-->

terça-feira, 21 de junho de 2011

Passeata da greve em 30/6 e Ato Público de SPFs em 5/7, define assembleia

A primeira atividade pública, nas ruas, da greve da UFPR/UTFPR será uma passeata na quinta-feira da semana que vem (dia 30/6).  Os trabalhadores e trabalhadoras se reunem em assembleia ordinária nesse dia, por volta de 9 da manhã no RU Central da UFPR, e em seguida saem marchando em direção à Praça Santos Andrade (podendo estender o percurso em direção ao centro).  Essa foi uma das definições da assembleia geral de greve que juntou na manhã de hoje, no RU, cerca de 200 pessoas.  Outra definição é que será também construído um Ato Público com outras categorias de servidores federais em 5 de julho.

Também foi proposto, e tacitamente aceito com interesse pelos presentes, que a assembleia do dia 30 seja transmitida ao vivo, pela internet, para os campi distantes da UFPR e UTFPR, usando recursos do Twitter/TwitcCam tal como este Blog já realizou pioneiramente no começo do ano.  O editor deste Blog NaLuta, o colega Fernando Oliveira da ACS (que opera o Blog da Greve http://greveufpr.org) e membros da Comissão de Imprensa do Comando Local de Greve (CLG) prepararão as medidas e equipamentos necessários para a transmissão informatizada, que certamente ajudará a disseminar mais as informações da greve e fortalecerá o movimento.

Colegas da UFPR-Litoral, por exemplo, bastante empolgados em participar do movimento, possuem em Matinhos uma sala como QG da Greve, onde poderão instalar um telão conectado a computador para acompanharem no litoral, em tempo real, a assembleia acontecendo dentro do RU no dia 30. Conforme os preparativos (e se não chover!), talvez a própria passeata pelas ruas de Curitiba possa ser transmitida pela internet, fato inédito em nosso movimento.

Um colega, que foi defenestrado de sua lotação na PROGEPE pela gestão "altamente democrática e participativa" do reitor Zaki Akel, propôs que o movimento grevista utilize o cineclube que foi montado naquela Pró-Reitoria para atividades da greve, como projeção de filmes formativos e mesmo de lazer, e debates.

Cobrou-se da Diretoria do Sinditest qual a razão de até agora, uma semana quase depois de iniciada a greve, os representantes locais (Vitor, Alaercio, Mauricio) para participar do Comando Nacional (CNG) em Brasília ainda não terem viajado.  O presidente do sindicato, reconhecendo o erro de não ter encaminhado a decisão da assembleia anterior, tentou justificar que a demora se deveu a estar a diretoria ainda procurando um hotel em Brasília para a estadia dos três.  Wilson Messias parece que esqueceu que a FASUBRA mantem uma casa enorme em Brasília tanto para alojar seus diretores como delegados enviados pelas bases...  Os três representantes viajarão somente no domingo que vem, para ficarem duas semanas no CNG.  Até lá, debates e decisões podem estar rolando no CNG sem que a base do Sinditest esteja representada. É a eficiência do "Sindicato Para Todos" de Wilson Messias e Dr. Neris.

A plenária ainda aprovou que as assembleias ordinárias da greve ocorrerão nas manhãs de terças e quintas. Porém, a próxima assembleia será dentro do HC, na terça, dia 28.  E a seguinte, em 30/6, volta a ser no RU Central, com a realização da passeata em seguida.

O que continua sendo notado nestas assembleias de greve é, por um lado, relatos que expressam uma boa vontade de número significativo de pessoas dos diversos setores para construir as paralisações, e, por outro lado, uma ainda séria deficiência de operação do CLG e suas Comissões.  Aparentemente, nas reuniões do CLG ainda não se conseguiu um entrosamento e um debate que permitam pré-amadurecer algumas propostas a serem levadas para análise das assembleias.  Assim, a plenária da assembleia parte praticamente do zero para elaborar uma agenda mínima de atividades que ocupem o tempo da semana.  Chegou-se ao cúmulo de, no meio da assembleia, acontecer uma discussão desnecessária entre membros da própria diretoria do Sinditest (Messias, Dr. Neris e Carla) sobre os limites da autonomia da Comissão de Imprensa do CLG para fazer um simples panfleto de divulgação! 

Apesar disso, é preciso respeitar a disposição de luta e colaboração de todos/as os/as colegas de base que estão participando, passar por cima de picuinhas de certas "lideranças" obsoletas (e das disputas personalistas entre algumas pré-candidaturas a presidente do Sindicato na eleição de novembro), e tocar em frente, pois o interesse da categoria é retomar a negociação e conquistar as reivindicações.

3 comentários:

Fábia C. Felippi disse...

Olá. Sou servidora da UTFPR - Fco. Beltrão e nosso campus aderiu à greve nesta segunda-feira com 70% de seus TAs.
Venho informar que dia 1º de julho a Presidenta Dilma estará em Francisco Beltrão para lançamento de um programa voltado à agricultura familiar.
Estamos organizando um protesto para "recepcioná-la" neste dia e contamos com o apoio e presença de todos os grevistas do Paraná.
Esta será uma grande oportunidade de apresentarmos nossas reivindicações à Presidenta sem termos que nos deslocar até Brasilia.
Por favor, organizem caravanas e venham à Francisco Beltrão no dia 1º!

Luis Otávio disse...

Eu gostaria de saber o que o nosso sindicato está propondo para este dia?
Aqui em Curitiba não temos informação a respeito dessa visita.
Só falta o sindicato ficar bem quietinho e a gente ter que tirar dinheiro do bolso pra ir até F. Beltão.

Anônimo disse...

Os grevistas se contradizem moralmente, proclamando a defesa de "direitos" à custa da transgressão de direitos de cidadãos que pagam os seus salários e que tem o "direito" de acesso a serviços públicos de qualidade, sem interrupções, sejam estas por conta de ajustes salariais ou quaisquer que sejam os fatores que motivaram a paralisação.