar por Advogado??? Nem falo em Doutor, pois isso já título pra quem faz doutorado, o que ele ta bem longe!!! Mas é só a criatura abrir a boca que todos entendem porque ainda nao passou na OAB!!
Precisa dizer mais aRguma coisa? Quem sabe nas assembReias a gente descubra...

GUFLOS disse...

Claudio, só uma coisinha: na verdade quem faz as negociações e comanda a greve a nivel nacional não é a FASUBRA, mas sim o CNG = Comando Nacional de Greve, da mesma forma que nas IFES, quem comanda a greve nao são os sindicatos, mas o CLG=Comando Local de Greve. Logo, o SINDITEST não é o comandante oficial da greve aqui na UFPR, mas sim o CLG, composto pela base, podendo, claro, ter algum diretor junto, mas não como tal, como base!

Administrativo UTFPR disse...

O Néris é aqueles coronéis de sindicato, metido a advogado-pastor. A categoria tem que esse ano mudar esses "dirigentes".

Unknown disse...

ALC, a sua observação é muito pertinente, é mais ou menos por aí,ele foi o precursor na execussão de uma ídeia de organização dos trabalhadores na época,inclusive foi o primeiro Presidente nesta concepção do então Sinditest,vai daí, que ele tomou "GOSTO" pela coisa e de lá para cá ele se julga PERPÉTUO,ÚNICO,INSUBSTITUÍVEL e ABSOLUTO,observe ao longo da história da entidade,e creio que quem ler me dará razão,ele nunca concorreu à qualquer outra pasta diretiva,sempre só como Presidente ou no máximo Vice.No seu curriculum ele já foi Funcionário Funpar e por deter algum conhecimento prático de lei,no que tange CLT ele também durante sua trajetória virou um ÍCONE para a categoria celetista,motivo pelo qual nas gestões em que ele Presidiu,sua incumbência era cuidar dos assuntos pertinentes à esta fatia da categoria filiada ao Sinditest/Pr.Durante sua trajetória também, mais liberado para exercer pleito sindical do que de volta à base para trabalhar.....ele conseguiu prestar concurso para se tornar concursado, também conseguiu estudar e fazer faculdade em (DIREITO na PUC/Pr.)Quem já passou pelo Sindicato sabe que tudo em termos de horário é mais flexível...Bem,espero ter contribuido,independentemente da informações fornecidas ,eu concordo em gênero,número e grau com sua opinião eu acredito que tudo que se perpetua tende a se tornar nocivo e deteriora,por isso,lacemos a campanha virtual... " É HORA DE RENOVAR" E torcer para que surjam pessoas novas embuidas deste senso e com coragem já para o próximo pleito.